Devo recuperar um cartão SD formatado por conta própria ou contratar um profissional?

Formatei acidentalmente meu cartão SD antes de fazer backup de fotos e vídeos importantes, e agora estou tentando descobrir a melhor maneira de recuperar os arquivos. Preciso de orientação sobre se um software DIY de recuperação de cartão SD formatado é seguro para usar ou se a recuperação profissional de dados é a opção mais inteligente para que eu não piore a situação.

Eu conheço essa situação. Formatei o cartão SD errado depois de uma sessão longa e passei mal no segundo em que vi a tela de confirmação. Se você fez o mesmo, o primeiro passo é simples.

Pare de usar o cartão agora. Tire-o da câmera, do celular, do drone, seja lá do que estiver usando. Não tire mais fotos. Não copie arquivos para ele. Se o seu cartão SD tiver aquela pequena trava lateral, deslize-a para Lock. Eu fiz isso imediatamente da última vez, e isso impediu que meu laptop gravasse arquivos inúteis no cartão.

A maioria das câmeras e celulares faz uma formatação rápida. Então, muitas vezes os arquivos ainda estão no cartão. O que é apagado primeiro é o índice de arquivos, não os dados de fotos e vídeos em si. O perigo começa quando você continua gravando, porque os arquivos novos sobrescrevem os setores antigos. Quando isso acontece, as chances de recuperação caem bastante.

Eu pularia as correções pelo Prompt de Comando e os truques de terminal nesse caso. O CHKDSK serve para reparar o sistema de arquivos. Não é uma boa escolha para recuperar dados de um cartão formatado. Já vi isso piorar as coisas em um microSD antigo uma vez, então parei de mexer com esse caminho.

Se você quiser os arquivos de volta, use um software de recuperação. O que me deu mais resultado foi o Disk Drill. Testei algumas ferramentas ao longo do tempo, e as gratuitas eram inconsistentes, na maioria das vezes ruins para vídeo. O Recuva encontrou clipes para mim uma vez, mas alguns voltaram corrompidos e não reproduziam. O Disk Drill se saiu melhor com gravações de câmera, especialmente arquivos maiores. O modo Advanced Camera Recovery dele foi feito para vídeo fragmentado, o que importa se o seu cartão tinha clipes longos de uma câmera ou drone. Ele também encontrou fotos RAW e outros arquivos quando eu testei.

O que eu fiz foi o seguinte:

1. Usei um leitor de cartão decente e depois conectei o cartão SD travado ao meu computador.
  2. Instalei e abri o Disk Drill.
  3. Escolhi o cartão SD na lista de dispositivos e iniciei a verificação.
  4. Esperei pelos resultados e depois visualizei os arquivos. Se um arquivo abrir corretamente na visualização, as chances de recuperação costumam ser boas.

Mais uma regra, e essa parte importa quase tanto quanto parar de usar o cartão em primeiro lugar. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo cartão SD formatado. Salve-os no disco interno do seu computador ou em outra unidade externa. Se você restaurar no mesmo cartão, vai sobrescrever os dados que está tentando recuperar. Quase fiz isso uma vez porque estava cansado e clicando rápido demais. Péssima ideia.

Se você parou de usar o cartão logo após a formatação, suas chances ainda são razoáveis. No meu caso, a verificação trouxe de volta a maior parte do que estava faltando. Nem toda vez dá certo, mas se o cartão ficou intocado, você tem uma chance real.

Primeiro faça você mesmo, depois procure um profissional. Essa é a minha visão.

Se o cartão foi apenas formatado rapidamente e você parou de usá-lo logo em seguida, a recuperação em casa tem uma boa chance. Para fotos, as taxas de sucesso costumam ser razoáveis se nenhum dado novo foi gravado no cartão. Vídeo é mais complicado, especialmente clipes grandes em 4K, clipes divididos ou imagens de drone.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte. Pare totalmente de usar o cartão. Onde eu divirjo é no seguinte. Eu contrataria um profissional mais cedo se os arquivos forem críticos para o negócio, insubstituíveis, ou se o cartão mostrar sinais estranhos como desconexões, 0 bytes, leituras lentas ou erros de leitura. Apenas formatação é uma coisa. Um cartão SD com falha é um problema diferente.

Minha regra:

1. Faça você mesmo se o cartão montar normalmente e tiver sido formatado uma vez.
  2. Laboratório profissional se o cartão estiver danificado, ilegível, ou se os dados valerem mais do que a taxa do laboratório.

Para fazer você mesmo, o Disk Drill é uma escolha razoável porque lida bem com formatos comuns de fotos em cartão SD e se sai melhor do que muitas ferramentas baratas na recuperação de vídeo. Ainda assim, faça primeiro uma imagem byte a byte do cartão se você tiver essa opção. Trabalhe a partir da imagem, não do original. Menos riscos.

Leitura curta e amigável para SEO sobre ferramentas de recuperação de fotos em cartão SD aqui:
melhores maneiras de recuperar fotos apagadas de cartões SD

Se as prévias parecerem limpas, continue. Se as verificações mostrarem nomes de arquivos corrompidos, prévias quebradas ou pastas ausentes, pare de perder tempo e envie para um profissional. Isso às vezes economiza dinheiro, porque tentativas repetidas de faça você mesmo não ajudam ninguém.

Faça por conta própria primeiro apenas se o cartão estiver funcionando normalmente. Essa é a parte que eu enfatizaria um pouco mais do que @mikeappsreviewer e @sterrenkijker.

Uma formatação por si só muitas vezes é recuperável. Um cartão que de repente apresenta leitura estranha, perde conexão, pede para ser formatado de novo ou fica a 1 MB/s não é uma situação de só rodar um software. É aí que as pessoas perdem tempo e pioram as coisas. Então meu limite é simples:

• Cartão monta, mostra a capacidade correta, sem erros: tente por conta própria
  • Cartão não é detectado, capacidade errada, erros de E/S, cartão muito quente: pule o faça você mesmo e procure um profissional

Também discordo um pouco da ideia de preview parece limpo = está tudo bem. Para fotos, claro, é um bom sinal. Para vídeo, nem sempre. Um clipe pode mostrar os primeiros segundos na prévia e ainda assim estar corrompido depois. Então, se esses arquivos são de trabalho pago, teste completamente os vídeos recuperados antes de comemorar.

Se você for tentar com software, o Disk Drill é uma das melhores opções para recuperar cartão SD formatado porque lida com formatos comuns de foto e vídeo melhor do que muitas ferramentas baratas. Mas eu faria uma imagem do cartão primeiro, se possível, e depois escanearia a imagem. Isso dá uma chance a menos de estragar o original. É um conselho meio sem graça, mas o sem graça é o que salva dados.

Além disso, se o cartão foi criptografado pelo dispositivo, usado em uma GoPro/drone ou tinha muitos arquivos longos em 4K, a recuperação complica rápido. Nesse ponto, um laboratório profissional pode realmente sair mais barato do que perder um cliente. É ruim, mas é verdade.

Para uma discussão mais prática do mundo real, este tópico é bem certeiro:
o que fazer depois de formatar acidentalmente um cartão SD com imagens importantes

Então, sim, fazer por conta própria faz sentido para um cartão saudável e uma formatação rápida recente. Se os dados forem insubstituíveis ou se o cartão estiver mesmo que um pouco instável, pague o laboratório e não arrisque.