Meu iPad antigo ficou tão lento que coisas básicas como navegar na web, e-mail, streaming e abrir apps demoram uma eternidade. Já limpei o armazenamento, removi apps não usados e reiniciei o aparelho, mas ele ainda trava todos os dias. Preciso de ajuda para descobrir o que realmente funciona para acelerar um iPad mais antigo, ou se existe um ponto em que ele está desatualizado demais para ter conserto.
Também encontrei isso em um iPad mais antigo. O meu ficou lento a ponto de passar entre as páginas da Tela de Início parecer atrasado, como se o toque chegasse e o tablet pensasse antes de responder. Bem irritante, especialmente quando antes parecia fluido. A parte boa é que você ainda tem algumas coisas para tentar antes de substituí-lo ou forçar uma grande atualização do iPadOS.
Reiniciar ajuda. Eu sei que as pessoas falam “reinicia” como se fosse uma solução preguiçosa, mas eu vi diferença no meu. Uma reinicialização completa limpa a memória temporária, interrompe tarefas presas em segundo plano e corrige pequenos engasgos da interface. Se o seu iPad ficou em repouso por dias ou semanas, faça isso. Eu passei a fazer isso cerca de uma vez por mês e o sistema geralmente ficava um pouco mais rápido logo depois.
O primeiro lugar que eu verificaria é o armazenamento. Em iPads antigos, esse costuma ser o principal motivo de as coisas ficarem lentas, até na Tela de Início, no Safari ou no YouTube. Quando o armazenamento está quase cheio, o iPadOS tem menos espaço para arquivos de cache e dados temporários. A Apple diz para manter algum espaço livre, mas, pelo que eu vi, a lentidão começou antes da zona de aviso. Se você está com algo em torno de 95 por cento usado, eu trataria isso como o problema até que se prove o contrário.
Eu costumava limpar as fotos manualmente, o que era horrível. Rolagem sem fim, apagando capturas de tela uma por uma, depois verificando vídeos enormes mais tarde. Troquei para o Clever Cleaner porque ele organizou a bagunça mais rápido do que eu conseguiria.
O que mais me ajudou foi a seção Heavies. Ela agrupa a mídia por tamanho de arquivo, então você encontra os vídeos enormes rapidamente e libera alguns GB em minutos. A seção Similars encontrou fotos quase duplicadas e sequências de fotos que eu tinha esquecido que existiam. Também mostrava os tamanhos dos arquivos das capturas de tela, o que deixou a limpeza menos aleatória. Gostei de um detalhe prático. Ele processa tudo no dispositivo, então suas fotos não são enviadas para outro lugar. Depois que eu liberei cerca de 10 GB, o iPad pareceu menos sobrecarregado.
Se você liberar espaço e ele ainda continuar lento, eu passaria por algumas configurações.
-
Reduzir Movimento
Vá em Ajustes > Acessibilidade > Movimento e ative Reduzir Movimento. Isso reduz os efeitos de zoom e deslizamento. Em hardware mais antigo, a interface costuma parecer mais rápida imediatamente. -
Atualização em 2º Plano
Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano e desative isso, ou reduza bastante. Já vi iPads antigos desperdiçando bateria e desempenho com apps atualizando em segundo plano sem nenhum bom motivo. -
Limpeza do Safari
Se a navegação estiver lenta, abra Ajustes > Safari e toque em Limpar Histórico e Dados dos Sites. O Safari acumula lixo com o tempo. Em dispositivos mais antigos, limpar isso às vezes corrige travamentos e atrasos no carregamento de páginas.
Outra coisa que vale a pena verificar é a saúde da bateria. Se a bateria estiver desgastada e a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o sistema pode reduzir o desempenho para evitar desligamentos aleatórios. Se a bateria for o ponto fraco, ajustes de software não vão resolver totalmente. Nessa fase, trocar a bateria faz mais sentido do que ficar mexendo em configurações para sempre.
Se nada disso mudar muita coisa, o último passo é uma redefinição de fábrica. É a solução mais drástica, mas já vi funcionar melhor do que qualquer outra coisa em tablets com anos de sobras acumuladas no sistema. Faça backup das suas coisas primeiro, apague tudo e depois configure do zero. iPads antigos são teimosos, mas uma limpeza e uma redefinição às vezes fazem com que voltem a ficar utilizáveis.
Se o armazenamento já está sob controle, eu pararia de correr atrás de limpeza primeiro. @mikeappsreviewer cobriu as correções comuns. Minha visão é diferente. iPads antigos costumam ficar lentos porque o hardware já está no limite para apps mais novos e sites mais pesados. Safari, Gmail, YouTube, apps de streaming, tudo ficou mais pesado com o tempo.
Algumas coisas funcionaram melhor para mim do que ajustes intermináveis nas configurações.
-
Use menos abas e troque de navegador.
O Safari fica lento em iPads antigos por causa dos limites de RAM. Mantenha de 3 a 5 abas abertas, não 20. Também teste um navegador alternativo. Em um iPad mais antigo, o Firefox pareceu pior, mas o Edge travava menos. Diferença pequena, mas perceptível. -
Desative widgets e a bagunça extra na Tela de Início.
Widgets atualizam dados. Notícias, clima, ações, pilhas de calendário, tudo isso adiciona carga. Remova por uma semana e veja se a rolagem fica menos travada. -
Desative a busca de e-mails.
Defina o Mail para Buscar manualmente ou de hora em hora. E-mail push em um iPad antigo o mantém ocupado o dia todo. Ajustes, Mail, Contas, Buscar Novos Dados. -
Verifique sua rede antes de culpar o iPad.
Uma conexão Wi-Fi fraca de 2,4 GHz faz dispositivos antigos parecerem quebrados. Teste perto do roteador. Se o carregamento de vídeo melhorar ali, o tablet não é o único problema. -
Use apps web quando os apps nativos travarem.
Facebook, Reddit, até mesmo o Gmail no navegador às vezes funcionam melhor do que apps inchados. Não é bonito, mas é mais rápido. -
Redefina todos os ajustes, não apague tudo primeiro.
Ajustes, Geral, Transferir ou Redefinir, Redefinir, Redefinir Todos os Ajustes. Isso mantém seus dados, mas limpa anos de configurações acumuladas e estranhas. Ajudou meu iPad antigo mais do que eu esperava.
Se você ainda precisar liberar espaço, o Clever Cleaner é bom para encontrar arquivos grandes rapidamente. Esta análise do Clever Cleaner para acelerar a limpeza de armazenamento do iPhone e iPad dá uma visão geral sólida.
Verdade direta: se ele tem 2 GB de RAM e um chip antigo, existe um limite. E-mail e navegação leve, tudo bem. Sites pesados e apps modernos, nem tanto. Em algum momento, a solução é trocar a bateria ou substituir o aparelho, não mexer ainda mais.
Se você já fez o básico óbvio, eu pararia de correr atrás de limpeza como a principal solução. Eu meio que discordo um pouco do @mikeappsreviewer nisso. Armazenamento cheio pode atrapalhar, claro, mas se toques básicos, digitação e abertura de apps continuam travando mesmo depois de liberar espaço, o problema maior geralmente é hardware antigo + apps modernos pesados.
O que realmente ajudou no meu iPad velho:
-
Desative a indexação do Spotlight para coisas inúteis que você nunca procura
Ajustes > Siri e Busca > desative vários apps da Busca/Sugestões. Dispositivos antigos ficam estranhamente lentos quando tudo quer ser indexado. -
Desative os Serviços de Localização para a maioria dos apps
Ajustes > Privacidade e Segurança > Serviços de Localização. Deixe para Mapas/clima se precisar. O resto não precisa da sua localização a cada 5 segundos. -
Pare de usar os apps mais problemáticos
App do Facebook, app do Gmail, alguns apps de compras, até o app do Reddit podem ser verdadeiros monstros. Use as versões no Safari em vez disso. Não são tão bonitas, mas muitas vezes são mais rápidas. -
Verifique a temperatura da bateria e o comportamento ao carregar
Se ele esquenta fazendo quase nada, o desempenho despenca. iPads antigos ficam bem mais lentos com calor. Tire a capa e teste. -
Elimine um app de cada vez
Às vezes um app ruim faz o tablet inteiro parecer quebrado. Apague os apps mais pesados, teste por um dia e depois reinstale só o que você realmente usa.
Eu concordo com o @sterrenkijker em uma coisa: existe um limite. Alguns iPads antigos simplesmente já eram. Não estão quebrados, só estão velhos.
Se você ainda precisa liberar armazenamento rápido, o Clever Cleaner é bom para encontrar vídeos gigantes e fotos duplicadas. Este artigo é uma visão geral decente de limpeza inteligente de armazenamento do iPhone e iPad com um limpador de IA grátis.
Resposta direta: se for um iPad da era A8/A9 e o uso diário estiver sofrível, trocar a bateria pode ajudar um pouco, mas nenhum milagre vai acontecer. Em algum momento, substituir o aparelho é a solução real.
Eu discordaria um pouco de @sterrenkijker, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer em um ponto: nem todo iPad lento é realmente o sistema inteiro. Às vezes é um modo de falha específico.
O que realmente funcionou para mim em um iPad antigo:
-
Desative o Modo de Pouca Energia se ele estiver sempre ligado
As pessoas esquecem disso. Ele pode fazer a atualização de apps, e-mail e a resposta geral parecerem mais limitadas. -
Verifique os bloqueadores de conteúdo e extensões do Safari
iPads antigos podem engasgar com bloqueadores ou extensões auxiliares demais. Curiosamente, removê-los fez as páginas abrirem mais rápido para mim. -
Desative downloads automáticos e atualizações de apps
Se ele continua tentando atualizar apps antigos em segundo plano, tudo parece ocupado. Desative isso e atualize manualmente. -
Use versões mais leves dos sites
Solicite sites para celular, não para desktop. A navegação em nível de desktop em iPads antigos parece ótima até a CPU sofrer com páginas modernas. -
Teste passar um dia no Modo Avião com apenas Wi-Fi
Handoff via Bluetooth, varredura do AirDrop e busca por rede celular podem criar pequenas lentidões constantes em hardware envelhecido.
Sobre o Clever Cleaner, apenas se você ainda tiver arquivos de mídia desnecessários:
- Prós: rápido para encontrar arquivos enormes, duplicados, fácil de usar
- Contras: apps de limpeza não vão corrigir CPU/RAM fracas, e às vezes incentivam a excluir coisas que você pode querer depois
Então sim, o Clever Cleaner pode ajudar se o excesso de armazenamento ainda fizer parte do problema, mas se os engasgos nas animações e o atraso ao digitar continuarem, isso é a idade do hardware aparecendo. Nesse ponto, sua melhor correção é reduzir as expectativas, usar apps mais leves ou substituir o dispositivo.