Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas, e realmente preciso de ajuda para recuperá-las. As fotos são de um evento especial e estou preocupado que possam ter sumido para sempre. Alguém já conseguiu recuperar fotos apagadas de uma câmera Canon ou sabe qual é o melhor método de recuperação?
Isso já aconteceu comigo uma vez em um cartão da Canon, e os primeiros minutos importam mais do que qualquer outra coisa.
Desligue a câmera. Retire o cartão SD agora mesmo. Se o seu cartão tiver a pequena trava lateral, deslize-a para a posição de bloqueio. Não tire mais fotos. Não grave vídeo. Não mexa no cartão.
Quando uma foto é apagada, a câmera normalmente não apaga os dados do arquivo na hora. Ela marca o espaço como livre. Muitas vezes, suas fotos antigas ainda ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Se você continuar usando o cartão, suas chances caem rápido. Aprendi isso da pior forma.
Antes de mexer com ferramentas de recuperação, verifique primeiro os lugares mais óbvios.
- image.canon: Se você estava com a sincronização ativada, seus arquivos ainda podem estar na nuvem por até 30 dias.
- Lixeira: Se você apagou os arquivos de um Mac ou PC enquanto o cartão estava conectado, eles podem estar lá.
- Aplicativos de backup: Veja o Google Drive, Backblaze, Time Machine ou qualquer outro que rode em segundo plano no seu computador. Às vezes esses serviços copiaram os arquivos antes e você esqueceu.
Se essas verificações não derem em nada, use um software de recuperação. Nesta parte, use um computador e um leitor de cartão SD de verdade. Eu não conectaria a câmera Canon por USB para fazer a varredura. Em muitas câmeras, o modo de conexão atrapalha e o software não consegue acesso bruto adequado ao cartão.
Tive os melhores resultados com o Disk Drill. O que funcionou para mim foi a visualização das fotos e a forma como ele encontrou arquivos RAW da Canon, incluindo CR2 e CR3, além de JPEGs e clipes de vídeo. O layout é fácil de seguir, o que importa quando você já está irritado e tentando não cometer outro erro. No Windows, também há uma pequena cota gratuita de recuperação, 100 MB da última vez que verifiquei, então você pode testar se seus arquivos aparecem antes de seguir em frente.
Se você quiser uma opção gratuita, o PhotoRec ainda é citado por um motivo. Ele faz o trabalho na maioria das vezes. O problema é a interface. Ele roda em uma janela de texto, tem aparência antiga e parece meio bruto se você nunca usou ferramentas assim. Além disso, ele tende a recuperar arquivos sem os nomes originais ou a estrutura de pastas, então você acaba organizando uma pilha de arquivos manualmente. Meio feio, mas funciona.
As etapas de recuperação são bem simples se você mantiver a disciplina.
- Instale o software no seu computador: Coloque-o no seu disco interno, não no cartão SD do qual você está tentando recuperar os arquivos.
- Insira o cartão e execute uma varredura completa: Abra o aplicativo de recuperação, escolha o cartão SD e então execute uma varredura profunda ou completa. Cartões grandes demoram um pouco.
- Visualize os resultados: Filtre por fotos, se o aplicativo permitir. Veja as visualizações e marque os arquivos que você quer recuperar.
- Recupere para outra unidade: Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em uma unidade externa. Não grave de volta no mesmo cartão SD da Canon. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas fazem isso quando estão com pressa.
Depois que você tiver copiado tudo o que conseguiu recuperar e verificado que os arquivos abrem normalmente, coloque o cartão de volta na Canon e formate-o na própria câmera. Eu faço isso em vez de apagar os arquivos um por um. Isso dá ao cartão um sistema de arquivos limpo novamente.
Se você parou de usar o cartão imediatamente, suas chances costumam ser razoáveis. Não perfeitas, mas ainda razoáveis.
Pare de usar o cartão. Essa parte do @mikeappsreviewer está certíssima.
Uma coisa que eu acrescentaria: verifique se você fez uma exclusão simples ou uma formatação. Em muitas câmeras Canon, excluir uma única imagem deixa uma taxa de recuperação melhor do que uma formatação rápida. Se você tirou até mesmo de 20 a 50 fotos novas depois da exclusão, partes de arquivos antigos talvez já tenham sido sobrescritas. Às vezes, JPEGs voltam parcialmente corrompidos. Arquivos RAW geralmente falham ainda mais quando são sobrescritos.
Eu evitaria sites aleatórios de recuperação de fotos grátis. Muitos deles são lixo. Use um leitor de SD adequado em um computador, faça a varredura do cartão em modo somente leitura se a sua configuração permitir e recupere para o seu SSD ou outra unidade. O Disk Drill é uma escolha sólida para mídia da Canon porque geralmente encontra JPG, CR2, CR3 e arquivos de vídeo comuns em uma só passada. Se o Disk Drill mostrar uma prévia das suas fotos perdidas, suas chances são boas.
Se o evento for muito importante, primeiro faça uma imagem byte a byte do cartão SD e depois escaneie a imagem, não o cartão. Isso mantém o original intacto caso a primeira varredura dê errado ou você queira usar uma segunda ferramenta depois. Essa etapa é ignorada com frequência demais.
Além disso, se você quiser um vídeo curto de comparação, este melhores programas de recuperação de cartão SD no YouTube dá uma visão geral rápida.
Grande coisa que ninguém mencionou o suficiente: se as fotos forem realmente insubstituíveis, pare de testar todo aplicativo possível depois de 1 escaneamento ruim. Isso pode transformar um cartão recuperável em uma bagunça se você ficar impaciente e começar a clicar em opções de reparo/gravação. @mikeappsreviewer e @yozora têm razão sobre parar de usar o cartão, mas eu iria um passo além: se o cartão estiver se comportando de forma estranha, lento ou desconectando, considere um serviço profissional de recuperação antes de tentar fazer por conta própria.
Além disso, verifique se a sua Canon estava gravando em cartões duplos, se o seu modelo oferecer suporte a isso. Muita gente entra em pânico e esquece que tinha RAW em um cartão e JPEG no outro. Já vi isso acontecer mais de uma vez, rs.
Minha opinião:
- excluído na câmera uma vez, depois parou de fotografar = chance razoável
- cartão formatado = ainda é possível
- continuou fotografando depois = as chances caem, às vezes bastante
- o cartão mostra erros ou pede para ser formatado = tenha cuidado, isso é um problema diferente
Se você mesmo for tentar, use um leitor de cartão e escaneie especificamente por formatos da Canon. O Disk Drill é bom para isso porque normalmente lida com CR2, CR3, JPG e vídeo sem muita complicação, e a visualização ajuda você a descobrir rápido se os arquivos estão intactos ou perdidos.
Mais uma coisa bem específica: se você tinha a transferência por Wi-Fi ativada na câmera/app, dê uma olhada no seu celular também. O Canon Camera Connect às vezes deixa cópias ou transferências reduzidas que as pessoas esquecem completamente.
Para leitura extra, este é basicamente o tipo de tópico de recuperação de cartão SD da Canon que as pessoas acabam procurando:
Dicas de recuperação de fotos de cartão SD da Canon de usuários reais
Então não, elas não desapareceram necessariamente para sempre. Só não continue fazendo experiências no cartão original.