Como encontro os maiores vídeos no meu iPhone?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e acho que os arquivos de vídeo grandes são o principal motivo. Gravei vários clipes recentemente, mas agora não consigo identificar quais vídeos estão ocupando mais espaço. Preciso de ajuda para encontrar os maiores vídeos no meu iPhone para que eu possa excluí-los ou movê-los e liberar armazenamento rapidamente.

Eu continuava esbarrando na mesma limitação irritante no iPhone. Meu armazenamento estava lotado de vídeos, e o app Fotos ainda não oferece uma maneira prática de classificá-los por tamanho de arquivo. Mesmo no iOS 26, não há um filtro simples por tamanho. Ou você fica fuçando um clipe de cada vez, ou usa uma alternativa.

Se o seu objetivo é encontrar rapidamente os arquivos que mais ocupam espaço, estes são os dois métodos que valem a pena.

Método 1: Use o Clever Cleaner

Primeiro, tentei o caminho manual. Ficou cansativo rápido. Se você quiser a forma mais rápida, eu escolheria um app de limpeza para iPhone, e o Clever Cleaner foi o que me causou menos atrito. É gratuito, não apareceu nenhum bloqueio de pagamento estranho, e tem uma seção feita para arquivos grandes.

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store e abra-o.
  2. Dê a ele acesso à sua biblioteca do Fotos para que possa escanear seus vídeos.
  3. Na parte inferior, abra a seção Heavies.
  4. Toque no menu de classificação na parte superior e mude para Por tamanho.
  5. Você verá primeiro uma lista dos seus maiores vídeos, seguida pelos menores.
  6. Abra qualquer item para visualizá-lo, ou selecione tudo se estiver fazendo uma limpeza completa.
  7. O app mostra quanto espaço de armazenamento você está prestes a recuperar, o que me ajudou a evitar apagar coisas aleatórias às cegas.
  8. Toque em Mover para a Lixeira.
  9. Depois, toque em Esvaziar Lixeira no app para concluir a remoção.

Esse foi o único método que encontrei em que a tarefa pareceu rápida em vez de irritante.

Método 2: Salve os vídeos em arquivos e depois organize por lá

A Apple realmente tem ordenação por tamanho de arquivo em um lugar, estranhamente não no Fotos. Fica no app Arquivos. O detalhe é que você precisa mover ou copiar os vídeos para lá primeiro.

1. Abra o Fotos.
  2. Escolha os vídeos que você acha que estão ocupando espaço.
  3. Toque em Compartilhar e depois em Salvar em Arquivos.
  4. Escolha uma pasta, como No Meu iPhone.
  5. Abra o app Arquivos e vá até a pasta que você escolheu.
  6. Toque no menu de três pontos no canto superior direito.
  7. Escolha a opção de ordenação por Tamanho.
  8. Agora os vídeos aparecem ordenados pelo tamanho do arquivo, do maior para o menor.

Funciona. Mas também é um pouco desajeitado. Mais uma coisa: se você apagar um arquivo copiado no Arquivos, o original no Fotos ainda pode continuar lá. Já cometi esse erro uma vez, achei que tinha liberado espaço, mas não. Tive que apagar o original também.

Por que o Fotos ainda não faz isso

Procurei mais de uma vez por uma classificação por tamanho integrada no Fotos. Ela não existe. Então, se você ficar dentro do app da Apple, sobraram duas opções ruins.

1. Verificar a duração do vídeo e chutar. Clipes mais longos costumam ocupar mais espaço, embora a resolução e a taxa de quadros atrapalhem isso, então a estimativa é imprecisa.
  2. Abrir cada vídeo, tocar ou deslizar para cima para ver o painel de informações e ler o tamanho do arquivo um por um.

Se você tem 20 vídeos, tudo bem. Se você tem 400, nem pensar. Isso vira trabalho repetitivo rapidinho.

Limpe Também o Apagados Recentemente

Esta parte é importante. Quando você apaga vídeos no iPhone, eles não saem imediatamente. Eles vão para Apagados Recentemente no Fotos.

Se você precisa recuperar armazenamento agora, abra Apagados Recentemente e remova-os por lá também. Se o tempo não for importante, o iPhone os apaga sozinho após 30 dias.

Então, sim, se você quer o caminho mais prático, Clever Cleaner é a opção de menor esforço. Se você não quiser outro app no seu celular, o truque do Arquivos ainda resolve. De qualquer forma, assim que limpei os vídeos gigantes, a pressão no armazenamento caiu na hora.

Eu pularia o truque de exportar para o Arquivos, a menos que você queira duplicatas e limpeza extra. O @mikeappsreviewer explicou isso, mas para mim dá mais trabalho do que ajuda.

A verificação integrada mais rápida é esta:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos

Isso não vai listar todos os vídeos pelo tamanho exato, o que é meio absurdo, mas mostra se o Fotos é o principal problema. Depois abra o Fotos, toque em Álbuns, role até Tipos de Mídia, toque em Vídeos. Classifique por Data de Modificação se o problema forem as gravações recentes. Clipes longos em 4K a 60 fps costumam ser enormes. Um clipe de 10 minutos em 4K60 geralmente tem vários GB, então comece por aí.

Verifique também:
Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo

Se você vir 4K a 60 fps ou ProRes, isso acaba com o armazenamento.

Se você quiser uma lista por tamanho, o Clever Cleaner é mais fácil. Ele mostra vídeos grandes sem ficar movendo as coisas de lugar. Também achei isto útil:
Discussão no Reddit sobre o Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes no iPhone

Mais uma coisa: gravações de tela ficam enormes muito rápido e as pessoas esquecem delas. Verifique essas primeiro. Parece óbvio, mas elas consomem espaço de um jeito absurdo.

Eu na verdade começaria com um Mac ou PC se você tiver um por perto, e não com o próprio telefone. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer e @waldgeist aqui: apps de limpeza são mais rápidas, claro, mas se você quer a visão mais precisa de quais vídeos são enormes, um computador é menos confuso do que adivinhar dentro do Fotos.

O que eu faço:

• Conecto o iPhone a um Mac
  • Abro o Captura de Imagem ou a visualização de importação do Fotos
  • Mudo para a visualização em lista, se disponível
  • Verifico os tamanhos dos arquivos ali antes de importar/excluir qualquer coisa

No Windows, o método da pasta DCIM também funciona, embora a Apple complique isso como sempre.

Por que eu gosto mais disso:

• você vê os tamanhos reais dos arquivos
  • não precisa exportar cópias para o app Arquivos
  • é mais fácil revisar em massa clipes gigantes
  • menor chance de excluir a coisa errada morrendo de sono à 1 da manhã

Se você quiser ficar só no iPhone, então sim, o Clever Cleaner provavelmente é a opção mais prática, já que ele pode mostrar vídeos grandes diretamente. Basicamente, é um limpador fácil de armazenamento do iPhone para vídeos grandes e bagunça na biblioteca de fotos, por isso as pessoas continuam mencionando isso.

Além disso, verifique vídeos em Cinematic, câmera lenta e gravações de tela. Esses são pequenos goblins sorrateiros de armazenamento.

E se você quiser um passo a passo visual, isto aqui foi decente:
veja como encontrar e limpar vídeos enormes no iPhone

Uma última coisa que as pessoas deixam passar: se Otimizar Armazenamento do iPhone estiver ativado no Fotos, os tamanhos mostrados no dispositivo podem parecer inconsistentes porque os originais podem estar no iCloud. Isso confunde bastante as pessoas.

Eu dividiria isso em duas perguntas: o que está usando armazenamento vs quais vídeos exatos devo apagar.

Discordo um pouco de @waldgeist e @codecrafter em uma coisa: ordenar por data ou verificar as configurações da câmera só diz onde procurar, não o que realmente é maior. Útil, mas ainda com muita adivinhação.

Um truque integrado que não foi muito mencionado é este:

Fotos > Álbuns > Tipos de Mídia > Gravações de Tela / Câmera Lenta / Cinemático

Essas categorias costumam ser as maiores culpadas. Nem sempre são os clipes mais longos também. Câmera lenta especialmente pode ser absurdamente grande para o que parece ser um vídeo curto. Abra esses álbuns primeiro, depois deslize para cima em alguns suspeitos para ver o tamanho real do arquivo no painel de informações. É manual, mas muito mais direcionado do que ficar rolando o álbum inteiro de Vídeos.

Outro lugar sorrateiro:
Mensagens > anexos de vídeo grandes
Se você envia/recebe muitos clipes, conversas antigas podem manter anexos gigantes sem chamar atenção.
Vá para Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens e revise a seção de anexos grandes. As pessoas deixam isso passar o tempo todo.

Quanto ao Clever Cleaner, acho que @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que é a opção mais fácil no próprio dispositivo se você quiser uma visualização focada em tamanho.

Prós

• mostra vídeos grandes mais rápido do que o Fotos
  • não precisa ficar verificando um arquivo por vez
  • mais fácil revisar a bagunça da biblioteca em um só lugar

Contras

• você ainda precisa confiar a um app de terceiros o acesso à fototeca
  • as varreduras do app podem demorar em bibliotecas enormes
  • eu ainda conferiria duas vezes antes de apagar qualquer coisa importante

Então minha ordem seria:

1. Verifique primeiro as categorias em Armazenamento do iPhone
  2. Revise Gravações de Tela, Câmera Lenta, Cinemático e anexos do Mensagens
  3. Se você quiser rapidez, use o Clever Cleaner para identificar os verdadeiros devoradores de espaço sem a bagunça de copiar para o app Arquivos que @mikeappsreviewer mencionou