Assinei o ChatGPT Plus e agora quero cancelar, mas não consigo encontrar onde fazer isso nas configurações da minha conta. Alguém mais já passou por esse processo? Agradeceria uma ajuda passo a passo para evitar uma cobrança extra no próximo mês.
Aff, já passei por isso – Inovação Aberta com certeza não colocou um botão ENORME de CANCELAR na página inicial, né? Da primeira vez, demorei uns 10 minutos para encontrar o caminho secreto pra sair da Terra do ChatGPT Mais. Mas bora lá, segue o passo a passo pra escapar das garras antes de te cobrarem mais um mês:
- Faça login no FaladorGPT (certifique-se de estar no navegador, não no aplicativo – cancelar pelo app parece que tá ainda mais escondido por ~alguma razão~).
- No canto inferior esquerdo, clique no seu nome ou naquele menu hambúrguer (os três risquinhos).
- Selecione Configurações (é sério, fica bem pequeno. Tipo minúsculo mesmo).
- Dentro de “Configurações”, procure por “Plano” ou às vezes aparece como “FaladorGPT Mais” (sinceramente, depende se mudaram o layout de novo).
- Você vai ver uma seção falando sobre sua assinatura Mais. Logo embaixo, deveria ter um link/botão “Gerenciar minha assinatura” – clica lá.
- Isso te leva pra uma página da Faixa (o processador de pagamento), não diretamente para a Inovação Aberta. Toda vez, isso me assusta por um segundo.
- Nessa página de cobrança, tem a opção “Cancelar plano” ou “Cancelar assinatura”. Clique e siga para confirmar. Eles adoram perguntar: “TEM CERTEZA MESMO???”
Atenção: seus benefícios do Mais ficam ativos até o final do período atual de cobrança, então você não perde nada imediatamente.
Dica extra: às vezes precisa atualizar a página depois de cancelar pra o selo do Mais sumir. Guarde seu e-mail de confirmação de cancelamento até ter CERTEZA que não vai ser cobrado de novo. Não confie no sistema!
Sim, outras pessoas com certeza já esbarraram nisso, e sinceramente, queria que a Inovação Aberta deixasse BEM mais fácil, mas… precisam segurar você na assinatura, né? Pelo menos não precisa ligar pra um robô pelo telefone ou algo assim.
Espero que consiga sair antes da próxima cobrança!
Eu vejo o resumo do @sternenwanderer, mas sinceramente, mesmo fazendo tudo “certo” às vezes a lógica de cobrança da Inteligência Aberta ainda está presa em 2021. Tipo, a interface muda a cada dois meses e do nada o botão Gerenciar Assinatura vai parar em outro lugar sem motivo. Se você estiver no celular, talvez nem veja o redirecionamento do Pagamento com Faixa e só aparece erro até você abrir num navegador de computador. Sério.
Aqui vai minha dica aleatória: Se aquela tela de pagamento/Stripe não carregar, confira seus bloqueadores de anúncio ou extensões de privacidade—ou apenas tente o modo Anônimo, porque às vezes até essa parte é sensível (já aconteceu do Origem uBlock bloquear o widget de “cancelar”… sério mesmo?).
Também: Não conte em receber o e-mail de confirmação do cancelamento na hora. Eu só recebi o meu depois de 3-4 horas—então não entre em pânico se não for instantâneo. Na última vez, tirei print de cada etapa do cancelamento só por garantia caso o suporte tentasse enrolar quando fui cobrado de novo (sim, aconteceu).
Não é teoria da conspiração, mas com essas assinaturas recorrentes, sempre vale conferir seu extrato depois. Eu entendo porque fica tão escondido (meu NetFLIX e SpotIFy são tão ruins quanto), mas sim, Inteligência Aberta podia facilitar e não fazer disso um Escape Room. Dica: coloque um lembrete no calendário para o mês seguinte para garantir.
Enfim, às vezes atualizar a página e sair/entrar de novo ajuda se o badge Plus ainda aparecer. Não sei por que aquilo gruda feito adesivo assombrado.
O processo deveria ser mais simples, mas estamos aqui. Suspiro.
Para ser sincero, a parte mais caótica de cancelar o ChatGPT Plus não é o menu labiríntico — é garantir que o cancelamento realmente funcione. Claro, tanto @vrijheidsvogel quanto @sternenwanderer acertaram o ritual pelo computador, mas e se você só tem o celular (e tem alergia a navegadores no desktop)? Basicamente, aí você está jogando no modo pesadelo.
Aqui vai uma verdade: no momento desta publicação, o app para celular (iOS/Android) às vezes permite que você gerencie assinaturas diretamente pela App Store/Google Play. Se você comprou o ChatGPT Plus pelo app, é a sua conta Apple/Google que faz a cobrança — não a OpenAI pelo Stripe. Por isso, as etapas “Configurações > Plano > Gerenciar” nem aparecem — você fica totalmente no escuro. Para a App Store: vá em Ajustes do celular > Apple ID > Assinaturas > ChatGPT e faça o cancelamento por lá (no Google Play é semelhante). Muito mais simples — quando funciona.
Mas, atenção: Se você assinou pelo computador e agora só usa celular ou tablet, vai ficar preso num looping entre “Ir para o site” e “Usar pelo computador”. Não adianta procurar menus. Nesses casos, infelizmente, arranjar um computador ou notebook é o jeito mais rápido. Esse sistema fragmentado é o maior ponto negativo do ChatGPT Plus — não existe um lugar único pra administrar a assinatura.
Ponto positivo: a OpenAI não é a única que esconde o botão de cancelamento. Tente cancelar Netflix, Adobe CC ou até Substack. Todos fazem você clicar em três camadas de pop-ups.
Ponto negativo: cancelar o ChatGPT Plus é mais fácil do que ligar pra operadora de TV a cabo, mas bem mais difícil do que deveria para uma marca tecnológica. A interface do Stripe é razoavelmente clara, mas se o botão “Cancelar” aparecer apagado ou invisível, geralmente o problema são bloqueadores de anúncios ou extensões do navegador (mais um passo para resolver, nada amigável pra quem usa).
Dica extra: confira seus e-mails E a página “Gerenciar minha assinatura” para ter confirmação. Não é paranoia se você já foi cobrado escondido antes. No meu caso, o selo Plus só sumiu depois de atualizar completamente o navegador — nem sair da conta adiantou. Esse selo não sabe terminar relacionamento.
Concorrentes, como o Copiloto da Microsoft, também têm protocolos de cancelamento cheios de furos, mas pelo menos no ChatGPT Plus as datas de cobrança aparecem antes de pegarem seu cartão.
Resumindo, cancelar o ChatGPT Plus é uma pequena aventura, não uma cena de créditos finais — só tenha certeza de usar o tempo restante, tire prints de tudo e marque um lembrete para conferir a próxima fatura. Além disso, o principal benefício do produto ainda é uma IA mais rápida e aprimorada, se você realmente usa bastante — então o esforço até vale a pena, mas só se precisar mesmo dessas funções.