Meu disco externo parou de montar de repente no meu Mac, e o Utilitário de Disco mostra o erro com.apple.diskmanagement.disenter 49227 quando tento abri-lo. Preciso de ajuda para descobrir se isso é um problema no sistema de arquivos, um problema de gerenciamento de disco do macOS ou um sinal de que o disco está falhando, porque tenho arquivos importantes nele e não quero piorar a situação.
Seu Mac ver a unidade externa no Utilitário de Disco, mas se recusar a montá-la, é um daqueles problemas idiotas que fazem você perder uma hora rapidinho. O erro “com.apple.DiskManagement.disenter” geralmente significa que o macOS vê o hardware, mas engasga quando tenta anexar o sistema de arquivos.
Já vi isso acontecer depois de uma desconexão incorreta, de uma partição exFAT corrompida e, uma vez, depois que um reparo em segundo plano travou sem motivo aparente. Se você quiser uma ordem clara para testar as coisas, é assim que eu faria.
Comece pelo ponto em que o macOS costuma travar
Quando uma unidade foi desconectada do jeito errado, o macOS geralmente inicia o fsck em segundo plano. Às vezes ele termina. Às vezes fica parado ali e impede que o disco seja montado, especialmente em unidades externas maiores e volumes exFAT.
Abra o Terminal e execute:
sudo pkill -f fsck
Digite sua senha. Você não verá os caracteres enquanto digita. Essa parte é normal.
Se a unidade aparecer logo depois, ainda não confie nela. Eu copiaria primeiro os arquivos importantes e lidaria com os reparos depois. Quando uma unidade só monta depois de matar um processo travado, eu trato isso como tempo emprestado.
Use o Utilitário de Disco do jeito que a Apple esconde de você
O Utilitário de Disco vem por padrão com uma visualização reduzida, o que é irritante. Abra-o, clique em Visualização e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos. Agora você deve ver a pilha completa, disco físico, talvez um contêiner, e então o próprio volume.
Execute o Primeiros Socorros em ordem, de cima para baixo:
1. Disco físico
2. Contêiner, se existir
3. Volume
Eu não pararia depois de uma passagem com falha. Já vi o Primeiros Socorros não fazer nada na primeira execução e depois corrigir um problema de diretório na segunda. Não é comum, mas acontece.
Redefina a sessão antes de presumir que a unidade está morta
Às vezes, o serviço de disco na sua sessão de login apresenta falhas. Encerrar a sessão e entrar novamente já resolveu isso para mim mais de uma vez. Se você quiser um teste A/B rápido, experimente outra conta de usuário no mesmo Mac.
Se a unidade montar normalmente lá, o problema geralmente está ligado ao seu ambiente de usuário, a configurações em cache, permissões com comportamento estranho ou algum arquivo de preferências desatualizado.
Desative o Time Machine por um minuto
Isso pode parecer aleatório, mas já vi isso fazer diferença. Se a unidade já foi um disco do Time Machine, o macOS ainda pode tentar acessá-la como um destino de backup.
Desative os backups automáticos em Ajustes do Sistema e depois tente montar a unidade novamente. Às vezes, remover essa reivindicação em segundo plano já é suficiente.
Quando o reparo continua falhando, pare de insistir nele
Se o Primeiros Socorros continua exibindo erros e o disco ainda não monta, eu pararia de tentar forçar reparos. Tentativas repetidas de reparo em um sistema de arquivos danificado nem sempre ajudam. Em alguns casos, elas tornam a recuperação mais complicada.
Nesse ponto, eu partiria para a recuperação de arquivos e tiraria os dados antes de fazer qualquer coisa destrutiva. Disk Drill é uma opção. Ele examina o conteúdo bruto do disco, então às vezes consegue recuperar arquivos mesmo quando o Finder se recusa a montar o volume.
Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não os grave de volta na unidade com problema. Eu fiz isso errado uma vez, anos atrás, e sim, isso piorou as coisas.
Apague somente depois que os arquivos estiverem seguros
Depois que suas coisas importantes estiverem salvas, volte ao Utilitário de Disco, selecione a unidade física e apague-a.
Quanto à escolha do formato:
Somente Mac, use APFS ou Mac OS Expandido com Journaling.
Mac e Windows, use exFAT.
Eu formataria em exFAT no próprio Mac se este disco for usado principalmente nele. Tive menos problemas estranhos de montagem fazendo assim do que usando qualquer ferramenta de formatação vinda de outra máquina.
A ordem importa. Primeiro recupere os dados. Reformate depois. Se o disco sobreviver, ótimo. Se não, pelo menos seus arquivos não ficarão presos nele.
E sim, ejete as unidades externas antes de desconectá-las. As pessoas reviram os olhos para esse conselho até que uma desconexão ruim se transforme em um trabalho de recuperação que leva meio dia.
O erro 49227 costuma ser recuperável, mas o detalhe principal é este. Recuperável para os dados não é o mesmo que recuperável para o sistema de arquivos.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre tratar a unidade com cuidado, mas eu verificaria primeiro o mapa do disco antes de fazer mais tentativas de reparo. Se a tabela de partição estiver danificada, o Primeiros Socorros tende a ficar girando em círculos.
Faça isto no Terminal:
diskutil list
Encontre o disco externo, geralmente /dev/disk2 ou /dev/disk3. Depois execute:
diskutil info /dev/disk2
diskutil verifyDisk /dev/disk2
Se o verifyDisk falhar no nível do disco, você está lidando com problema no mapa de partição ou no hardware, não apenas com um volume corrompido. Se o disco parecer estar bem, mas o volume falhar, isso aponta mais para dano no sistema de arquivos.
Em seguida, verifique o SMART se for um SSD ou HDD USB com suporte de bridge:
diskutil info disk2 | grep SMART
Se você vir sinais de falha de hardware, pare as tentativas de reparo. Retire os dados. O Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de dados no Mac quando uma unidade aparece no Utilitário de Disco, mas não monta. Salve os arquivos recuperados em um disco diferente.
Mais uma verificação que as pessoas costumam pular. Teste a unidade com um cabo diferente, porta diferente e, se possível, um hub alimentado. Já vi alimentação USB fraca causar erros disenter em unidades de 2,5 polegadas.
Se precisar apagar após a recuperação, este guia sobre formatar uma unidade com problema no Terminal do Mac é um passo a passo decente.
Se a unidade montar em outro Mac ou PC, copie seus arquivos primeiro. Não repare primeiro, copie primeiro. Essa ordem importa.
49227 geralmente permite recuperar dados, mas nem sempre é recuperável como um volume limpo e montável. Essa distinção importa mais do que o código de erro em si.
Na verdade, eu contestaria um pouco a ideia de fazer muitas tentativas de reparo logo no início. @mikeappsreviewer e @sterrenkijker cobriram muito bem o caminho usual de reparo, mas se a unidade está fazendo cliques, desconectando, demorando uma eternidade para aparecer ou mostrando o tamanho errado, eu pararia de tratar isso como um simples problema de sistema de arquivos. Isso começa a parecer mais com hardware com falha ou uma ponte USB instável.
Algumas coisas que eu verificaria e que não foram realmente enfatizadas:
- Tente montá-lo no Modo de Segurança no Mac. Isso elimina extensões de kernel/sistema de terceiros e alguns ganchos de disco em segundo plano.
- Verifique os logs do Console logo após uma tentativa de montagem com falha. Procure por
diskmanagementd,kernel,I/O errorou o identificador do disco, comodisk2s1. Se você vir erros repetidos de I/O, isso é uma má notícia. - Se for um gabinete, remova a unidade interna e teste-a em outro gabinete ou adaptador SATA-para-USB. Já vi o gabinete ser o problema inteiro mais de uma vez.
- Se a unidade for exFAT, teste em um PC com Windows também. Às vezes o macOS dá chilique enquanto o Windows ainda consegue ler o suficiente para você copiar os arquivos.
Se o disco estiver visível, mas se recusar a montar, o Disk Drill faz sentido nessa etapa porque ele pode examinar o dispositivo diretamente sem precisar que o Finder coopere. Eu recuperaria os arquivos importantes primeiro e só depois me preocuparia com reparos ou reformatação. Essa ordem evita dores de cabeça.
Além disso, se você quiser uma página mais organizada com passo a passo sobre como corrigir esse tipo de falha de montagem, esta é boa: corrigir erros disenter do DiskManagement no Mac e fazer unidades externas voltarem a montar
Versão curta:
- Se a unidade for detectada normalmente e não aparecerem erros de I/O, sim, provavelmente é recuperável.
- Se ela continuar caindo, travar o sistema ou registrar erros de hardware, recupere os dados agora e não continue mexendo nela.
Esse código de erro por si só é irritantemente vago, o que é bem a cara da Apple tbh.
Sim, muitas vezes recuperável, mas eu não presumiria que o volume em si seja aproveitável só porque os dados provavelmente são.
Pequena discordância com @codecrafter: interromper o fsck não é minha primeira medida, a menos que o Monitor de Atividade ou o ps realmente mostre que ele está travado por muito tempo. Interromper um reparo legítimo pode complicar a situação. Estou mais alinhado com @sterrenkijker quanto a separar problemas no nível do disco de problemas no nível do volume, e @mikeappsreviewer tem razão ao dizer que tentativas repetidas de reparo podem se tornar contraproducentes.
O que eu acrescentaria é o seguinte:
- Verifique Informações do Sistema > USB / Thunderbolt e confirme se o Mac reconhece o gabinete corretamente.
- Compare a capacidade informada da unidade ali com a do Utilitário de Disco. Tamanho incorreto geralmente indica problemas no gabinete ou no hardware.
- Se a unidade estiver girando, ouça tentativas repetidas, paradas de rotação ou pausas. Esses são indícios mais fortes do que o erro 49227 em si.
- Tente uma montagem somente leitura pelo Terminal se o macOS estiver tendo dificuldade com o comportamento normal de montagem. Às vezes isso mostra se gravações ou o journaling são o gatilho.
Se seus arquivos são importantes, o caminho mais seguro geralmente é:
- Pare as tentativas de montagem se a unidade estiver instável.
- Recupere os dados para outro disco.
- Depois teste apagar e reformatar.
Para recuperação, o Disk Drill é uma opção razoável aqui porque ele pode escanear um dispositivo visível, mas não montável.
Prós do Disk Drill
- Bom para escanear unidades que o Finder não monta
- Interface simples no Mac
- Pode visualizar e recuperar muitos tipos comuns de arquivo
Contras
- A qualidade da recuperação ainda depende da saúde física da unidade
- Verificações profundas podem levar muito tempo
- Não faz milagres se o gabinete ou o hardware estiver falhando seriamente
Se o disco continuar desconectando, pule a solução de problemas por software e suspeite do cabo, do gabinete, da placa controladora ou da própria unidade antes de culpar o macOS. O erro 49227 é vago o suficiente para que a causa real frequentemente esteja por trás dele.