Excluí acidentalmente arquivos importantes da minha unidade USB e só percebi isso depois de salvar outros itens nela. Estou tentando recuperar arquivos excluídos da USB, incluindo documentos e fotos, e não tenho certeza de qual método de recuperação ou software é mais seguro de usar. Eu realmente preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de restaurá-los sem piorar a situação.
Excluir arquivos de um USB é uma bagunça diferente de apagar arquivos da sua unidade interna. Muita gente ouve verificar a Lixeira, depois perde dez minutos e não chega a lugar nenhum. A maioria dos pendrives não usa o fluxo normal da Lixeira do Windows, então, quando você exclui um arquivo ali, o Windows muitas vezes trata isso como se ele tivesse sumido na hora.
Ainda assim, excluído nem sempre significa apagado de vez. Já vi muitos casos em que os dados do arquivo ainda estavam no pendrive, enquanto o sistema de arquivos só havia marcado o espaço como livre. O problema começa quando você continua copiando coisas para o USB. Novas gravações podem cair por cima dos dados antigos e, quando isso acontece, as chances de recuperação despencam rápido. Unidade pequena, margem pequena para erro. Aprendi isso do jeito mais irritante.
Se sua unidade ainda aparece no Windows e se comporta normalmente, eu iria de software de recuperação de dados. Eu pararia e evitaria recuperação por conta própria se qualquer um destes sinais aparecer:
- o USB não é detectado de jeito nenhum;
- ele mostra 0 bytes ou algum tamanho aleatório errado;
- ele desconecta se o cabo ou o pendrive se mover um pouco;
- o conector está torto, solto ou rachado;
- a unidade esquenta mais do que o normal;
- os arquivos ausentes são importantes o bastante para você não querer arriscar.
Se nada disso se encaixa, recuperação por software é o próximo passo normal.
Antes de escanear, eu faria as verificações rápidas que as pessoas costumam pular. Procure no seu computador, em pastas sincronizadas na nuvem, anexos antigos de e-mail e em qualquer local de backup que você use. Já encontrei arquivos perdidos em Downloads mais de uma vez, o que foi um pouco constrangedor. Depois, ative a exibição de arquivos ocultos no Windows e confira o USB de novo. Às vezes, os arquivos nem foram excluídos. Eles só ficaram ocultos por causa de uma alteração ruim de atributo ou por malware. Também verifique pastas como $RECYCLE.BIN, RECYCLER, RECYCLED ou .Trashes se o pendrive tiver sido conectado a um Mac em algum momento. As chances são baixas, mas ainda vale 30 segundos.
Depois dessas verificações, escaneie a unidade. A maioria dos aplicativos de recuperação segue mais ou menos o mesmo padrão, mesmo que os menus sejam diferentes:
- Instale o programa de recuperação no seu computador, não no USB.
- Conecte o pendrive.
- Escolha o USB na lista de unidades.
- Inicie uma verificação de arquivos excluídos ou perdidos.
- Deixe a verificação terminar. Não interrompa no meio, a menos que o aplicativo trave.
- Use filtros, tipos de arquivo ou a busca para reduzir os resultados.
- Visualize os arquivos onde o aplicativo permitir.
- Salve os arquivos recuperados no seu PC, em um SSD, HDD ou outro USB, nunca de volta no mesmo pendrive.
Essa última parte importa mais do que as pessoas imaginam. Gravar os arquivos recuperados de volta no mesmo USB é um daqueles erros que você comete uma vez só. Você pode sobrescrever outros dados excluídos que ainda não tinha recuperado.
Se você quiser a versão curta, Disk Drill é por onde eu começaria. Já testei várias dessas ferramentas ao longo dos anos e, para casos normais de exclusão em USB, ele costuma ser o menos irritante. Ele funciona com sistemas de arquivos comuns de pendrive como FAT32, exFAT e NTFS. A interface é limpa o suficiente, e o recurso de visualização economiza tempo. Quando um arquivo é exibido corretamente na prévia, eu normalmente considero isso um bom sinal de que a cópia recuperada também vai abrir.
Uma coisa de que gostei é como ele ainda traz resultados úteis quando o sistema de arquivos está parcialmente bagunçado. Ele faz verificações por assinatura de arquivo, então, mesmo que a estrutura de pastas ou os nomes tenham sumido, você ainda tem chance de recuperar o conteúdo do arquivo. O porém é que você pode acabar com arquivos reconstruídos com nomes genéricos em vez dos originais.
A outra opção é o PhotoRec. É gratuito e, sim, encontra muita coisa. Já usei uma vez em um cartão danificado e ele achou mais do que eu esperava. Mas o fluxo de trabalho é complicado. Os nomes muitas vezes desaparecem. A estrutura de pastas muitas vezes também. Você acaba organizando pilhas de arquivos manualmente e, se houver milhares deles, sua noite já era. Funciona. Só não é agradável de usar.
Eu deixaria o CHKDSK de lado por enquanto. As pessoas jogam isso em toda discussão sobre armazenamento, mas é uma ferramenta de reparo, não de recuperação de arquivos excluídos. Ela altera estruturas do sistema de arquivos, que não é o que eu quero antes da recuperação. Minha ordem é simples: recuperar primeiro, reparar depois.
Então, se esse USB fosse meu, eu pararia de usá-lo agora mesmo, faria uma verificação rápida de arquivos ocultos e de backups e depois o escanearia com Disk Drill, recuperando tudo para outra unidade. Se o USB estiver instável de qualquer forma física, eu não forçaria a sorte. Eu o entregaria a uma empresa de recuperação em vez disso.
Pare de gravar no USB. Isso é o mais importante agora. Cada novo salvamento reduz suas chances, especialmente em pendrives pequenos.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre pular o CHKDSK primeiro. Mas discordo um pouco em um ponto. Se você já salvou novos itens após a exclusão, não espere recuperar toda a estrutura de pastas. Foque primeiro no conteúdo dos arquivos, nos nomes depois.
O que eu faria:
- Faça primeiro uma imagem byte a byte do USB, se tiver espaço no seu PC. Use o USB Image Tool ou algo semelhante.
- Execute a recuperação na imagem, não no pendrive original.
- Tente dois tipos de varredura, varredura de arquivos excluídos e varredura por assinatura.
- Recupere apenas para o seu PC.
Por que fazer a imagem primeiro? Se o controlador do USB estiver instável, varreduras repetidas pioram a situação. Uma única cópia limpa dá mais tentativas. Essa é a parte que muita gente pula nas postagens.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar arquivos de USB. Ele lida com exFAT, FAT32, NTFS e visualiza bem fotos e documentos. Se as visualizações abrirem, suas chances são melhores. Se o Disk Drill não encontrar os nomes dos arquivos, classifique os resultados por tipo de arquivo e data. As fotos costumam ser recuperadas com boa integridade mesmo quando os nomes já eram.
Para documentos, os resultados variam mais. Um DOCX ou XLSX costuma voltar bem se não tiver sido sobrescrito. Um PST ou um arquivo de vídeo grande é mais difícil.
Se você quiser um passo a passo visual, este guia rápido em vídeo de recuperação de dados de pendrive é fácil de acompanhar.
Uma verdade dura. Se os arquivos excluídos estavam na mesma área onde seus novos salvamentos foram gravados, nenhuma ferramenta recupera dados sobrescritos. Nesse ponto, a melhor hipótese é uma recuperação parcial.
Pare de usar o USB, mas vou acrescentar uma coisa que @mikeappsreviewer e @himmelsjager só mencionaram de leve: se os arquivos forem realmente importantes, não fique conectando o pendrive repetidamente só para verificar. Unidades flash são estranhamente boas em transformar uma situação recuperável em algo pior.
Como você já salvou coisas novas nele, a recuperação agora é uma mistura de sorte e tipo de arquivo. Fotos geralmente voltam melhor do que arquivos de escritório se apenas parte do espaço antigo foi sobrescrita. Documentos grandes, arquivos compactados e vídeos podem ser mais imprevisíveis.
O que eu faria de diferente:
- verifique se o Histórico de Arquivos do Windows, OneDrive, Google Drive, Dropbox ou o salvamento automático do Office chegaram a mexer nesses arquivos
- veja os Arquivos Recentes no Word/Excel/Adobe, não apenas o próprio USB
- se os arquivos foram copiados do seu PC em algum momento, pesquise por parte do nome do arquivo ou pela extensão no computador antes de fazer a recuperação
- se o USB for barato ou antigo, presuma que ele pode ter setores defeituosos e mantenha as leituras no mínimo
Eu discordo um pouco da abordagem de simplesmente escanear agora. Se os arquivos importam, o ideal é primeiro criar uma imagem, mas se você não sabe como fazer isso, não force e não aumente a bagunça. Para recuperação normal de arquivos apagados de USB no Windows, o Disk Drill é provavelmente o ponto de partida mais fácil porque as visualizações ajudam você a identificar rapidamente o que pode ser salvo. Se ele encontrar os arquivos, mas as visualizações aparecerem corrompidas, isso geralmente significa que o dano por sobrescrita já aconteceu.
Além disso, ignore as ferramentas de reparo por enquanto. As pessoas adoram executar comandos de correção cedo demais e depois se perguntam por que a estrutura de diretórios mudou.
Leitura relacionada se você quiser mais discussão do mundo real sobre recuperação de pendrive: Dicas de recuperação de dados de unidade flash USB e experiências de usuários
Versão curta: recupere para o seu computador, não de volta para o USB. Se os documentos recuperados abrirem de forma estranha ou as fotos ficarem meio cinzas, isso não é o software sendo ruim, isso são dados sobrescritos.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @himmelsjager, @suenodelbosque e @mikeappsreviewer disseram: verifique o sistema de arquivos do USB antes de presumir exclusão pura. Se for exFAT ou FAT32 e a unidade tiver sido removida de forma insegura, às vezes a entrada do diretório é corrompida enquanto os dados do arquivo ainda estão lá. Nesse caso, os apps de recuperação podem mostrar arquivos com nomes errados, entradas de zero byte ou fragmentos duplicados. Isso nem sempre significa perda total.
Também discordo um pouco da ideia de que a estrutura de pastas é secundária em todos os casos. Para documentos de escritório, nomes e caminhos originais podem importar bastante se você tinha várias versões parecidas. Então, ao escanear, não classifique apenas por tipo. Classifique também por data de modificação e tamanho. Isso pode ajudar a identificar a cópia certa mais rápido do que apenas pelo nome do arquivo.
Se você usar o Disk Drill, os prós são bem claros:
- visualização fácil para fotos, PDFs e documentos
- suporta formatos USB comuns
- mais simples de filtrar do que muitos concorrentes
- bom para tipos de arquivo mistos em mídia flash
Contras:
- verificações profundas podem retornar muita bagunça
- os nomes originais nem sempre são preservados
- recuperações grandes podem ficar difíceis de organizar
- não faz milagres contra setores sobrescritos
Minha opinião é a seguinte: se você já gravou novos arquivos no pendrive, priorize primeiro documentos pequenos e fotos. Eles costumam sobreviver melhor do que vídeos grandes ou arquivos compactados porque ocupam menos blocos. Além disso, se JPGs recuperados abrirem parcialmente cinza ou documentos derem erros de corrupção, pare de culpar o software. Isso normalmente é dano por sobrescrita.
Então sim, software de recuperação é o caminho, e o Disk Drill é uma primeira tentativa razoável. Só não julgue os resultados por encontrou alguma coisa. Julgue por as visualizações abrirem e por o tamanho do arquivo parecer plausível. Isso diz mais do que a contagem de recuperação.