Meu pen drive parou de abrir de repente depois que transferi fotos importantes, documentos de trabalho e arquivos de backup para ele. Agora meu computador diz que a unidade USB está corrompida e pede para formatá-la, mas eu realmente preciso recuperar os dados sem perder nada. Estou procurando dicas seguras de recuperação de dados de pen drive, sugestões de software ou etapas para corrigir uma unidade USB corrompida.
Já me deparei com isso algumas vezes, e a primeira tela do Windows normalmente parece pior do que o dano real. Você conecta o USB, ele diz que a unidade precisa ser formatada, aparece como RAW ou simplesmente não abre. Ainda assim, já consegui recuperar arquivos de pendrives nesse estado.
Primeiro de tudo, não formate. E também não execute ferramentas de reparo aleatórias por enquanto. Às vezes essas etapas fazem a unidade voltar a funcionar, mas também podem tornar a recuperação dos arquivos mais complicada. Se seus arquivos são importantes, recupere os dados primeiro. Conserte a unidade depois.
A causa importa muito. Se isso começou depois de uma remoção insegura, uma transferência foi interrompida, o sistema de arquivos corrompeu, um malware mexeu nela ou algum aplicativo gravou dados inválidos, você ainda tem uma boa chance de resolver por conta própria. Se o conector USB estiver torto, a unidade esquentar, continuar desconectando, não for detectada de jeito nenhum ou tiver coisas que você não pode perder, eu pararia por aí e procuraria uma empresa de recuperação. Aprendi isso da pior forma com um pendrive que ficava reconectando a cada poucos segundos. A situação piorou rápido.
Se a unidade ainda estiver visível, eu começaria com o Disk Drill.
Por que este. Porque ele não depende totalmente de o sistema de arquivos estar legível. Já usei em unidades USB que o Windows considerava inacessíveis, e mesmo assim ele ainda analisou os dados brutos do dispositivo por baixo. Ele também costuma manter as pastas em melhor estado do que algumas outras ferramentas que testei, e a visualização ajuda muito. Você consegue verificar se o arquivo recuperado abre antes de perder tempo salvando lixo.
A parte que eu usaria primeiro é o recurso de Backup Byte a Byte. Unidades flash corrompidas são instáveis. Um dia elas montam. Na inicialização seguinte, somem. Se você criar uma imagem imediatamente, terá um retrato completo do USB no estado atual. Depois, você trabalha a partir da imagem em vez de forçar o pendrive com falha repetidamente.
O que eu faria
- Instale o Disk Drill no seu PC. Não no USB danificado.
- Conecte a unidade USB.
- Abra o Disk Drill e vá para Backup Byte a Byte.
- Selecione o USB e faça um backup completo da imagem.
- Depois que a imagem terminar, monte ou anexe a imagem dentro do Disk Drill.
- Escaneie a imagem em busca de arquivos recuperáveis.
- Visualize os arquivos. Verifique alguns importantes, fotos, documentos, o que for mais importante.
- Recupere-os para uma unidade diferente.
Trabalhar a partir da imagem é o caminho mais seguro. Se o USB decidir morrer no meio do processo, você ainda terá a cópia capturada e não ficará relendo um dispositivo com defeito repetidamente.
Depois que os arquivos estiverem seguros
Só então eu mexeria nos reparos:
- Execute a Verificação de Erros do Windows ou o CHKDSK.
- Dê a ele uma nova letra de unidade se o Windows estiver agindo de forma estranha ao montá-lo.
- Reinstale os drivers USB se a detecção estiver inconsistente.
- Formate-o e depois teste apenas com arquivos descartáveis.
Se a corrupção voltar depois da formatação, eu jogaria a unidade na gaveta de peças sobressalentes e pararia de confiar nela. O mesmo vale se os arquivos sumirem de novo, as gravações falharem ou ela perder a conexão durante o uso normal. O armazenamento flash se desgasta. Quando um USB começa a agir de forma estranha pela segunda vez, para mim já deu. Não vale a pena perder suas coisas por causa de um dispositivo de $10.
Não formate.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: primeiro tire seus arquivos daí. Onde discordo é sobre o CHKDSK. Eu não o executaria logo de início em uma unidade flash com dados importantes. O CHKDSK costuma corrigir o sistema de arquivos removendo entradas corrompidas. Isso é bom para reparo, ruim para recuperação.
O que eu faria primeiro:
- Tente outra porta USB e depois outro PC.
- Verifique o Gerenciamento de Disco. Se a unidade mostrar o tamanho correto, as chances de recuperação ainda são razoáveis.
- Se aparecer como RAW, não alocada ou pedir para formatar, pare de gravar nela.
- Use o Disk Drill para escanear o USB e recuperar os arquivos para sua unidade interna ou outra unidade externa.
- Visualize fotos e documentos antes de salvá-los. Nomes corrompidos são comuns, mas o conteúdo dos arquivos ainda pode estar intacto.
Se a unidade desconectar, esquentar ou for lida como 0 bytes, pare. Isso indica mais uma falha de hardware do que dano no sistema de arquivos. Varreduras repetidas em uma unidade que está morrendo às vezes pioram a situação.
Se você quiser um guia visual rápido, este short pode ajudar: tutorial em vídeo de recuperação de dados de pen drive USB
Após a recuperação, jogue o pen drive fora se ele falhar em uma formatação completa e no teste de cópia. Pen drives falham com mais frequência do que as pessoas pensam. Já tive dois que morreram sem aviso, então é, eu não confio mais neles para backups.
Não clique em Formatar. Esse aviso é o Windows sendo preguiçoso, não útil.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @nachtschatten sobre evitar gravar na unidade, mas eu acrescentaria uma coisa que eles não enfatizaram muito: verifique se o problema é só a tabela de partição, não os arquivos em si. Abra o Gerenciamento de Disco e veja exatamente como o USB aparece. Se ele mostrar a capacidade correta, mas a partição estiver ausente ou marcada como não alocada, os dados ainda podem estar lá, em sua maior parte intactos.
Nesse ponto, eu evitaria reparar e entraria primeiro no modo de recuperação. O Disk Drill é uma opção sólida aqui porque consegue escanear além do sistema de arquivos corrompido e recuperar fotos, documentos e outros tipos comuns de arquivo de um pen drive corrompido. Se a unidade estiver estável o suficiente para permanecer conectada, faça uma varredura uma vez, recupere primeiro apenas o que for mais importante e salve em outro disco. Não no mesmo USB, obviamente.
Uma leve discordância: eu não gosto de ficar testando repetidamente em 5 máquinas e 12 portas se ele estiver agindo de forma instável. Se estiver desconectando, fazendo você esperar para sempre ou mostrando 0 bytes, pare de mexer nele. Isso pode piorar um pen drive que já está morrendo.
Além disso, se você quiser um passo a passo mais claro antes de fazer qualquer coisa, esta análise fácil do Disk Drill e guia de recuperação de USB é realmente bem útil.
Se você recuperar os arquivos, aposente a unidade. Sério. Pen drives falham por motivos idiotas o tempo todo, e as pessoas continuam confiando neles demais.
Estou com @nachtschatten, @suenodelbosque e @mikeappsreviewer na grande regra: não formate primeiro. Onde discordo um pouco é da abordagem de escanear imediatamente se a unidade estiver se comportando de forma estranha. Se o USB estiver emitindo sons de desconexão, travando o Explorer ou mostrando a capacidade incorretamente, eu primeiro verificaria comportamento semelhante ao SMART não está disponível na maioria dos pen drives, então sua única pista é a estabilidade. Se ele não conseguir permanecer montado nem por alguns minutos, a recuperação por software pode apenas desperdiçar sua chance.
Algumas coisas que não são mencionadas o suficiente:
- Tente lê-lo em um USB live do Linux. Às vezes o Linux monta um pen drive danificado como somente leitura quando o Windows se recusa.
- Use USBDeview ou o Gerenciador de Dispositivos para remover entradas antigas de dispositivos USB se o Windows continuar identificando-o incorretamente.
- Se os arquivos forem insubstituíveis, faça uma imagem de setor com algo como HDD Raw Copy Tool ou USB Image Tool antes de experimentar mais.
Sobre o Disk Drill: boa escolha se a unidade ainda estiver legível o suficiente para ser escaneada.
Prós
- Visualização fácil para fotos/documentos
- Pode recuperar de sistemas de arquivos RAW/corrompidos
- A interface é muito mais amigável do que a de muitas ferramentas antigas de recuperação
Contras
- As verificações profundas podem demorar
- Os nomes dos arquivos/estrutura de pastas nem sempre são preservados
- Menos útil se o pen drive tiver falha real de hardware
Se o Disk Drill não encontrar muita coisa, eu compararia com PhotoRec ou R-Studio só para conferir os resultados. Ferramentas diferentes às vezes recuperam conjuntos diferentes. Recupere apenas para outra unidade e depois aposente esse pen drive permanentemente.