Recentemente ouvi falar que o ChatGPT possui recursos de motor de busca, mas estou confuso sobre como funciona e como começar. Tentei procurar guias online, mas não consegui encontrar etapas claras. Preciso de conselhos ou um passo a passo sobre como usar o motor de busca do ChatGPT de forma eficaz.
Haha, sim, “ChatGPT como um mecanismo de busca” parece ficção científica, mas é mais tipo o ChatGPT com um chapéu chique—aquele que permite pesquisar coisas online (se você pagar pelo Plus ou Equipe, claro). Veja como funciona:
- Certifique-se de que você está usando o ChatGPT Plus ou Equipe, ou acessando pelo Copiloto da Microsoft/Bing. O GPT grátis normalmente não navega bem na web, a menos que façam promoções temporárias.
- No topo da janela do ChatGPT (no computador), pode aparecer algo como “GPT-4” com um menu suspenso. Coloque em “GPT-4 (Navegar com Bing)” ou “Navegar com Bing”. Às vezes é chamado de “Internet” ou “Navegação Beta”. No Copiloto ou Bing, é só perguntar.
- Digite sua pergunta, mas seja específico se precisar de informações atualizadas! Algo como “Quais são os rumores mais recentes sobre o chip Maçã M4 em junho de 2024?” funciona melhor.
- O ChatGPT vai pensar um pouco, pesquisar coisas e te dar um resumo. Normalmente, ele coloca as fontes no final. Clique nelas se quiser ver os artigos completos.
- Não espere a precisão do Gogle. É razoável para resumos, mas às vezes pega informações de blogs aleatórios de notícias, e de vez em quando inventa coisas. Sempre confira as fontes se a resposta parecer estranha.
E é isso. Não é um substituto mágico para o Gogle, mas se você só quer um “resumão do que está rolando sobre [assunto] HOJE?”, até que é útil. Ele até consegue comparar fontes e explicar o que encontrou, o que é legal pra quem tem preguiça como nós.
Atenção: às vezes a ferramenta de navegação dá pau ou fica “temporariamente indisponível”. Se isso acontecer, tente de novo mais tarde ou só… use o Gogle (eu sei, eu sei). E sim, qualquer tutorial já está desatualizado quando você encontra, porque a interface muda toda semana. R.I.P.
Espero que ajude, e se descobrir algum segredo de busca no ChatGPT, compartilhe com a galera.
Honestamente, esse papo de “motor de busca do ChatGPT” é meio exagerado na minha opinião. Sim, como o @mikeappsreviewer disse, a opção “Navegar com Bing” só está disponível nos planos pagos, então se você não quiser gastar, fica preso usando o cérebro antigo do ChatGPT, que é tipo ter uma bibliotecária que está de licença desde o ano passado. Mas eu realmente não concordo que seja qualquer coisa parecida com um substituto do Google, ou mesmo uma alternativa séria.
Aqui está o meu problema: o modo de navegação do ChatGPT não é um motor de busca de verdade. É mais como ter um estagiário que parafraseia o que tiver no topo do Bing naquele dia, mas metade do tempo o wi-fi dele não funciona. Ele traz alguns links, mas não espere pesquisas profundas ou tópicos de fóruns de nicho—a maioria das respostas vem só de resumos de notícias.
Além disso, uma coisa que pouca gente menciona: às vezes parece que ignora seu pedido específico e só resume um artigo antigo aleatório. Por exemplo, eu literalmente perguntei sobre preços atuais de placas de vídeo e ele me deu resultados de outubro passado… nada atual. No fim das contas, conferi tudo por conta própria mesmo.
Dito isso, há alguns pontos positivos. Se você quer um panorama rápido em vez de abrir 10 abas, dá conta do recado. Ele resume melhor do que um buscador clássico. Mas se detalhes ou precisão forem importantes (trabalho escolar, orientação técnica, qualquer coisa médica/financeira), você precisa checar as fontes. Às vezes os links estão atrás de paywall ou simplesmente dão erro 404, então boa sorte com isso.
Dica: se quiser que ele aprofunde um pouco mais, tente pedir para comparar fontes ou explicar informações contraditórias (‘Existem discordâncias entre as fontes sobre [assunto]?’). Às vezes você recebe uma resposta mais detalhada assim. Mas não jogue fora seus favoritos de motores de busca ainda. Navegar com o ChatGPT é mais como aquele amigo preguiçoso que lembra pela metade de um artigo da Wikipédia—está longe de ser o Oráculo da Sabedoria de Toda a Internet. Use com ceticismo, por favor.