Mídia no armazenamento do iPhone não diminui - algum aplicativo gratuito realmente resolve isso?

O armazenamento do meu iPhone está sendo ocupado por mídia, e ele não diminui mesmo depois que eu apago fotos, vídeos e mensagens. Já tentei reiniciar, limpar os itens apagados recentemente e verificar os ajustes de armazenamento, mas o uso de mídia continua travado. Estou procurando ajuda para descobrir o que está causando isso e se algum aplicativo ou método gratuito realmente funciona.

O armazenamento cheio sempre parece aparecer na pior hora possível. Eu normalmente vejo isso quando estou tentando tirar uma foto rápida, instalar um app ou salvar um vídeo de que eu precisava naquele momento. Aí eu abro Armazenamento do iPhone, vejo uma enorme categoria Mídia, toco aqui e ali e quase não obtenho nada de útil.

O que Mídia normalmente significa no iPhone

Essa parte me confundiu primeiro. Muita gente lê Mídia e presume que isso significa sua fototeca. Não funciona assim. Suas fotos e vídeos da câmera ficam em Fotos. Mídia é o outro conteúdo de áudio e vídeo.

Pelo que vi, isso geralmente inclui:

1. Faixas baixadas do Apple Music
  2. Músicas offline do Spotify
  3. Downloads da Netflix ou de outros serviços de streaming
  4. Episódios de podcast salvos
  5. Gravador
  6. Toques
  7. Audiolivros no Books
  8. Conteúdo sincronizado de um Mac ou PC pelo Finder ou pelo antigo iTunes

Se você já sincronizou arquivos de um computador, o iPhone gosta de esconder isso em Mídia Sincronizada. Nas versões mais novas do iOS, a Apple tende a juntar tudo em um grande bloco, sem uma divisão clara na tela de armazenamento. Então você acaba encarando um número em vez de uma lista.

Podcasts são traiçoeiros. Encontrei um monte de episódios antigos ali porque o download automático estava ativado. Alguns tinham meses. Alguns programas fazendo isso em segundo plano já ocupam espaço rapidinho.

Por que a visualização nativa da Apple parece inacabada

Tentei limpar isso usando só Ajustes e Fotos. Foi lento, e eu ainda não tinha certeza do que tinha removido.

Alguns problemas:

• Você não recebe uma lista simples ordenada do maior arquivo para o menor
  • Encontrar vídeos grandes exige toques demais
  • Duplicatas exatas recebem alguma ajuda, duplicatas parecidas não
  • Downloads offline antigos continuam escondidos em seus próprios apps
  • Mídia sincronizada é difícil de inspecionar

Então, se o seu problema de armazenamento vem de alguma gravação 4K esquecida, de um download antigo de filme ou de músicas sincronizadas de um notebook que você parou de usar há dois anos, as ferramentas padrão não facilitam.

Por que a maioria dos apps de limpeza me irritou

Passei por vários apps de limpeza da App Store. Quase sempre o mesmo padrão. Eles fazem a varredura de graça, mostram um número gigante para te assustar e depois o botão de apagar fica bloqueado a menos que você pague semanalmente. Parece que a varredura está ali para empurrar a assinatura, não para ajudar.

Um app em que eu não bati nessa parede foi o Clever Cleaner. Sem anúncios quando usei. Sem tela de assinatura. Sem paywall bloqueando a parte da limpeza. Notei isso rápido porque o típico truque de atrair e trocar não estava ali.

O que eu fiz para liberar espaço

Eu começaria pelos arquivos maiores. Isso fez o número cair mais rápido do que qualquer outra coisa.

Arquivos pesados

Essa foi a aba útil para mim. Ela organiza a mídia da maior para a menor e mostra os tamanhos dos arquivos logo de cara. Se a barra de armazenamento está sendo esmagada por vídeos gigantes, você vai vê-los na hora. No meu caso, algumas gravações de tela antigas e um clipe longo em 4K estavam ocupando muito mais espaço do que eu imaginava.

Semelhantes

A detecção de duplicatas da Apple é limitada. Isso também agrupou itens quase iguais. Bom para aquelas cinco fotos da mesma coisa em que só uma vale a pena guardar. Eu tinha um monte dessas de tentar conseguir uma foto decente com iluminação ruim. Guardei uma e apaguei o resto.

Capturas de tela

Esta seção foi direta, e eu gostei disso. Você vê as imagens e seus tamanhos. Muitas capturas de tela são lixo temporário, recibos, informações de entrega, senhas, memes, fotos aleatórias de vaga de estacionamento. Eu tinha meses desse tipo de coisa.

Outra coisa com que eu me importava: o processamento ficava no próprio telefone. Se a sua biblioteca tem vídeos pessoais, conversas privadas, capturas de tela bancárias ou documentos de trabalho, isso importa.

Limpeza manual que eu ainda faria

Os apps ajudam, mas parte do armazenamento fica fora da sua fototeca. Eu também tive que fazer algumas verificações manuais chatas:

• Abra Podcasts e desative o download automático se você não precisar dele
  • Verifique episódios antigos baixados e remova-os
  • Vá em Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens e mude para 30 Dias ou 1 Ano
  • Abra Netflix, YouTube, Spotify ou qualquer outro app que você use e remova downloads offline dos quais você esqueceu
  • Dê uma olhada no Gravador se você grava reuniões, notas ou ideias de música

A etapa que as pessoas deixam passar

Isso me pegou uma vez. Você apaga um monte de coisa, verifica o armazenamento, e o número quase não muda. Parece quebrado. Meio que está, mas há um motivo.

Vá em Fotos, depois Álbuns, depois Apagados Recentemente e limpe tudo.

Os arquivos ficam lá por 30 dias e ainda contam no armazenamento até você removê-los de vez. Se você pular essa parte, a limpeza ainda não vai mostrar o resultado completo. Para mim, foi nessa etapa que a barra de armazenamento finalmente caiu de verdade.

Se a sua categoria Mídia parece enorme e vaga, geralmente são downloads antigos, vídeos gigantes, arquivos de áudio, sobras sincronizadas ou bagunça de capturas de tela. Descobri que o caminho mais rápido foi: remover primeiro os arquivos maiores, desativar os downloads automáticos de podcasts, limpar os downloads offline dos apps e depois esvaziar Apagados Recentemente. Essa combinação fez mais do que ficar mexendo nos Ajustes por meia hora.

Se o número de Mídia não diminuir, eu pararia de confiar no gráfico de armazenamento. O iOS às vezes mantém essa categoria desatualizada por horas, e às vezes até a próxima reindexação depois de carregar. Então não, nem sempre é um problema de arquivo oculto.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas não acho que Mídia seja sempre resolvido apagando mais coisas no Fotos. Muitas vezes o problema é um recache ruim de apps como Música, TV, WhatsApp, Instagram ou CapCut. Apague o app, reinstale e verifique o armazenamento de novo. Isso já liberou 8 GB no meu celular uma vez. Chato, mas funcionou.

Algumas coisas que eu tentaria:

1. Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone. Espere de 2 a 3 minutos. Deixe terminar de calcular.
  2. Desinstale temporariamente e depois reinstale apps grandes de streaming ou edição.
  3. Sincronize com o Finder em um Mac ou com o iTunes no Windows uma vez. Às vezes o armazenamento é atualizado depois de uma sincronização.
  4. Verifique o app Arquivos, No Meu iPhone, Downloads.
  5. Se você usa WhatsApp ou Telegram, limpe a mídia do app dentro do próprio app, não pelo Fotos.

Em termos de app grátis, Clever Cleaner é um dos poucos que vale testar para limpar fotos e vídeos. Ele ajuda a localizar arquivos grandes rapidamente. Mas sozinho não corrige relatórios travados do sistema.

Se você quiser um passo a passo, este guia em vídeo de limpeza de armazenamento do iPhone cobre o processo muito bem.

Aplicativos gratuitos podem ajudar, mas se o número de Mídia estiver travado, sinceramente eu não esperaria que algum app “reparasse” magicamente a contagem de armazenamento do iOS. É aí que eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer. Apps de limpeza são bons para encontrar lixo rápido, mas geralmente não corrigem a própria barra de armazenamento com bug.

O que pode ajudar, além do que o @waldgeist mencionou:

• Verifique em Ajustes > Geral > Data e Hora e confirme que o ajuste automático está ativado. Parece bobo, mas a indexação pode ficar estranha se a hora do sistema estiver errada.
  • Grave um vídeo curto e depois apague. É um truquezinho estranho, mas às vezes isso força o Fotos/armazenamento a recalcular.
  • Se você usa Apple Music ou TV, saia da conta e entre novamente depois de remover os downloads. Já tive mídia “fantasma” persistindo até eu fazer isso.
  • Verifique GarageBand, iMovie, CapCut, VN, InShot. Apps de edição acumulam exportações, caches e mídia de projetos como pequenos goblins.
  • No app Arquivos, verifique também “Apagados recentemente” lá, não só no Fotos.
  • Se você já sincronizou mídia de um computador, tente conectar ao Finder/iTunes e veja se ainda há conteúdo sincronizado antigo vinculado ao dispositivo.

Quanto aos apps gratuitos, o Clever Cleaner é um dos poucos que eu realmente tentaria, porque ele ajuda a encontrar vídeos/capturas de tela grandes sem te acertar instantaneamente com um paywall. Só não espere que ele resolva a burrice do iOS.

Se você quiser uma boa explicação antes de instalar qualquer coisa, esta análise do Clever Cleaner para encontrar fotos e vídeos grandes rapidamente é mais fácil de ler por alto do que a maioria.

Então, sim, app gratuito para encontrar os vilões do armazenamento? Sim. App gratuito para forçar a categoria Mídia a mudar toda vez? Provavelmente não. Essa parte muitas vezes é só o iPhone sendo iPhone.

Concordo com @waldgeist em uma coisa: às vezes o gráfico mente. Mas discordo um pouco de @shizuka e @mikeappsreviewer sobre depender demais de apps de limpeza para um número de Mídia travado. Se a própria categoria estiver congelada, um app geralmente não consegue corrigir a contagem da Apple.

O que eu verificaria e que não foi enfatizado o suficiente:

• downloads do Safari e cache offline da Lista de Leitura
  • anexos do app Mail e caches locais grandes de caixas de correio
  • app Música com Sincronizar Biblioteca desativado e depois reativado
  • incompatibilidade na restauração do backup do dispositivo após atualização do iOS
  • álbuns compartilhados e originais baixados do Fotos do iCloud

Uma correção sorrateira: atualize o iOS se você estiver sequer uma versão secundária atrasado. Já vi o armazenamento se recalcular sozinho logo após uma atualização mais uma carga durante a noite.

O Clever Cleaner é útil, mas principalmente como ferramenta para encontrar arquivos.

Prós:

• grátis para limpeza básica
  • bom para identificar vídeos grandes e bagunça de capturas de tela
  • mais simples do que vasculhar o app Fotos manualmente

Contras:

• não vai forçar a atualização de Mídia/Dados do Sistema
  • não vai limpar caches dentro de todos os apps de terceiros
  • menos útil se o problema for áudio sincronizado ou baixado

Então sim, um app gratuito pode ajudar a identificar lixo rapidamente. Não, ele geralmente não vai fazer milagrosamente uma categoria de Mídia travada voltar a mudar. Se o número continuar congelado por dias, eu sinceramente faria backup do telefone e consideraria uma restauração. É a correção chata, mas funciona com mais frequência do que as pessoas querem admitir.