Alguém recuperou arquivos de um cartão SD corrompido?

Meu cartão SD ficou corrompido de repente depois que eu o removi da minha câmera, e agora meu computador diz que ele precisa ser formatado antes que eu possa usá-lo. Ele tem fotos e vídeos importantes dos quais eu não fiz backup, então estou procurando ajuda com recuperação de cartão SD corrompido, etapas seguras de recuperação de dados ou software que realmente funcionou.

Já me dei mal com cartões SD ruins mais de uma vez, e o padrão é sempre o mesmo. Um cartão cheio de fotos ou vídeos de repente começa a dar erros, sua câmera ou celular diz que ele precisa ser formatado, e seu primeiro impulso é clicar em sim e torcer pelo melhor. Não faça isso. Se os arquivos importam, adie a formatação e pare de usar o cartão imediatamente.

Essa parte importa mais do que as pessoas pensam. No segundo em que você continua fotografando, copiando ou salvando qualquer coisa no cartão, aumenta as chances de os dados antigos serem sobrescritos. Aprendi isso da pior forma numa viagem em que continuei testando um cartão instável em vez de tirá-lo do aparelho. Foi uma burrice.

Se o seu dispositivo disser que o cartão precisa ser formatado, ignore esse aviso por enquanto. A formatação regrava informações do sistema de arquivos, o que torna a recuperação mais complicada. A primeira tarefa é tirar seus arquivos de lá.

Para recuperação, eu normalmente uso o Disk Drill. Já tive resultados decentes com arquivos apagados, cartões aparecendo como RAW, sistemas de arquivos corrompidos e até mídias que estavam falhando pela metade. A parte de que mais gosto é o recurso de backup byte a byte. Se o cartão estiver agindo de forma instável, eu primeiro crio uma imagem e escaneio a imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. É mais seguro. Quando a varredura terminar, confira as prévias, recupere o que precisar e salve tudo em outra unidade.

Só depois que seus arquivos importantes estiverem de volta e abrindo normalmente é que vale a pena tentar consertar o próprio cartão.

Método 1: Descarte primeiro o leitor

Isso passa despercebido o tempo todo. Às vezes, o cartão SD está bom e o problema é o leitor. Já vi leitores USB baratos imitarem exatamente os sintomas de corrupção.

Tente isto:

1. Retire o cartão do leitor atual.
  2. Teste-o com outro leitor, adaptador ou porta USB.
  3. Se você tiver outro computador por perto, verifique nele também.

Se o cartão aparecer normalmente de repente, você encontrou o problema.

Método 2: Atribua uma letra de unidade

Às vezes, o Windows detecta o cartão em segundo plano, mas se esquece de atribuir uma letra utilizável, então ele nunca aparece no Explorador de Arquivos.

1. Pressione Windows + X e depois abra o Gerenciamento de Disco.
  2. Encontre o cartão SD na lista.
  3. Clique com o botão direito na partição dele.
  4. Selecione Alterar letra de unidade e caminhos.
  5. Escolha Adicionar ou Alterar.
  6. Atribua uma letra não utilizada e depois clique em OK.

Depois disso, verifique o Explorador de Arquivos novamente.

Método 3: Use a Verificação de Erros do Windows

Esse recurso já vem integrado, então vale a pena tentar antes de partir para ferramentas mais pesadas.

1. Abra o Explorador de Arquivos.
  2. Clique com o botão direito no cartão SD e escolha Propriedades.
  3. Abra a guia Ferramentas.
  4. Clique em Verificar em Verificação de Erros.
  5. Deixe o Windows examinar e tentar fazer os reparos.

Em erros pequenos no sistema de arquivos, isso às vezes restaura o acesso rapidamente. Às vezes não faz nada. Ainda assim, vale os dois minutos.

Método 4: Executar CHKDSK

Se a verificação normal do Windows não encontrar nada, eu passo para o Prompt de Comando.

1. Insira o cartão SD e anote a letra da unidade.
  2. Pesquise por Prompt de Comando.
  3. Clique com o botão direito nele e escolha Executar como administrador.
  4. Digite chkdsk X: /r e substitua X pela letra do cartão SD.
  5. Pressione Enter e aguarde.

Em alguns cartões, é lento. Deixe terminar.

Método 5: Corrija a partição com o TestDisk

Se o cartão aparecer como não alocado, ou se a partição parecer ter desaparecido, é aqui que eu procuraria em seguida. O TestDisk é feio, antigo e meio chato na primeira vez. Ainda assim, funciona.

1. Baixe e abra o TestDisk.
  2. Selecione o cartão SD afetado.
  3. Use o tipo de tabela de partição sugerido pela ferramenta.
  4. Escolha Analyze e depois execute Quick Search.
  5. Veja as partições que ele encontrar.
  6. Se a partição ausente aparecer e parecer correta, use Write para restaurar a tabela de partição.

Eu não diria que ele é amigável para iniciantes, não. Mas, para partições perdidas, é uma das melhores opções gratuitas que já usei.

Método 6: Formatar o cartão

Se a recuperação já foi feita e as etapas de reparo acima falharem, a formatação é a última opção.

1. Abra o Explorador de Arquivos.
  2. Clique com o botão direito no cartão SD e escolha Formatar.
  3. Selecione exFAT para a maioria dos cartões SD mais novos.
  4. Deixe o tamanho da unidade de alocação na configuração padrão.
  5. Clique em Iniciar.

Neste ponto, o risco é diferente porque seus arquivos já devem ter sido copiados para algum lugar seguro.

Mais uma coisa. Se um cartão continua corrompendo, eu paro de confiar nele. Ponto final. O armazenamento flash se desgasta, e a corrupção repetida costuma ser um sinal de alerta. Você pode repará-lo hoje e ainda assim perder o próximo lote de fotos na semana que vem. Se o cartão começou a se comportar de forma estranha mais de uma vez, aposente-o. Eu faço isso. Evita muito arrependimento depois, para ser sincero.

Sim. Já recuperei arquivos de cartões SD “formatar este disco” mais de uma vez.

Algumas coisas que eu faria antes das ferramentas de reparo. Não concordo totalmente com @mikeappsreviewer sobre executar o CHKDSK logo no início. O CHKDSK é aceitável em um cartão descartável, mas em um cartão com fotos insubstituíveis, eu o trato como uma etapa posterior. Ele gosta de “corrigir” danos no sistema de arquivos, e às vezes a estrutura de pastas acaba sendo bagunçada no processo.

Minha ordem seria:

1. Coloque a trava de proteção contra gravação no adaptador SD, se você tiver um adaptador de tamanho normal.
  2. Verifique se a câmera ainda lê o cartão. Às vezes o PC o recusa, mas a câmera ainda mostra miniaturas.
  3. Se a câmera ler qualquer coisa, copie os arquivos via USB da câmera primeiro. Menor esforço, melhor cenário.
  4. Se o Windows pedir para formatar, clique em cancelar todas as vezes.
  5. Use um software de recuperação para procurar assinaturas de fotos e vídeos, não apenas o sistema de arquivos antigo.

O Disk Drill é uma escolha sólida aqui, principalmente porque lida bem com cartões RAW e danificados e tende a encontrar arquivos JPG, CR3, NEF, MP4, MOV e semelhantes, mesmo quando as informações da partição estão inutilizadas. Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão SD. Parece óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso e depois se perguntam por que as coisas pioraram.

Se os seus vídeos vieram de uma câmera e foram recuperados, mas não abrem, o problema geralmente é um contêiner corrompido, não dados ausentes. A recuperação de fotos recebe mais atenção, mas o reparo de vídeo é uma confusão à parte.

Além disso, veja o tamanho do cartão no Gerenciamento de Disco. Se um cartão de 128GB de repente aparecer como 31MB ou 0 bytes, eu começo a suspeitar de falha de hardware, não de corrupção simples. Nesse caso, passe menos tempo “consertando” e mais tempo extraindo o que puder.

Se você quiser uma explicação clara, este vídeo sobre recuperação de cartão SD com software de recuperação de dados mais bem avaliado cobre o processo de forma fácil.

Se você recuperar os arquivos, aposente o cartão. Sem segunda chance com mídia flash, na minha opinião.

Sim, já recuperei arquivos de cartões exatamente nesse estado de “precisa ser formatado”.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @espritlibre, mas eu iria um passo além dos dois: faça primeiro uma imagem completa do cartão SD, se o cartão ainda puder ser lido de alguma forma. Não apenas porque é mais seguro, mas porque mídias flash com falha podem piorar rapidamente. Cada reconexão é meio que um lance de dados. Se você conseguir cloná-lo uma vez, poderá fazer todos os testes na imagem em vez de no próprio cartão.

Além disso, discordo um pouco do conselho comum de “tentar primeiro todas as correções no Windows”. Se essas fotos/vídeos forem realmente importantes, eu não gastaria muito tempo deixando o Windows “reparar” as coisas antes da recuperação. Às vezes o cartão não está realmente corrompido no sentido mais dramático, apenas os metadados do sistema de arquivos estão danificados. Ferramentas de recuperação muitas vezes conseguem extrair os arquivos sem tentar tornar o cartão utilizável novamente.

O que eu verificaria e que não foi enfatizado o suficiente:

• Veja se o cartão informa a capacidade correta
  • Se ele mostrar o tamanho errado, isso aponta mais para falha do controlador/hardware
  • Se os arquivos forem da mesma câmera, procure recuperações sequenciais com tamanhos de arquivo corretos
  • Para vídeo, recupere primeiro algumas amostras e teste a reprodução antes de fazer um despejo enorme
  • Se as fotos recuperadas parecerem boas, mas os vídeos estiverem corrompidos, isso geralmente é um problema separado

O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque é bom para extrair mídia de cartões SD danificados e volumes RAW/não montáveis, especialmente quando você precisa de varredura por assinatura de fotos e vídeos. Eu o usaria para a recuperação e depois salvaria tudo no seu computador ou em outra unidade externa, nunca de volta no mesmo cartão. Meio óbvio, mas as pessoas ainda fazem isso e aí tudo desanda.

Mais uma coisa que as pessoas ignoram: se o cartão foi removido enquanto a luz de gravação da câmera ainda estava piscando, corrupção é super comum. Se isso aconteceu, as chances são maiores de que os chips de memória estejam ok e que apenas o sistema de arquivos tenha sido destruído.

Se você quiser mais dicas de recuperação de dados de cartão SD para cartões corrompidos e mídias ilegíveis, vale a pena dar uma olhada nesse tópico também.

E, sinceramente, se você conseguir recuperar os arquivos, aposente o cartão. Mídia flash adora fingir que está tudo bem logo antes de arruinar seu fim de semana novamente.