Tenho testado a ferramenta Clever AI Humanizer em diferentes tipos de conteúdo gerado por IA, de posts de blog a e-mails, e tenho obtido resultados mistos. Às vezes soa natural, outras vezes parece claramente gerado por IA ou até altera o significado que eu queria. Alguém pode compartilhar feedback honesto e baseado em uso real sobre quão confiável essa ferramenta é, quais configurações ou fluxos de trabalho funcionam melhor e se é segura para conteúdo longo voltado para SEO sem prejudicar a autenticidade ou o ranqueamento?
Clever AI Humanizer: minha experiência real usando (com testes)
Tenho brincado com “humanizadores” de IA já faz um tempo, principalmente porque professores, clientes e plataformas aleatórias estão levando detecção de IA muito mais a sério. Metade das ferramentas é puro marketing, a outra metade quebra o texto de um jeito que você jamais entregaria.
Então decidi testar direito o Clever AI Humanizer, que fica aqui:
https://aihumanizer.net/
Esse é o site verdadeiro, não é clone, não é paywall falso.
Aviso rápido sobre sites falsos de “Clever AI Humanizer”
Um monte de gente veio me chamar em DM pedindo a URL real do Clever AI Humanizer, e foi aí que percebi que tinha algo estranho acontecendo. No fim das contas:
- Outros sites estão comprando anúncios no Google com o nome “Clever AI Humanizer”
- As pessoas clicam, acham que é a mesma ferramenta
- De repente ficam presas em funil de “premium” ou assinatura
Para registrar:
Pelo que vi até agora, o Clever AI Humanizer nunca teve plano pago ou premium. Nada de tela de upsell, cobrança mensal, nada disso. Se você cair em algum lugar que peça cartão de crédito “pelo Clever AI Humanizer”, você não está no site real.
De novo, o oficial: https://aihumanizer.net/
Como eu testei
Quis tirar o meu próprio estilo de escrita da equação, então fiz o seguinte:
- Pedi para o ChatGPT 5.2 gerar um artigo totalmente escrito por IA sobre o Clever AI Humanizer.
- Peguei esse texto cru de IA e colei no Clever AI Humanizer.
- Escolhi o modo “Simple Academic”.
- Rodei o resultado em vários detectores de IA.
- Depois pedi para o próprio ChatGPT 5.2 julgar o texto reescrito.
Por que “Simple Academic”? Porque:
- Ele tenta soar um pouco acadêmico sem virar “artigo científico” completo
- Esse estilo é consistentemente difícil para humanizadores acertarem
- Detectores tendem a mirar em texto estruturado, neutro e levemente formal
Ou seja, basicamente joguei num cenário de pior caso.
Teste em detector: ZeroGPT
Primeira parada foi o ZeroGPT.
Não coloco muita fé nesse, principalmente porque ele já marcou a Constituição dos EUA como “100% IA”, o que é bizarro. Mas ainda é um dos detectores mais pesquisados no Google, então incluí.
Resultado para o texto processado com Clever AI Humanizer no modo Simple Academic:
ZeroGPT: 0% IA
Ou seja, segundo ele, o texto era totalmente humano.
Teste em detector: GPTZero
Depois fui para o GPTZero, provavelmente o segundo verificador mais citado hoje.
Resultado:
GPTZero: 100% human, 0% AI
É praticamente o melhor que dá para pedir de um detector desse tipo.
Então, até ali:
- O texto original era 100% escrito por máquina
- O Clever AI Humanizer reescreveu
- Dois detectores grandes chamaram o resultado de humano
Mas isso é só metade da história.
Ok, mas o texto realmente fica bom de ler?
Se você já usou esses tools “AI undetectable” que cospem inglês meio quebrado, você sabe como é. Às vezes passam no detector, mas o texto fica estranho, repetitivo ou cheio de frases esquisitas.
Então fiz mais uma checagem:
- Peguei o texto reescrito pelo Clever AI Humanizer
- Joguei de volta no ChatGPT 5.2
- Pedi para ele avaliar gramática e qualidade geral
Veredito do ChatGPT:
- Gramática: sólida
- Estilo: consistente com o clima “Simple Academic” pedido
- Mas ainda recomendou edição humana para dar aquele polimento
Sinceramente, concordo.
Não importa qual humanizador ou parafraseador você use, sempre conte com um passe final manual. Se alguém estiver vendendo solução de “um clique, sem edição”, está vendendo fantasia.
Testando o AI Writer embutido
Essa parte foi interessante. O Clever AI Humanizer agora tem um AI Writer aqui:
A maioria dos “humanizadores de IA” só espera você colar texto do ChatGPT ou de outro LLM. Este aqui consegue:
- Escrever o conteúdo E humanizar ao mesmo tempo
Isso parece detalhe, mas na prática resolve algumas coisas:
- Ele controla estrutura e escolha de palavras de ponta a ponta
- Não herda primeiro aqueles padrões óbvios de GPT para depois tentar remendar
- Em teoria, isso facilita manter pontuações baixas em detectores
No teste, eu:
- Selecionei “Casual” como estilo de escrita
- Pedi para escrever sobre humanização de IA
- Pedi para mencionar o Clever AI Humanizer
- Coloquei de propósito um erro no prompt para ver como ele ia lidar
Primeiro incômodo: contagem de palavras
Pedi 300 palavras.
A ferramenta meio que… ignorou e escreveu mais do que eu tinha pedido. Para quem precisa ficar dentro de limites rígidos (trabalhos, plataformas com teto de palavras etc.), isso irrita rapidamente.
Então esse foi um dos maiores pontos negativos que notei:
- Você não pode contar que ela acerte o número exato de palavras
Na maioria dos casos não chega a ser desastre, mas é bom saber.
Rodando detectores no texto do AI Writer
Mesma rotina:
- Peguei o texto gerado pelo AI Writer do Clever AI Humanizer
- Rodei em alguns detectores conhecidos
Resultados:
- GPTZero: 0% AI
- ZeroGPT: 0% AI, 100% human
- Detector do QuillBot: 13% AI
Então o QuillBot detectou um pequeno “sinal” de IA, mas os outros dois viram como texto humano.
Dado o estado atual dos detectores, esses resultados são bem fortes.
Perguntando ao ChatGPT se o texto do AI Writer “parece humano”
Próxima checagem: joguei a saída do AI Writer no ChatGPT 5.2 de novo e perguntei o que ele achava.
Resumo da análise:
- O texto parece algo que um humano poderia ter escrito
- Estilo consistente e natural
- Gramática e fluidez boas
- Ainda assim, um pouco de ajuste humano deixaria melhor (de novo, justo)
Então, nesse ponto:
- O Clever AI Humanizer passou em vários detectores
- E outro LLM avaliou a escrita como parecendo humana
Isso não é comum em ferramenta gratuita.
Como ele se compara com outros humanizadores
Pelos meus próprios testes, o Clever AI Humanizer superou a maioria das alternativas gratuitas mais famosas e até alguns pagos.
Aqui vai uma tabela aproximada dos testes, onde pontuação de IA mais baixa = melhor “humanização” na visão dos detectores:
| Ferramenta | Grátis | Score em detector de IA |
|---|---|---|
| Sim | 6% | |
| Grammarly AI Humanizer | Sim | 88% |
| UnAIMyText | Sim | 84% |
| Ahrefs AI Humanizer | Sim | 90% |
| Humanizer AI Pro | Limitado | 79% |
| Walter Writes AI | Não | 18% |
| StealthGPT | Não | 14% |
| Undetectable AI | Não | 11% |
| WriteHuman AI | Não | 16% |
| BypassGPT | Limitado | 22% |
Então, em termos de pontuação em detectores, o Clever AI Humanizer foi muito bem para algo que ainda é gratuito.
Onde ele fica devendo
Não é mágica, nem perfeito. Principais problemas que encontrei:
-
Controle de contagem de palavras é frouxo
Se você pedir 300 palavras, pode vir mais. Péssimo para requisitos bem rígidos. -
Alguns padrões detectáveis ainda escapam
Alguns LLMs e ferramentas mais sensíveis ainda podem marcar trechos como prováveis de IA. -
O conteúdo pode se afastar do original
Ele nem sempre se mantém grudado na estrutura ou nas frases do seu texto inicial.
Isso parece ajudar a melhorar a pontuação nos detectores, mas significa que não é uma ferramenta de “só reescrever” pura e simples. -
Não sai pronto para publicar sem revisão
Você ainda precisa ler, revisar e ajustar tom/voz para bater com o seu estilo.
Em gramática e clareza, eu colocaria em algo como 8–9/10, baseado no que outros LLMs e ferramentas de gramática apontaram. A legibilidade é boa e ele não destrói frases como muitos tools “undetectable”.
O que ele não faz: erros falsos de propósito
Alguns humanizadores colocam erros intencionais, tipo:
- “eu tive que fazer isso” escrito de forma errada
- Trocas aleatórias de tempo verbal
- Typos forçados para parecer “mais humano”
O Clever AI Humanizer não pareceu usar esse truque. Pessoalmente, acho ótimo. Sim, jogar erros pode às vezes ajudar na detecção de IA, mas:
- Deixa o texto com cara de baixa qualidade
- Pode fazer você ser marcado por texto ruim, mesmo passando no “AI check”
Então prefiro ferramentas que tentam soar naturalmente humanas sem fingir que o autor mal terminou o ensino fundamental.
O problema do “ainda parece meio IA”
Mesmo quando os detectores dizem:
- 0% IA
- 100% humano
- Sem flags
Às vezes você ainda sente que a estrutura tem aquele ritmo polido e consistente demais de IA. O Clever AI Humanizer reduz isso, mas não elimina por completo.
E isso nem é crítica só a ele; é mais assim:
- Detectores ficam mais inteligentes
- Humanizadores vão se ajustando
- A gente fica preso num duelo de longo prazo em que ninguém vence 100%
Clássico jogo de gato e rato.
Então, vale a pena usar o Clever AI Humanizer?
Para uma ferramenta gratuita, eu diria que hoje é uma das melhores opções:
- Sem paywall de cadastro
- Nada de “faça upgrade para o plano pro para realmente usar”
- AI Writer + humanizador no mesmo lugar
- Resultados fortes em vários detectores populares
- Gramática e legibilidade bem decentes
Só mantenha as expectativas na realidade:
- Não é capa mágica que garante que você nunca será marcado
- Você ainda precisa editar o texto na mão
- Ele pode passar do limite de palavras
- Detectores e regras vão continuar mudando
Se você está testando humanizadores de IA e quer algo que realmente bata de frente com opções pagas sem cobrar nada, esse aqui vale o teste.
Links extras para quem quiser se aprofundar
Alguém montou outro comparativo de humanizadores de IA (com prints de detecção) aqui:
https://www.reddit.com/r/DataRecoveryHelp/comments/1oqwdib/best_ai_humanizer/?tl=pt-br
Tem também um tópico no Reddit especificamente sobre o Clever AI Humanizer aqui:
https://www.reddit.com/r/DataRecoveryHelp/comments/1ptugsf/clever_ai_humanizer_review/?tl=pt-br
Eu tive quase exatamente a mesma experiência de “resultados mistos” com o Clever AI Humanizer, então você não está louco.
Versão curta: é uma das melhores ferramentas gratuitas, mas você absolutamente não pode confiar nela cegamente, e ela se comporta de forma bem diferente dependendo do que você coloca lá dentro.
Aqui está o que eu notei depois de abusar dela em e-mails de trabalho, redações e posts longos de blog:
-
Ela adora coisas estruturadas e formais
- Textos com cara acadêmica, relatórios, explicações de produto: geralmente faz um trabalho bem sólido.
- Ela suaviza aquele “ritmo de ChatGPT” e a maioria dos detectores fica tranquila.
- Para esse tipo de conteúdo, eu diria mesmo que o Clever AI Humanizer vale a pena ter na sua caixa de ferramentas.
-
Ela tem dificuldade com textos cheios de personalidade
- Posts casuais, desabafos, piadas, conteúdo de blog estilo “história”… é aí que começa a ficar com cara de IA de novo.
- Ela tende a higienizar demais o tom e remover as manias e peculiaridades que fazem você soar humano.
- Se eu colo uma mensagem cheia de gíria do Slack ou um comentário no estilo shitpost, ele transforma em um post de LinkedIn.
- Normalmente eu acabo recolocando gírias, contrações e algumas “arestas” de propósito depois.
-
E-mails são meio imprevisíveis
- Para e-mails profissionais, é até boa: ajusta o tom, mantém educado sem ficar robótico.
- Para e-mails amigáveis / semiformais, muitas vezes puxa demais para o formal ou fica repetitiva.
- Já tive alguns casos em que ela mudou sutilmente a intenção do que eu estava dizendo, o que é inaceitável em comunicação com cliente. Sempre releia linha por linha.
-
Detectores de IA não são toda a história
- Parecido com o que o @mikeappsreviewer mostrou, ela consegue driblar detectores populares, mas isso não torna o texto “seguro” magicamente.
- Já tive texto que “passou” em detector e mesmo assim foi encarado com desconfiança por um professor por estar “polido demais e genérico”.
- Uma pessoa com contexto ainda vai perceber coisas que um detector não pega.
-
Onde eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer
- Não acho que a gramática dela seja sempre 8–9/10. Em conteúdo mais criativo ou conversado, às vezes ela insere frases esquisitas ou transições duras que eu não chamaria de “boa” escrita, mesmo estando tecnicamente correta.
- Além disso, notei que às vezes ela complica demais as frases, o que pode deixar com mais cara de IA, não menos.
-
Como eu uso hoje
- Para posts de blog mais longos:
- Eu humanizo trechos, não o artigo inteiro de uma vez. Ela se comporta de forma mais previsível em 2–4 parágrafos do que em blocos de 2 mil palavras.
- Depois eu recoloco manualmente a minha própria voz na introdução e na conclusão, porque são as partes em que o “tom de IA” mais aparece.
- Para e-mails: só quando preciso suavizar o tom ou deixar algo mais formal. Nunca deixo ela reescrever tudo sem checar se o sentido mudou.
- Para qualquer coisa criativa / baseada em história: na maioria das vezes eu pulo a ferramenta e edito na mão. Ela tende a achatar a personalidade.
- Para posts de blog mais longos:
-
Dicas para não gritar “IA”
- Depois de usar o Clever AI Humanizer, eu sempre:
- Encurto pelo menos algumas frases. Ela adora frases de comprimento médio, bem equilibradas, o que já é um sinal.
- Adiciono 1–2 detalhes ou opiniões pessoais bem específicas. Texto de IA costuma fugir de especificidade.
- Quebro o fluxo “perfeito” com um fragmento ou uma frase um pouco bagunçada.
- Tiro expressões vazias como “em conclusão”, “no geral”, “além disso” quando começam a se acumular.
- Depois de usar o Clever AI Humanizer, eu sempre:
Então sim, o Clever AI Humanizer é razoavelmente bom e eu ainda recomendaria em vez da maior parte do lixo de “IA indetectável” por aí, especialmente para conteúdo estruturado e artigos longos. Só encare como um ajustador de rascunho, não um manto de invisibilidade de um clique. Se você tiver aquela sensação de “obviamente IA” em alguns resultados, confie nesse instinto e edite, porque as pessoas também notam isso, não só os detectores.
E, sinceramente, qualquer ferramenta que prometa deixar conteúdo de IA “100% humano, sem precisar editar” está vendendo fantasia, não software.
Mesmo barco aqui: resultados mistos, mas não é inútil.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @stellacadente, mas minha experiência é um pouco diferente em alguns pontos:
-
Onde realmente brilha para mim
- Coisas curtas e chatas, tipo atualizações de política, comunicados internos, entradas de FAQ.
- Clever AI Humanizer lida muito bem com aquele tom neutro corporativo.
- Nos meus testes, ele consistentemente eliminou o ritmo óbvio de LLM em blocos de 2–3 parágrafos.
- Detectores ficam mais tranquilos e, mais importante, humanos param de perguntar “Você usou ChatGPT pra isso?”
-
Onde ele tropeça feio
- Introduções e conclusões.
- Ele continua caindo em aberturas super genéricas tipo “No cenário digital atual” ou “No fim das contas, isso destaca a importância de…”.
- Mesmo que os detectores digam “100% humano”, qualquer pessoa que lê conteúdo online o dia todo vai sentir o cheiro de IA ali.
- Conteúdo opinativo.
- Se eu “humanizo” um texto mais raivoso, ele lixa todas as arestas e transforma tudo em um caldo indeciso.
- Sendo justo, isso pode até ajudar com detectores, mas destrói completamente a voz do texto.
- Introduções e conclusões.
-
Eu na verdade discordo um pouco sobre “excesso de sanitização” do tom
- No meu caso, eu quero que os documentos dos clientes soem meio sem graça e seguros.
- Clever AI Humanizer é estranhamente bom em acertar esse meio-termo: não chega a ser robótico, mas também não é totalmente natural, é só… humano-corporativo.
- Para trabalho de marca, isso é na verdade uma vantagem, não um problema. Eu nunca usaria em blog pessoal.
-
Detectores vs pessoas de verdade
- Parei de surtar com a porcentagem exata no GPTZero ou ZeroGPT. Eles se contradizem metade do tempo mesmo.
- O que eu faço agora:
- Passo o conteúdo pelo Clever AI Humanizer.
- Leio em voz alta.
- Se eu ouço um metrônomo na estrutura das frases, quebro algumas sentenças manualmente e acrescento um detalhe ou comentário estranhamente específico.
- Essa última parte faz mais diferença do que perseguir “0% IA” em tudo.
-
Fluxo prático que tem funcionado
- Faça o rascunho em qualquer IA que você quiser.
- Passe só o miolo (não o primeiro/último parágrafos) no Clever AI Humanizer.
- Reescreva introdução e conclusão você mesmo, do zero.
- Faça um pente-fino em conectores repetidos tipo “além disso”, “adicionalmente”, “de modo geral” e só apague a maioria.
- Adicione 1–2 frases curtas “imperfeitas”, tipo “Sinceramente, essa é a parte chata.” para quebrar o padrão.
-
Vale a pena manter o Clever AI Humanizer por perto?
- Se você faz blogs, relatórios, documentação: sim, é sólido e ainda é uma das melhores opções gratuitas.
- Se você quer fingir que é sua voz única ou escrita criativa: às vezes vai ajudar com detecção, mas você vai brigar com a ferramenta para manter qualquer personalidade.
- Não é um botão mágico de correção, é mais um bom passo intermediário dentro de um fluxo.
Então, se os seus resultados parecem “às vezes natural, às vezes obviamente IA”, isso faz sentido. Clever AI Humanizer é bem bom em limpar estrutura e passar por detectores básicos, mas não vai, por mágica, criar uma voz humana. Essa parte você ainda precisa colocar manualmente por cima.