Uma transferência de arquivos do meu cartão CF foi interrompida, e agora o cartão está se comportando de forma estranha e algumas fotos parecem estar faltando. Estou procurando ajuda com a recuperação de cartão CF, etapas seguras para evitar piorar a situação e a melhor maneira de recuperar os arquivos se o cartão tiver sido corrompido durante a transferência.
Eu fotografo eventos para viver e, sim, poucas coisas parecem piores do que conectar um cartão CompactFlash e ver que ele aparece vazio ou nem monta direito. Já passei por isso depois de longos dias de casamento, trabalhos esportivos, aquelas tarefas corporativas sem graça, toda essa bagunça. A boa notícia é que os arquivos muitas vezes ainda estão lá. O que está quebrado é o índice, nem sempre os próprios dados.
Se você quer o caminho mais curto com o menor número de erros, comece com um software de recuperação em vez de ficar mexendo no cartão por uma hora. Tive os melhores resultados com Disk Drill. Ele lidou melhor para mim com grandes conjuntos de arquivos RAW, CR2, NEF, ARW, além de clipes de vídeo grandes divididos em blocos fragmentados. Também testei o PhotoRec e o Recuva. O PhotoRec recuperou arquivos, claro, mas os jogou em uma pilha enorme com nomes alterados e arquivos inúteis, o que é complicado quando você precisa organizar o trabalho de clientes rapidamente. O Recuva foi inconsistente quando coloquei formatos de câmeras profissionais. O Disk Drill pareceu menos bagunçado, e a pré-visualização me poupou de restaurar arquivos inúteis de que eu não precisava.
O que eu faria primeiro
- Instale o aplicativo de recuperação na unidade principal do seu computador. Coloque-o na unidade interna, não no cartão CF, nem em qualquer lugar que toque a mídia danificada.
- Faça uma imagem completa do cartão. Se o cartão estiver apresentando erros de leitura ou desconectando, crie primeiro um backup byte a byte. Depois, faça a varredura do arquivo de imagem. Isso reduz a pressão sobre um cartão que pode estar morrendo.
- Faça a varredura do cartão ou da imagem. Aponte o software para a origem, escolha a opção de recuperação e deixe-o executar. Não interrompa, a menos que o cartão continue caindo offline.
- Verifique as pré-visualizações antes de restaurar. Eu sempre faço isso. Se suas fotos abrirem na pré-visualização e os clipes mostrarem a duração correta ou miniaturas, você está em uma situação razoável.
- Recupere para outra unidade. Salve tudo no seu computador, em um SSD externo, qualquer coisa exceto o cartão CF. Gravar de volta no mesmo cartão é como as pessoas enterram os próprios arquivos.
Enquanto a varredura é executada, ou antes mesmo de inserir o cartão novamente, há algumas regras que vale a pena seguir. A maioria das recuperações malsucedidas acontece porque alguém continua testando coisas, formata por engano ou grava novos arquivos no cartão.
Regras que sigo quando um cartão CF dá problema
- Pare de usar o cartão. Nada de mais fotos. Nada de fotos de teste. Nada de copiar arquivos aleatórios para ele. Novos dados caem sobre setores antigos e apagam o que você está tentando salvar.
- Ignore o aviso de formatação. Se o Windows ou o macOS disser que o cartão precisa ser formatado, clique em não. Não deixe o sistema ajudar. Isso dificulta a limpeza depois.
- Use um leitor de cartões, não o cabo da câmera. Sempre tive mais sorte com acesso direto pelo leitor. Às vezes, a conexão USB da câmera esconde o acesso de baixo nível de que você precisa para uma varredura adequada.
- Verifique se o sistema reconhece o cartão. No Windows, abra o Gerenciamento de Disco. No Mac, use o Utilitário de Disco. Se o cartão aparecer com a capacidade correta, mesmo que o sistema de arquivos pareça corrompido, a recuperação por software ainda tem chance. Se ele não aparecer de jeito nenhum, ou se o cartão tiver sofrido dano físico, você está entrando no território de recuperação em laboratório, possivelmente pela CleverFiles.
- Não entre em pânico se os vídeos voltarem corrompidos. Arquivos de foto costumam ser recuperados de forma limpa antes dos vídeos. Clipes de vídeo grandes se fragmentam mais. Já corrigi alguns configurando o VLC Media Player para sempre reparar arquivos danificados, e outros com o Untrunc no Windows quando o cabeçalho estava corrompido.
- Conserte o cartão só depois que seus arquivos estiverem seguros. Quando a recuperação terminar e você tiver verificado os arquivos, aí sim mexa nos reparos. O CHKDSK no Windows ou o Primeiros Socorros no Mac podem corrigir erros do sistema de arquivos. Para reutilizar, normalmente formato o cartão na câmera e fico de olho nele. Se um cartão já falhou comigo uma vez, não confio nele de novo para trabalho pago. Arriscado demais.
Algumas pequenas coisas que as pessoas ignoram
Se a varredura encontrar milhares de arquivos, filtre por tipo primeiro. Comece com RAW e vídeo, depois pegue os JPEGs. Se o seu trabalho era importante, copie o conjunto recuperado para dois lugares antes de mexer no cartão novamente. Aprendi isso da maneira mais difícil. Uma pasta recuperada na área de trabalho não é suficiente quando você está cansado e com pressa.
Então, sim, respire fundo, não grave nada no cartão, faça uma imagem dele se o cartão parecer instável e recupere para outra unidade. Na maioria das vezes, se o cartão ainda aparecer com o tamanho correto, você ainda tem um caminho para sair do problema.
Pare de usar o cartão CF agora. Nada de novas fotos. Nada de tentar copiar de novo. Ainda não use ferramentas de reparo.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: faça primeiro uma imagem do cartão se ele continuar desconectando. Mas discordo de uma parte: eu não partiria para o CHKDSK ou o First Aid depois, a menos que os arquivos recuperados sejam verificados e tenham duas cópias de backup. Essas ferramentas às vezes corrigem a árvore de pastas e deixam você com menos coisa para recuperar.
Minha ordem seria:
- Teste outro leitor de cartão e outra porta USB.
- Verifique se o cartão mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco.
- Se ele mostrar o tamanho, faça uma imagem.
- Faça a varredura da imagem, não do cartão, se possível.
- Recupere os arquivos para outra unidade.
Para recuperação de fotos em cartão CF, o Disk Drill é uma escolha sólida porque organiza melhor os arquivos encontrados do que muitas ferramentas gratuitas, e as visualizações ajudam com conjuntos RAW. Se o cartão monta mas parece vazio, isso geralmente significa dano no sistema de arquivos, não dados apagados.
Se os arquivos foram perdidos após a formatação ou uma transferência interrompida, esta é a versão em linguagem simples que as pessoas costumam procurar: recupere arquivos de um cartão CF formatado com segurança e restaure fotos ausentes após corrupção do sistema de arquivos.
Mais uma coisa. Se o cartão esquentar, desconectar ou fizer cliques no leitor, pare. Isso aponta para falha de hardware.
Este clipe também mostra etapas de manuseio seguro de forma rápida, assista a este guia rápido de recuperação de cartão CF.
Após a recuperação, aposente o cartão. Eu não confiaria nele novamente para trabalho pago.
Eu seria um pouco mais conservador do que @mikeappsreviewer e @himmelsjager em uma coisa: se a transferência foi interrompida, não presuma imediatamente que o cartão em si está morrendo. Às vezes é apenas uma entrada de diretório corrompida devido à falha no processo de cópia. As pessoas aposentam a mídia rápido demais.
O que eu faria é isto:
- bloqueie o cartão se o seu adaptador/leitor oferecer suporte a isso
- experimente outro leitor antes de qualquer outra coisa
- verificar um comportamento no estilo SMART é impossível em CF, então seus indícios são tempos de montagem estranhos, lentidão na leitura e erros de E/S
- se ele ler de alguma forma, clone-o primeiro
- se a clonagem falhar no meio, use uma ferramenta que possa tentar novamente setores defeituosos com cuidado, não copiar/colar do Windows
Depois disso, examine o clone com o Disk Drill. Esse é provavelmente o caminho mais fácil para recuperação de fotos de cartão CF porque ele lida com tabelas de arquivos ausentes melhor do que muitas ferramentas básicas, e as pré-visualizações ajudam a identificar quais arquivos RAW/JPEG estão realmente intactos antes de você perder tempo restaurando tudo.
Uma coisa que eu não faria é executar um reparo do sistema de arquivos só porque o cartão parece em branco. Em branco não significa vazio. Muitas vezes significa que os registros de alocação foram corrompidos.
Além disso, se a sua câmera ainda vê miniaturas mas o computador não, copie usando um leitor diferente, não pela câmera. As câmeras podem ser estranhamente seletivas.
Se você quiser mais discussão sobre recuperação de cartão compact flash, este tópico é relevante:
Dicas de recuperação de dados de cartão CompactFlash para fotos ausentes e transferências corrompidas
Se o cartão desaparecer, ficar muito quente ou mostrar a capacidade errada, pare de mexer nele. É aí que o faça você mesmo vira algo como “pois é, eu deveria ter parado antes.”