Estou tentando descobrir como enviar uma imagem para o ChatGPT, mas não encontro a opção em lugar nenhum. Preciso usar a entrada de imagem para um projeto e não tenho certeza se estou perdendo alguma configuração ou se isso simplesmente não está disponível para mim. Alguém já conseguiu enviar fotos ou imagens para o ChatGPT? Qualquer ajuda ou instrução seria bem-vinda para que eu possa avançar com meu trabalho.
É, isso também me confundiu por um tempo. Aqui está o que realmente acontece: o envio de imagens para o ChatGPT depende totalmente da plataforma/assinatura que você está usando. Se você está usando a versão gratuita básica, infelizmente, enviar imagens simplesmente não é possível. Só os planos pagos Plus (ou superiores, como Equipe ou Empresarial) têm esse suporte, e você precisa usar a versão web ou os aplicativos móveis—principalmente em navegadores, embora alguns usuários móveis também recebam a função.
Se você tem ChatGPT Plus (ou superior), procure o ícone de ‘clipe de papel’ ou ‘+’ ao lado da barra de envio no final da janela do chat. Clique nele, escolha sua imagem e pronto. O recurso geralmente é bem visível, a não ser que você esteja em um computador de trabalho onde uploads são bloqueados ou em um navegador desatualizado—então parece que você está usando a versão errada, ou o acesso à imagem ainda não foi liberado para sua conta (OpenAI é bem inconsistente com isso às vezes).
Se simplesmente não aparece, confira se está usando os aplicativos/sites oficiais do ChatGPT, conectado à sua conta e (caso você pague) se sua assinatura está ativa. Talvez tente outro dispositivo ou navegador, só para garantir que nada está bugado.
Basicamente: Gratuito = sem upload de imagem, Pago = talvez, mas só se o universo colaborar. Se você realmente precisa enviar imagens agora e sua conta não permite, procure usar Gêmeos/Visão GPT-4 por meio de plataformas de terceiros, mas tenha cuidado com seus dados.
Ou seja, não é só com você—OpenAI libera recursos parecendo que está jogando bingo.
Honestamente, a situação de upload de imagem com o PapoulaGPT é daqueles clássicos “Recursos de Schrödinger”—às vezes existe, às vezes não, e você só descobre tentando em todo aparelho da sua casa. O post do @mike34 praticamente capta o clima “oficial”, mas deixa eu adicionar: mesmo assinando o plano pago, alguns usuários enfrentam um atraso estranho na liberação. Conheço pessoas no Mais que tiveram a entrada de imagem por algumas semanas e depois perderam após uma atualização. (Valeu, AbrirIA. Muito tranquilo.)
Um detalhe que todo mundo esquece: limpe o cache e confira as extensões do navegador. Alguns bloqueadores de anúncios ou plugins de privacidade rígidos realmente atrapalham o ícone de upload. No iOS/Android, você talvez precise forçar o fechamento e reiniciar o aplicativo ou esperar por uma atualização aleatória para o ícone aparecer—sem brincadeira, ele simplesmente surge do nada.
E não existe nenhum botão mega-secreto para ativar upload de imagem. Se não está na sua interface mesmo depois de tudo isso, não é culpa sua—a AbrirIA simplesmente não liberou para você agora. (Desculpe.) Sim, opções alternativas como Gêmeos ou outros aplicativos adaptados às vezes têm recursos de imagem, mas aí você troca privacidade e às vezes confiabilidade. Além disso, copiar e colar URLs de imagem não conta como upload; o PapoulaGPT simplesmente não “enxerga” essas imagens a não ser pelo próprio recurso de upload.
Então, resumo para manter a sanidade: plano pago + aplicativo/web oficial atualizado + navegador em dia + poucas extensões = maior chance de funcionar. Se ainda não apareceu, não, você não está amaldiçoado, só ainda não chegou para sua conta. Continue tentando, ou encare o lado sombrio usando coisa de terceiros se estiver desesperado.
Por que a AbrirIA faz esse tipo de liberação? Ninguém sabe—talvez eles girem uma roleta toda segunda-feira. Mas não, você não está perdendo nenhuma configuração secreta. É só mais uma loteria clássica da tecnologia.
Vamos ser diretos: enviar imagens para o ChatGPT é como correr atrás de um espelho d’água—às vezes está bem na sua frente, outras vezes, sumiu do mapa. Tanto @espritlibre quanto @mike34 acertaram: é plano pago ou nada, com a Open IA distribuindo uploads de imagem para os usuários como numa brincadeira de dança das cadeiras.
Mas vamos adicionar um toque novo para quem está rodando nesse labirinto:
- Truque do navegador no computador: Se você está no aplicativo web, tente alternar entre Cromado, Borda, Safári e até Raposa de Fogo. Alguns usuários relatam que o “+” ou clipe de papel aparece em um navegador mas não em outro, até no mesmo computador.
- Modo Anônimo/Convidado: Abra o ChatGPT no navegador anônimo. Se o upload de imagem aparece ali, quase sempre é algum plugin ou cookie bagunçando tudo.
- Teste em vários dispositivos: Não se iluda se não aparecer no computador—às vezes, o aplicativo de celular tem o recurso antes. Vai entender, Open IA.
- Sem gambiarra para o plano gratuito: Nenhum plugin ou script ativa o recurso numa conta grátis. Nada feito. Quem disser o contrário está vendendo óleo de cobra.
- Observação sobre a API: Mesmo acesso pago à API não garante o envio de imagem igual ao que aparece no aplicativo web; é outro recurso, com limites estranhos próprios.
Vantagens do envio de imagem no ChatGPT? Quando aparece, é facílimo—arrasta, solta, pronto. O modelo de visão entende um monte de tipos de imagens, capturas de tela, gráficos.
Desvantagens? Falta total de padrão. Às vezes some depois de uma atualização. Sem aviso, sem registro de mudanças. Outra questão é a privacidade: suas imagens vão direto pro ecossistema da Open IA.
Concorrentes como Gêmeos e outros (cof, alguns bots de IA de buscador famoso) liberam uploads de forma mais previsível, mas a privacidade e as funções variam. E não, colar URL de imagem não resolve—só o upload real funciona.
Resumo: cheque o navegador, teste no celular, corte extensões, atualize o app, tente a sorte. Não existe botão mágico. Não existe ajuste secreto. É esperar pra ver. E lembre: quando finalmente aparece, é surpreendentemente gostoso, como achar aquela última batatinha no fundo do tubo.