O armazenamento do meu iPhone está completamente cheio, e eu não uso o iCloud. Preciso liberar espaço sem apagar fotos, apps ou mensagens, porque ainda preciso de tudo no meu telefone. Comecei a receber avisos de armazenamento cheio, e agora alguns apps não estão funcionando direito. O que posso fazer para liberar espaço no iPhone sem perder nada?
Eu bati na mesma parede de 'Armazenamento Cheio' no meu iPhone e a parte irritante era ver que quase não sobrava nada que eu estivesse disposto a apagar. Existem algumas soluções que valem a pena tentar antes de começar a destruir fotos ou apps de que você ainda precisa.
Primeiro, verifique o que está consumindo o espaço
Abra Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e espere até a barra colorida terminar de carregar. Eu não pularia essa espera. No começo, apaguei coisas aleatórias e quase não resolvi nada porque estava chutando. Essa tela mostra para onde o armazenamento está indo: fotos, apps, dados do sistema, mensagens, seja o que for. Se você não olhar aqui primeiro, está trabalhando às cegas.
Se você não estiver usando o iCloud
Uma mudança fácil é o formato da câmera. Vá em Ajustes > Câmera > Formatos e mude para Alta Eficiência. As novas fotos são salvas como HEIC em vez de JPEG. O tamanho dos arquivos cai bastante enquanto a qualidade da imagem continua próxima o suficiente para que eu nunca tenha notado problema no uso do dia a dia. Isso não vai reduzir fotos antigas, mas diminui o ritmo em que o armazenamento vai embora.
Além disso, verifique suas Live Photos. As pessoas esquecem que elas não são imagens comuns. Cada uma também armazena um pequeno clipe de movimento, então ocupam mais espaço do que uma foto padrão. Eu transformei várias das minhas em fotos estáticas e recuperei mais espaço do que esperava. Se a sua biblioteca for grande, isso se acumula rápido.
Desinstalar apps sem apagar dados é um dos poucos recursos do iPhone que eu gostaria de ter usado antes
Volte para Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, abra um app que você quase não usa e toque em Desinstalar App. Isso remove o app em si, mas deixa seus documentos, dados salvos e informações de login intactos. O ícone continua lá. Quando você precisar dele de novo, toque uma vez e ele será reinstalado. Tive resultados decentes com jogos antigos, apps de companhias aéreas, apps de hotéis e apps aleatórios de lojas que eu só abro uma vez a cada poucos meses. Alguns deles estavam ocupando vários gigabytes sem motivo algum.
Se você apagou coisas e o número quase não mudou
Isso me pegou. As fotos que você apaga não saem na hora. Elas ficam em Apagados Recentemente por 30 dias e continuam usando armazenamento durante todo esse tempo. Então, se você apagou 500 fotos e quase não viu diferença, vá em Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente e remova tudo de vez. É aí que o armazenamento volta.
Quando o telefone está tão cheio que começa a parecer quebrado
Reinicie-o. Parece bobo, mas ainda assim me ajudou. O iOS mantém arquivos temporários de cache e às vezes uma reinicialização limpa lixo suficiente para tornar o telefone utilizável de novo. Não espere uma recuperação enorme. Eu vi pequenos ganhos, mas quando o telefone estava travando, até um pouquinho já fazia diferença.
Por que a limpeza manual fica cansativa rápido
Quando a sua biblioteca chega aos milhares, fazer isso à mão vira uma tarefa pesada. Você deixa passar fotos em sequência, imagens que parecem duplicadas, vídeos enormes escondidos meses atrás e Live Photos espalhadas por todo lado. Tentei organizar as minhas manualmente e desisti bem rápido.
Usei o Clever Cleaner para a parte bagunçada. Ele agrupou fotos quase duplicadas, mostrou primeiro os maiores arquivos e facilitou transformar Live Photos em fotos estáticas. A seção Heavies foi a que mais me abriu os olhos. Clipes antigos em 4K e gravações de tela estavam ali ocupando muito mais espaço do que eu imaginava. A seção Similars reuniu fotos quase idênticas e escolheu a melhor imagem de cada conjunto, o que economizou tempo. A ferramenta de Live Photo manteve a imagem estática e removeu a parte em movimento. No meu telefone, só isso liberou alguns gigabytes. Pelo que vi, ele roda no próprio aparelho e não enviou minha biblioteca para lugar nenhum.
Última coisa que eu verificaria
Se os Dados do Sistema ainda parecerem inflados depois de tudo isso, olhe seus apps de redes sociais. Vá em Ajustes > Apps e verifique o que Instagram, TikTok e apps parecidos estão armazenando. Esses apps acumulam cache silenciosamente. Em muitos casos, a única solução é apagar o app e reinstalá-lo. Sua conta continua intacta. O que desaparece é o lixo local armazenado no telefone.
Se você se recusa a apagar qualquer coisa, sua única opção real é tirar coisas do telefone, pelo menos temporariamente. O armazenamento do iPhone é fixo. O iCloud é apenas um caminho, não o único.
Algumas coisas que eu faria de forma diferente do que o @mikeappsreviewer cobriu:
-
Use um computador como seu iCloud offline.
Conecte seu iPhone a um Mac ou PC e copie fotos e vídeos. No Mac, use o Captura de Imagem ou Fotos. No Windows, use a pasta DCIM no Explorador de Arquivos. Se você quiser manter tudo, armazene primeiro ali e depois deixe também em um drive externo. Se você verificar as cópias, terá um backup seguro fora do telefone. -
Use um pen drive USB feito para iPhone.
Um pen drive Lightning ou USB-C funciona bem se o seu telefone estiver cheio demais para uso normal. Salve arquivos de vídeo grandes e lotes de fotos em Arquivos. Esta é uma das poucas maneiras de ganhar espaço sem pagar mensalmente. -
Verifique a mídia baixada dentro dos aplicativos.
Spotify, Netflix, YouTube, Podcasts, Audible, Google Maps e WhatsApp costumam guardar gigabytes offline. Remover downloads de dentro do aplicativo não apaga sua conta nem suas mensagens. Remove cópias locais. Para muita gente, esta é a solução mais rápida. -
O Safari é traiçoeiro.
Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Se o Safari estiver acumulando dados de sites há anos, isso às vezes libera uma boa quantidade de espaço. A mesma ideia vale para Chrome, Firefox e Reddit. -
Anexos de e-mail se acumulam.
Se você usa o app Mail, anexos grandes e caixas de correio sincronizadas consomem armazenamento. Remover e adicionar novamente a conta de e-mail muitas vezes limpa dados locais antigos.
Discordo um pouco do conselho de reiniciar. Isso ajuda com lentidão. Raramente devolve um espaço de armazenamento significativo.
Se organizar fotos for o gargalo, o Clever Cleaner é útil para encontrar vídeos grandes e bagunça duplicada mais rápido. A página na App Store está aqui, limpar o armazenamento do iPhone com Clever Cleaner.
Versão curta: se você mantém tudo no aparelho para sempre, não existe um interruptor secreto de armazenamento extra no iOS. Você precisa de armazenamento fora do dispositivo, limpeza de downloads de aplicativos ou limpeza de cache local. Essa é a verdade dura.
Se você quer dizer literalmente sem apagar uma única coisa do telefone, então não, o armazenamento do iPhone não funciona como uma mágica de RAM expansível. Eu meio que discordo da ideia de que ainda existam muitas soluções escondidas quando você já chegou ao zero absoluto. Normalmente, não existem.
O que pode funcionar, sem perder suas coisas:
- Atualize o iOS se ele estiver desatualizado. Estranhamente, algumas versões gerenciam melhor o armazenamento do sistema após a instalação. Você vai precisar de um computador se o telefone estiver cheio demais para atualização OTA.
- Desative a duplicação de fotos daqui para frente. Se você usa HDR, Live Photos, ProRAW, 4K/60, câmera lenta, Cinematic, esses formatos consomem espaço absurdamente rápido. Reduzir as configurações de captura futuras ajuda a conter o problema.
- O app Mensagens pode manter anexos gigantes para sempre. Não estou dizendo para apagar conversas. Estou dizendo para abrir uma conversa, tocar no nome do contato e olhar Fotos/Links/Documentos. Às vezes, um único chat está secretamente acumulando 8 GB de vídeos.
- App Arquivos. Muita gente esquece dos downloads locais salvos em “No Meu iPhone”. PDFs, ZIPs, gravações, edições, toda essa tranqueira.
- Gravações, GarageBand, iMovie, projetos do CapCut são devoradores de armazenamento discretos.
Eu também verificaria o que @mikeappsreviewer e @nachtschatten não enfatizaram o suficiente: backups locais em um computador. Não é glamouroso, mas é a coisa mais próxima de armazenamento extra grátis.
Se organizar fotos for o gargalo, Clever Cleaner é decente para identificar vídeos grandes, duplicatas e fotos parecidas rapidamente. Também vale a pena ler esta análise do Clever Cleaner para iPhone e guia de limpeza.
Versão curta: não existe botão secreto, nem reserva escondida. Ou você limpa caches/downloads, ou move as coisas para fora do aparelho. Essa é a verdade irritante.
Um ângulo que os outros só abordaram de leve: otimize o próprio telefone para que ele consiga respirar tempo suficiente para recuperar espaço.
Se o armazenamento estiver totalmente no limite, eu primeiro tentaria um ciclo de atualização/backup pelo computador via Finder ou iTunes. Não porque as atualizações criem armazenamento magicamente, mas porque um backup completo seguido de restauração muitas vezes reduz os Dados do Sistema inflados com mais eficácia do que uma limpeza aleatória de apps. Na verdade, eu discordo um pouco da ideia de que limpar cache seja sempre o principal ganho. Às vezes o próprio iOS é a bagunça.
Alguns lugares menos mencionados para verificar:
- downloads do app Livros, especialmente PDFs e audiolivros
- biblioteca local do Apple Music se Sincronizar Biblioteca estiver desativado
- configurações de Download Automático do app Podcasts
- álbuns compartilhados e arquivos renderizados de fotos editadas
- apps de câmera de terceiros armazenando originais separadamente do app Fotos
Veja também se Desinstalar Apps Não Usados está ativado automaticamente. Isso não é exatamente excluir no sentido normal, já que os dados do app permanecem.
Sobre ferramentas: Clever Cleaner é útil se o seu bloqueio for a biblioteca de fotos.
Prós: varredura rápida, bom para localizar vídeos grandes/fotos semelhantes, mais fácil do que organizar manualmente.
Contras: ainda exige que você aprove a limpeza, ajuda principalmente com bagunça de mídia, não é uma cura para armazenamento do sistema inchado.
Então eu combinaria o que @nachtschatten, @himmelsjager e @mikeappsreviewer disseram com uma medida mais forte: fazer backup no computador e depois restaurar a partir do backup se os Dados do Sistema estiverem absurdamente altos. Isso é o mais próximo de um “reset sem perder tudo”.