Estou tentando excluir permanentemente minha conta ChatGPT com a OpenAI, mas não tenho certeza de por onde começar ou quais etapas são necessárias. Não consegui encontrar instruções claras nas configurações e gostaria de garantir que meus dados sejam completamente removidos. Alguém passou por esse processo recentemente e pode me orientar? Qualquer ajuda será bem-vinda.
Excluir sua conta Bate-papoGPT da AbrirAI é tipo tentar sair da academia quando esqueceu o chaveiro e todo mundo te olha torto porque você fica apertando o botão de saída errado. Enfim, aqui está como realmente fazer isso:
- Entre na sua conta Bate-papoGPT/AbrirAI. Você pensaria que o botão “Excluir Conta” estaria em “Configurações” ou “Conta”, né? Não está, isso seria fácil demais.
- Vá para a seção de ajuda—isso mesmo, tem que pedir com jeitinho. Procure o widget de chat de Ajuda AbrirAI (canto inferior direito do site principal quando estiver logado). É tipo ligar para o atendimento ao cliente para terminar um relacionamento: constrangedor, ineficaz, mas necessário.
- Digite “excluir conta” no chat. A mágica da IA acontece, e ela vai te dar os passos ou te encaminhar para uma pessoa de verdade. Se você der azar, talvez ela só mande um artigo de ajuda dizendo para você enviar um pedido para suporte@abrirai.com solicitando a exclusão da sua conta. Bem 2024.
- Depois de enviar sua solicitação, provavelmente vai receber um e-mail de confirmação. Não esqueça de verificar a pasta de spam, porque, por algum motivo, a vida adora pregar peça nas piores horas.
- Confirme a exclusão nesse e-mail. Sua conta e os dados associados devem ser apagados em cerca de 1 a 2 semanas, a menos que a AbrirAI decida dar uma de Skynet e “manter seus dados para fins de aprimoramento” eternamente. (Brincadeira—os documentos oficiais prometem exclusão total.)
Não basta desinstalar o app ou sair da conta—eles mantêm seus dados a menos que você siga todo esse processo pelo suporte. Lembre-se, se você usa o mesmo e-mail em outros serviços de IA (como a API AbrirAI), pode perder acesso a eles também, então confira isso antes de confirmar.
Tudo isso é mais complicado do que deveria, mas olha, nada diz “privacidade” como um chamado de suporte em várias etapas e um leve desespero existencial. Ao menos você não está sozinho nesse fim digital.
Para ser sincero, @yozora basicamente descreveu perfeitamente os passos desnecessariamente complicados que você precisa fazer para apagar sua conta de Bate-PapoGPT da Inteligência Aberta. É estranho como eles escondem a opção real de exclusão como se fosse um segredo de estado. Mas vou direto ao ponto: você não precisa necessariamente fazer tudo pelo robô chato ou pelo widget de suporte. Se você odeia chatbots tanto quanto eu, pode simplesmente enviar um e-mail para suporte@inteligenciaaberta.com dizendo claramente que quer que sua conta e dados sejam excluídos “de acordo com a política de privacidade e as leis aplicáveis (como o RGPD)”. Seja direto, porque se enrolar, você corre o risco de só receber um link para um artigo genérico de ajuda.
Aviso justo: se você já criou cadastro em outros serviços da Inteligência Aberta (DALAL-E, chaves de API, tanto faz) com o mesmo e-mail, eles consideram tudo uma só conta geral, então você pode perder acesso a tudo—e isso nem sempre fica claro de início. (Sim, não tem nenhum aviso sobre isso.)
Sobre seus dados, eles dizem que todas as informações pessoais são apagadas em 1-2 semanas, mas não espere uma explicação detalhada—as confirmações da Inteligência Aberta são bem genéricas. Os dados podem continuar em backups por um tempinho, teoricamente, mas devem ser excluídos de vez eventualmente. (Não que alguém de fora realmente saiba.)
Um contraponto ao @yozora: se você não usou seu Inteligência Aberta/Bate-PapoGPT por muito tempo ou nunca colocou informações pessoais, a “perda” de dados pode ser menor do que imagina—mas se for paranoico com privacidade, vá pelo caminho da exclusão completa. Só sair da conta não faz nada além de ocupar uma aba à toa.
Resumindo: envie um e-mail para suporte@inteligenciaaberta.com dizendo que quer todos os seus dados/conta excluídos—cite a lei de privacidade se quiser parecer mais sério. Pense bem, porque aparentemente é um caminho sem volta. O processo é mais chato do que deveria, mas pelo menos faz terminar com a academia parecer fácil.
E não se assuste se receber uma resposta automática tentando te convencer a ficar. Eles adoram fazer isso.