Meu disco rígido parou de aparecer de repente no meu computador, e acho que perdi documentos de trabalho importantes, fotos da família e arquivos pessoais. Preciso de ajuda com a recuperação de dados do disco rígido e quero saber qual é a maneira mais segura de recuperar os arquivos sem piorar o problema.
Passei por isso uma vez com um HDD antigo de 2 TB, e o primeiro erro que cometi foi mexer nele demais. Então, primeiro passo, pare de usar a unidade agora. Não copie nada para ela. Não instale aplicativos de recuperação nela. Não fique abrindo pastas para checar só mais uma coisa. Cada gravação piora a recuperação. Se ela contém seu sistema operacional, desligue e conecte-a a outro computador como unidade secundária, se tiver essa opção.
Antes de sair usando ferramentas, descubra que tipo de falha você tem. A solução para arquivos apagados não é a mesma para uma unidade que está morrendo.
O que eu verifico primeiro:
Problema lógico. Arquivos apagados, formatação acidental, partição corrompida, volume RAW, sistema de arquivos danificado.
Problema físico. Setores defeituosos, erros de leitura, problemas nas cabeças, problemas no motor, sons estranhos.
Execute uma verificação S.M.A.R.T. e veja o que a unidade informa. No Windows, o CrystalDiskInfo é a verificação rápida mais comum. No Mac, o DriveDx faz o mesmo tipo de trabalho. Procure por setores defeituosos, setores realocados, setores pendentes e contagens de erros de leitura.
Coisas que eu trataria como um mau sinal imediatamente:
Cliques ou tique-taques repetidos
Ruído de atrito ou raspagem
A unidade desconecta enquanto o PC está funcionando
A máquina inteira trava quando você abre a unidade
Ela gira, mas o sistema não a detecta
Se você tiver qualquer um desses sinais, vá com calma. Varreduras repetidas em uma unidade mecânica com falha são uma boa forma de piorar a situação. Eu pararia por aí se os arquivos forem importantes e procuraria um laboratório como DriveSavers ou Ontrack. Caro, sim. Ainda assim, mais barato do que perder coisas que você não pode substituir.
Se a unidade estiver silenciosa e ainda aparecer, tente primeiro as verificações mais básicas. As pessoas pulam isso e perdem horas.
Veja aqui:
Lixeira
Histórico de Arquivos do Windows
Versões Anteriores do Windows, clique com o botão direito na pasta, Restaurar versões anteriores
Time Machine no Mac
Pastas de lixeira na nuvem no OneDrive, Google Drive, Dropbox, iCloud
Anexos de e-mail, e-mails enviados, uploads antigos de chat
Se nada disso funcionar, passe para um software de recuperação. Já tive resultados razoáveis começando com o Disk Drill. Ele é bom para arquivos apagados, discos formatados, partições danificadas e volumes RAW. O recurso de visualização importa mais do que as pessoas imaginam. Se as visualizações parecerem quebradas, o resultado da recuperação muitas vezes também será.
A ordem segura é assim:
Instale o aplicativo de recuperação em uma unidade diferente.
Conecte o HDD com problema como disco secundário, se possível.
Execute primeiro uma varredura rápida.
Se a varredura rápida não encontrar as coisas, execute a mais profunda.
Visualize os arquivos antes de recuperá-los.
Salve os arquivos recuperados em outro disco, nunca de volta no mesmo HDD.
Abra os arquivos recuperados e teste-os. Fotos, documentos, vídeos, tudo isso.
Se o disco tiver setores defeituosos, eu criaria uma imagem dele primeiro e trabalharia a partir dessa imagem. Cópia setor por setor, depois escaneie a cópia. Aprendi isso tarde, irritantemente tarde. Se a varredura travar no meio, você ainda terá o original o mais intacto possível.
Quando eu pararia de tentar com software:
Cliques altos
Não gira ao ligar
A unidade desaparece repetidamente
O software vê o disco, mas não encontra nada, mesmo você sabendo que havia dados ali
Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção realista. O preço típico fica em torno de $300 a $1500 ou mais, dependendo do que falhou. Eles têm equipamentos de sala limpa e peças doadoras. Recuperação em casa não tem isso.
Se você quiser a versão curta, é esta. Pare de usar a unidade. Verifique o S.M.A.R.T. Tente backups e pastas de lixeira. Use software de recuperação a partir de outra unidade. Recupere para outra unidade. Se ela clicar, raspar ou desaparecer, pare e envie para um serviço especializado.
Eu começaria pelo relatório S.M.A.R.T. primeiro. Isso geralmente mostra se é uma bagunça no sistema de arquivos ou se o disco está no fim da vida.
Se a unidade não estiver aparecendo de jeito nenhum, eu gastaria 2 minutos no hardware antes de fazer varreduras. Troque o cabo SATA ou USB. Tente uma porta diferente. Tente um gabinete ou dock com alimentação própria se for um HDD de 3,5 polegadas. Uma porta USB fraca engana as pessoas o tempo todo. Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre começar sempre com S.M.A.R.T., porque se o BIOS ou o Gerenciamento de Disco não vê a unidade, você precisa verificar as conexões primeiro.
Depois verifique onde está a falha:
O BIOS vê, o Windows não. Provavelmente é problema de partição, sistema de arquivos ou letra da unidade.
O Gerenciamento de Disco vê como não alocado ou RAW. Não formate.
Nada vê. Mais grave.
No Windows, abra o Gerenciamento de Disco e veja se o disco aparece com o tamanho correto. Se aparecer, não o inicialize. Esse aviso engana muita gente.
Se a unidade montar como somente leitura ou funcionar pela metade, copie primeiro os arquivos mais importantes, começando pelos menores e insubstituíveis. Documentos e fotos antes de vídeos enormes.
Para recuperação por software, o Disk Drill é uma escolha sólida se o disco for detectado. Ele lida bem com partições perdidas e arquivos excluídos, e a visualização ajuda você a evitar perder horas. Salve a recuperação em outra unidade.
Se você quiser um passo a passo visual rápido, este guia em vídeo sobre software de recuperação de HDD e etapas seguras para resgatar arquivos é fácil de seguir.
Mais uma coisa: se isto for um SSD, não continue refazendo varreduras nele após a exclusão. O TRIM faz os dados antigos desaparecerem rápido. É outra história.
Se a unidade “de repente parou de aparecer”, eu acrescentaria uma coisa em que nem @mikeappsreviewer nem @techchizkid insistiram o suficiente: verifique se isso é realmente uma falha do gabinete/adaptador antes de tratar como se fosse um disco rígido morto. Já vi muitos HDDs externos parecerem mortos quando a placa ponte USB barata era o verdadeiro problema. Retire a unidade do gabinete, se puder, e conecte-a diretamente via SATA, ou teste uma dock alimentada que você saiba que funciona.
Além disso, tenha cuidado com ferramentas de reparo automático. Eu sei que as pessoas adoram executar o chkdsk no segundo em que o Windows começa a se comportar de forma estranha, mas em uma unidade instável isso pode virar uma bagunça rapidamente. Se os arquivos forem importantes, eu não deixaria o Windows “corrigir” nada ainda. O mesmo vale para clicar em “Inicializar disco” quando isso for solicitado. É aí que as pessoas clicam em pânico e depois se arrependem.
Minha ordem seria:
- Testar alimentação, cabo, gabinete e outra máquina.
- Verificar se a unidade esquenta ou sequer gira.
- Se ela aparecer mesmo que por pouco tempo, fazer primeiro um clone ou imagem completa, se possível.
- Só então verificar o clone, não o original, se a unidade parecer instável.
Se a unidade estiver legível o suficiente, o Disk Drill é uma escolha razoável para recuperação de dados de disco rígido porque é simples quanto às visualizações e geralmente mais fácil para quem não é técnico do que algumas ferramentas mais antigas. Mas eu só o usaria depois de descartar os problemas de conexão. Muita gente vai direto para as varreduras quando a placa USB é a verdadeira idiota da sala.
Se você quiser um passo a passo de recuperação de disco rígido no Windows, este guia fácil de recuperação de disco rígido no Windows é mais útil do que muitos posts só de texto.
Há uma coisa da qual eu discordo um pouco do @techchizkid: copiar arquivos individualmente de uma unidade que “funciona pela metade” nem sempre é o melhor se ela estiver se degradando rápido. Às vezes, forçar o sistema de arquivos repetidamente é pior do que fazer uma única passagem de clone direto. Depende de quão ruim o disco realmente está.
Se a unidade estiver fazendo barulho, não estiver girando ou desconectando a cada poucos segundos, pare com as tentativas caseiras. Isso é caso de laboratório.