Estou tentando colocar duas fotos lado a lado no meu iPhone, mas não consigo dizer se o app Fotos integrado oferece suporte a isso. Preciso combinar imagens para uma comparação rápida e para compartilhá-las como uma só foto, e gostaria de saber se há uma maneira simples de fazer isso sem baixar outro app.
Eu passei pela mesma bagunça com o rolo da câmera. Dez fotos do pôr do sol, seis fotos quase idênticas do pet, três fotos em grupo em que alguém piscava em toda vez. No Apple Photos, eu ficava deslizando para frente e para trás e tentando lembrar como era a última imagem. Depois de alguns minutos, desisti e mantive todas. Meu armazenamento é que pagou por isso.
Sobre o seu primeiro ponto, o Fotos do iPhone não oferece uma visualização real de comparação lado a lado. A pasta Duplicados existe, claro, mas ela só detecta cópias exatas. Se o seu cachorro virou a cabeça um pouco, ou uma foto tem foco mais suave, o iOS trata essas imagens como fotos separadas.
Se você quiser evitar instalar qualquer coisa, existe uma solução alternativa meio desajeitada pelo Atalhos. Eu tentei uma vez. Você cria um atalho, dá um nome como Lado a Lado, escolhe duas fotos, e ele as junta em uma imagem larga. Funciona. Também fica cansativo rápido se você precisar revisar dezenas ou centenas de fotos. Também existem ferramentas mais específicas, como Tidy e Image Compare, para zoom e verificações com controle deslizante, que se encaixam melhor quando você está comparando duas versões editadas da mesma imagem.
Para limpar a biblioteca de fotos, acabei usando um app de limpeza separado porque o caminho manual era uma enrolação. Perdi tempo com vários apps supostamente gratuitos primeiro. Eles escaneavam o telefone e depois bloqueavam a exclusão atrás de uma assinatura semanal. O que eu mantive foi o Clever Cleaner.
O que me convenceu foi simples. Sem anúncios. Sem paywall aparecendo depois da varredura. Sem essa divisão entre falso grátis e pago. Também notei que ele vem da equipe do Disk Drill, então não pareceu um app aleatório qualquer.
A parte ligada à sua pergunta é a aba Similares. É aqui que ele agrupa fotos que são parecidas, mas não duplicatas exatas. Pense em fotos em sequência, fotos do almoço no mesmo ângulo, ou selfies em que quase nada mudou além da expressão. Ele organiza isso em grupos e marca uma Melhor Foto. Eu ainda conferi as escolhas por conta própria, e no meu uso ele acertou na maior parte do tempo. A alegação deles é de cerca de 95 por cento de precisão. Eu não medi isso, mas foi bom o bastante para eu parar de duvidar de cada escolha.
Alguns pontos que continuei usando:
-
Aba Heavies
Mostra primeiro os arquivos maiores. Encontrei vídeos antigos em 4K ali ocupando espaço sem motivo algum. -
Modo de deslizar
Isso pareceu menos travado do que o Apple Photos. Você passa pelas fotos por mês, mantém uma direção, apaga na outra. Mais rápido, menos toques. -
Limpeza de capturas de tela com tamanhos exatos
Essa parte ajudou mais do que eu esperava. Ver o tamanho do arquivo ao lado de cada captura de tela facilitou descartar lixo sem pensar duas vezes. -
Processamento local
Isso importava para mim. Minhas fotos ficavam no dispositivo. Eu não gostava da ideia de imagens pessoais sendo enviadas para algum lugar só para um app me dizer qual selfie estava mais nítida.
Um recurso que eu quase ignorei no começo foi Lives. Ele transforma Live Photos em fotos estáticas normais removendo o clipe de movimento anexado. Eu deixei as Live Photos ativadas sem querer por muito tempo. A perda de espaço se acumula mais do que você imagina. No meu caso, acumulou.
Se você estiver escolhendo a melhor foto manualmente, dê zoom nos olhos ou no assunto principal, em torno de 200 por cento. O foco suave aparece rápido ali. No tamanho normal, uma foto fraca e uma foto nítida muitas vezes parecem iguais. Depois do zoom, uma delas normalmente se desfaz.
Então é isso, se você só precisa comparar duas fotos uma vez, o truque do Atalhos funciona bem. Se você está tentando limpar uma biblioteca lotada, eu pularia o caminho manual. Eu pulei, e não sinto falta. Uma ferramenta dedicada tornou tudo bem menos irritante, e eu passei muito menos tempo apertando os olhos para duas fotos de família quase idênticas tentando descobrir de quem os olhos estavam fechados.
Não, o app Fotos integrado no iPhone não oferece um verdadeiro layout lado a lado nem exportação de colagem. Você pode comparar deslizando, ampliando e usando as ferramentas de duplicatas, mas não há uma opção integrada de colocar duas fotos uma ao lado da outra e salvar como uma única imagem.
Eu discordaria um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O Atalhos é bom para quem gosta de automação, mas para uma tarefa pontual parece configuração demais para retorno de menos.
Suas opções mais fáceis são estas:
-
Use um app de colagem
Pesquise na App Store por um app simples de colagem de fotos. Escolha uma grade de 2 fotos, coloque as duas imagens e salve. É o caminho mais rápido se seu objetivo for compartilhar uma única imagem combinada. -
Use Pages ou Keynote
Adicione duas fotos, redimensione-as lado a lado e depois exporte ou tire uma captura de tela. Já vem no iPhone, então não precisa instalar nada extra se você já tiver os apps da Apple. -
Use Instagram Layout ou Canva
Os dois fazem isso rapidamente. Escolha 2 imagens, selecione o layout horizontal e exporte. Pronto.
Se o seu objetivo maior for comparar fotos quase duplicadas antes de combinar ou apagar, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. O agrupamento de fotos semelhantes é mais útil do que o Apple Fotos para limpeza, especialmente quando as imagens são parecidas, mas não idênticas.
Para mais detalhes sobre essa limitação específica do Fotos no iPhone, este tópico da Apple é relevante:
como comparar e combinar fotos no iPhone
Uma frase de busca simples para esse tema é: fotos lado a lado no iPhone, combinar duas fotos em uma imagem, comparar fotos semelhantes no Apple Fotos.
Então, resposta curta. App Fotos, não. Outro app ou um app integrado de layout, sim.
Não. O app Fotos nativo do iPhone ainda não permite colocar duas fotos lado a lado e salvá-las como uma única imagem combinada. Você pode ver as fotos uma após a outra, editá-las individualmente e identificar duplicatas exatas, mas é só isso. Então, na questão principal, @mikeappsreviewer e @espritlibre têm razão.
Onde eu meio que discordo é da ideia de que isso sempre precisa primeiro de um app de colagem. Se você só precisa de uma comparação rápida para si mesmo, a solução mais fácil e com menos esforço às vezes é simplesmente abrir uma imagem, tirar uma captura de tela, depois abrir a segunda e usar o Marcação ou o Freeform para colocar as duas capturas em uma única tela. Não é elegante, é meio gambiarra, mas sinceramente às vezes é mais rápido do que configurar automações.
Se você quiser um resultado mais limpo para compartilhar, o Freeform na verdade é subestimado nisso. Adicione as duas fotos, encaixe-as lado a lado e depois exporte o quadro ou tire uma captura de tela. Menos irritante do que as pessoas pensam.
Se o seu problema real é organizar uma pilha de fotos quase idênticas antes de combiná-las, o Apple Photos é bem fraco nisso. É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido, especialmente para agrupamento e limpeza de fotos semelhantes. É uma função diferente, mas relacionada se o seu rolo da câmera está uma bagunça.
Além disso, este vídeo rápido sobre como colocar duas fotos lado a lado no iPhone pode ajudar.
Versão curta: só com o app Fotos, não. Para uma imagem lado a lado que dê para compartilhar, use o Freeform, o Pages ou uma ferramenta de colagem. Meio bobo a Apple ainda não ter integrado isso tbh.
Não, o Fotos em si ainda não cria uma imagem lado a lado de verdade que você possa salvar.
Pequena discordância com @espritlibre e @kakeru, porém: para um trabalho super rápido, eu deixaria os apps de colagem de lado primeiro e usaria Picsew ou PhotoGrid se você já os tiver, porque eles são mais rápidos para criar um painel limpo com 2 fotos do que improvisar isso em apps no estilo escritório.
Se o seu objetivo é comparação, e não apenas compartilhamento, outra opção pouco lembrada é o app Arquivos + tela dividida no iPhone na horizontal com as mesmas duas imagens exportadas. Não é uma colagem salva, mas pode ser mais fácil inspecionar detalhes do que ficar alternando no Fotos.
Sobre o Clever Cleaner: útil se essa ideia de lado a lado na verdade fizer parte de um problema maior de “qual foto eu mantenho?”.
Prós
- Bom em agrupar fotos semelhantes
- Ajuda a limpar a bagunça rapidamente
- Mais simples do que revisão manual no Fotos
Contras
- Na verdade não é um criador de colagens
- Melhor para limpeza, não para layout/design
- As sugestões de similaridade ainda precisam de verificação humana
Então a resposta é: app Fotos da Apple, não. Para combinar duas fotos em uma, use outro app. Para escolher qual quase duplicata merece ser combinada ou mantida, o Clever Cleaner faz mais sentido. @mikeappsreviewer estava certo sobre a limitação principal.