O software de recuperação de imagens pode restaurar fotos de um cartão formatado?

Formatei acidentalmente o cartão de memória da minha câmera antes de fazer backup das minhas fotos, e agora estou tentando descobrir se um software de recuperação de fotos pode restaurá-las. Estas são fotos importantes que eu realmente preciso recuperar, então estou procurando orientação sobre as melhores opções de recuperação e o que fazer em seguida sem piorar a situação.

Recuperação de fotos, de alguém que aprendeu da pior maneira

Já passei por alguns momentos bem feios com fotos desaparecidas e, depois do primeiro, mergulhei num buraco sem fim testando aplicativos de recuperação em cartões reserva, discos antigos e alguns pendrives quebrados. A pior parte é sempre a mesma. Você abre um cartão SD depois de uma viagem, um casamento ou um trabalho pago, e a pasta parece errada. Coisas sumiram. Seu estômago afunda na hora.

A primeira atitude importa mais do que o aplicativo que você escolher. Pare de usar o cartão imediatamente. Não tire mais fotos. Não grave mais vídeo. Não cole arquivos nele. Se os dados apagados ainda não tiverem sido sobrescritos, as chances de recuperação ainda são razoáveis. Cada nova gravação piora a situação. Aprendi isso uma vez ao deixar um cartão na câmera para pegar só mais alguns clipes. Péssima ideia. Recuperei menos da metade.

Em termos de software, o que eu sempre acabo usando de novo é o Disk Drill.

Experimentei um monte de alternativas ao longo dos anos. O Disk Drill continua acertando em cheio para mim. Recupera bem e não fica atrapalhando no processo. Já usei em cartões SD, SSDs, discos externos e dispositivos de armazenamento aleatórios de câmeras mais antigas. A interface é simples o bastante para você não passar a primeira hora tentando decifrar o que cada painel significa. Instale, escaneie o dispositivo, visualize os arquivos, recupere para outra unidade. Pronto.

Uma coisa que notei é que ele parece ter sido feito pensando em quem trabalha com foto e vídeo, não só em documentos de escritório e perda genérica de arquivos. A ferramenta Advanced Camera Recovery é útil se você lida com vídeo fragmentado de câmeras, drones ou action cams. Muitos programas encontram pedaços de vídeo, mas depois entregam um arquivo quebrado que não roda. Este faz um trabalho melhor ao reconstruir essas partes em algo utilizável. Também lida com uma grande variedade de formatos RAW, o que importa se o seu conjunto de equipamentos é variado. Canon numa semana, Sony na outra, talvez uma Fujifilm no meio.

Ainda assim, não é a única opção que vale a pena conhecer. Algumas outras aparecem bastante, e cada uma tem seu espaço.

R-Studio

Esse é o que as pessoas mencionam quando a situação fica complicada. Partições danificadas, sistemas de arquivos corrompidos, casos extremos estranhos. Quem trabalha com recuperação profissional parece confiar nele. Pelo que vi, ele vem carregado de opções e é bem profundo. Também acho que muitos usuários comuns de câmera o abrem e pensam, nem pensar. Se você entende de estrutura de armazenamento, faz sentido. Se você quer as fotos do seu casamento de volta hoje à noite, pode parecer demais.

R-Photo

Da mesma empresa do R-Studio, com foco mais restrito. Recuperação de fotos e vídeos. Muita gente menciona porque é gratuito e menos intimidador do que o pacote completo do R-Studio. Se o seu problema é um cartão de câmera com mídia faltando, e não uma unidade inteira com dano de partição, este faz mais sentido como ponto de partida.

Recuva

Nome antigo, ainda existe, ainda é sugerido. Normalmente para casos simples. Você apagou fotos por engano de um cartão ou unidade saudável e quer algo fácil. É aí que ele se encaixa. Layout direto, versão gratuita, pouca complicação. Eu não escolheria ele primeiro se o cartão estiver corrompido ou se o sistema de arquivos estiver uma bagunça.

PhotoRec

Esse tem um público fiel por um motivo. É gratuito, de código aberto, e escaneia assinaturas de arquivos em vez de depender do sistema de arquivos. Quando um cartão é formatado ou está muito danificado, essa abordagem ajuda. A desvantagem é a organização depois. Muitas vezes você perde os nomes originais dos arquivos e a estrutura de pastas, então acaba separando manualmente uma montanha de arquivos recuperados. Fiz isso uma vez com um cartão de viagem. Funcionou, mas nossa, que sofrimento.

DiskDigger

Vejo esse ser mencionado bastante em discussões sobre recuperação em celular, especialmente Android. É mais leve e simples do que alguns dos pacotes maiores, o que algumas pessoas preferem. Para fotos apagadas, trabalhos pequenos e verificações rápidas, ele tem seu lugar. Não encontro muita gente usando para trabalhos grandes em cartão SD com arquivos RAW ou vídeo corrompido de câmeras dedicadas.

A parte que as pessoas ignoram

O aplicativo é só metade da história. O que você faz logo depois da perda de dados importa mais do que a maioria imagina.

Algumas regras que sigo agora:

• Pare de usar o cartão ou a unidade imediatamente
  • Recupere os arquivos para outro dispositivo, nunca de volta para o mesmo
  • Abra os arquivos recuperados antes de apagar qualquer outra coisa
  • Se os arquivos forem críticos, faça primeiro uma cópia do cartão e trabalhe a partir dessa cópia

Eu acrescentaria mais uma coisa por experiência própria. Não confie nas miniaturas. Já recuperei arquivos que pareciam normais na pré-visualização, mas abriam como imagens parciais ou vídeo corrompido. Verifique os arquivos reais.

Depois da recuperação

Depois de recuperar seus arquivos, corrija seu hábito de backup. Mesmo uma segunda cópia simples depois de cada sessão já ajuda muito. Anos atrás, depois de um susto, comecei a copiar os cartões para dois lugares, e isso me salvou mais tarde quando um disco começou a apresentar erros.

Se você fotografa para clientes ou viaja bastante, dividir o trabalho em vários cartões SD é mais seguro do que encher um único cartão gigante com tudo. Perder um cartão já dói. Perder a viagem inteira dói mais.

Sim, se o cartão foi formatado e não foi muito usado depois, um software de recuperação de fotos muitas vezes consegue recuperar as fotos. Uma formatação rápida geralmente apaga a tabela de arquivos, não os dados das fotos em si. Uma formatação completa é pior.

Minha opinião é um pouco diferente da de @mikeappsreviewer. Eu não começaria escaneando o cartão diretamente se as fotos forem muito importantes. Primeiro faça uma imagem byte a byte do cartão no seu computador e depois execute a recuperação na imagem. Se o cartão tiver setores fracos, uma varredura longa pode piorar as coisas.

Melhores chances:

1. Pare de usar o cartão agora.
  2. Use um leitor de cartões, não a câmera.
  3. Faça primeiro uma imagem do disco.
  4. Recupere os arquivos para outra unidade.

Quanto ao software, Disk Drill é uma primeira escolha sólida porque visualiza imagens bem e lida com muitos formatos RAW. Se a formatação apagou os nomes dos arquivos, ferramentas com varredura por assinatura muitas vezes recuperam mais arquivos, mas você perde a estrutura de pastas. Essa parte fica irritante rápido.

Também vale a pena ler se você quiser uma comparação clara de aplicativos de recuperação de fotos:
melhor software de recuperação de fotos para cartões SD formatados e imagens perdidas

Mais uma coisa. Se isso foi uma formatação na câmera depois de fotografar, as taxas de recuperação costumam ser razoáveis. Se você formatou e depois tirou mais fotos, a recuperação cai bastante. Se as imagens forem algo único na vida, pare com o faça você mesmo depois da cópia da imagem e envie para um laboratório profissional.

Sim, às vezes. Um cartão formatado nem sempre significa que as fotos desapareceram para sempre. Se foi uma formatação rápida, o software de recuperação muitas vezes consegue trazer bastante coisa de volta porque a câmera geralmente só limpa o índice, não os dados reais das imagens. Se você continuou fotografando depois da formatação, aí é que as coisas podem piorar rápido.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto: eu não ficaria pulando de aplicativo em aplicativo para sempre no começo. Scans demais em um cartão instável só geram mais estresse para ele. @techchizkid está mais próximo da minha opinião nesse ponto. Se as fotos forem super importantes, faça uma imagem do cartão primeiro ou pelo menos use uma ferramenta confiável e faça isso uma vez só.

Para a recuperação em si, o Disk Drill é uma escolha bem prática para recuperar fotos de cartão SD formatado porque é fácil visualizar o que ainda está lá antes de recuperar. Isso importa mais do que muita gente pensa. Alguns aplicativos encontram arquivos que basicamente são lixo. Se ele enxergar seus JPGs/RAWs e conseguir visualizá-los corretamente, isso é um sinal razoável.

Uma coisa que não mencionam o suficiente: a marca da câmera e o formato importam. Arquivos RAW de algumas câmeras são recuperados sem problemas, mas os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas podem estar perdidos. Então não entre em pânico se os arquivos voltarem com nomes genéricos em números. Isso é normal.

Além disso, se o cartão estiver apresentando problemas físicos, leituras lentas, desconexões, erros, pare de mexer com software e considere um profissional. Fazer por conta própria é barato até você piorar o cartão. Já passei por isso, cometi esse erro, me senti bem idiota depois.

Se você quiser um passo a passo simples, este guia de recuperação de fotos de cartão SD formatado é bem fácil de seguir.

Versão curta:

• formatação rápida = chance razoável
  • formatação completa/dados sobrescritos = chance bem menor
  • use um leitor de cartões
  • recupere para outra unidade
  • Disk Drill é uma boa primeira tentativa

Então sim, um software de recuperação de imagens pode restaurar fotos de um cartão formatado, só que não é 100% garantido.

Sim, muitas vezes. Mas vou discordar um pouco do otimismo de que formato = provavelmente recuperável. Em algumas câmeras, especialmente se você usou o cartão mesmo que brevemente depois, a recuperação pode passar de ótima para péssima rapidamente.

Algumas coisas para ter em mente além do que @techchizkid, @byteguru e @mikeappsreviewer já abordaram:

• Algumas câmeras fazem uma formatação que também recria a estrutura de diretórios de um jeito que confunde ferramentas mais simples.
  • Fotos RAW normalmente têm uma chance melhor do que vídeos, porque arquivos de vídeo costumam estar fragmentados.
  • Se o cartão for falsificado ou estiver falhando, os resultados do software podem parecer melhores na prévia do que na realidade.

Disk Drill é uma escolha razoável aqui.

Prós:

• visualização fácil para JPG e muitos formatos RAW
  • simples o suficiente para usuários não técnicos
  • razoável para encontrar arquivos após uma formatação rápida

Contras:

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem retornar muito lixo ou duplicatas
  • nomes de arquivos/pastas podem não voltar

Se o Disk Drill não encontrar as coisas, PhotoRec ou R-Photo valem a pena como próxima tentativa para uma abordagem de varredura diferente. O mais importante: salve os arquivos recuperados em outro lugar e depois abra vários deles em tamanho real antes de comemorar.