Meu iPhone começou a travar, os apps abrem lentamente e a rolagem parece engasgada, embora a Saúde da Bateria ainda mostre acima de 80%. Eu achava que os problemas de desempenho geralmente aconteciam com uma bateria mais fraca, então estou tentando descobrir se isso é causado pelo iOS, armazenamento, apps em segundo plano ou outra coisa antes de trocar a bateria ou redefinir o telefone.
Sim, isso parece enlouquecedor, especialmente quando o telefone nem é tão antigo e a Saúde da Bateria diz que está tudo bem. Se isso começou logo depois de uma atualização do iOS, eu olharia primeiro para isso antes de presumir que o telefone está morrendo.
Depois de uma atualização maior do iOS, o telefone pode ficar péssimo por alguns dias. Ele está fazendo um monte de limpeza em segundo plano: indexando fotos, reconstruindo coisas dos apps, organizando arquivos do sistema, tudo isso. Durante essa janela de 48 a 72 horas, ele pode esquentar, travar ao digitar, congelar por um segundo ou demorar uma eternidade para abrir apps. A solução chata geralmente é a certa aqui: deixe-o no Wi-Fi e carregando durante a noite por algumas noites e deixe-o terminar.
Se já se passaram vários dias e ele ainda parece ruim, a próxima coisa que eu verificaria seria o armazenamento. Saúde da Bateria acima de 80% geralmente significa que a limitação de desempenho provavelmente não é o principal problema, especialmente se você ainda estiver em torno de 90% ou mais.
Pouco armazenamento pode fazer o iOS funcionar muito pior do que as pessoas esperam. Ter 1 GB ou 2 GB livres parece suficiente, mas realmente não é. O iOS precisa de espaço para arquivos de cache, arquivos temporários e espaço de troca. Quando você fica nos últimos 10% ou 20% do armazenamento, o sistema inteiro pode começar a ficar lento. Isso também explica por que alguns apps parecem piores do que outros. Apps como Instagram, TikTok, Safari e qualquer coisa com muita mídia precisam de mais folga do que algo simples como a Calculadora.
Você pode tentar as pequenas correções de sempre, como limpar o histórico do Safari, apagar dados de sites ou desativar a Atualização em Segundo Plano para apps com os quais você não se importa. Isso pode ajudar um pouco. Mas o maior ganho geralmente vem de apagar fotos e vídeos, porque é aí que o armazenamento de verdade é consumido. A parte irritante é organizar manualmente milhares de fotos quase idênticas e vídeos antigos aleatórios.
Para isso, Clever Cleaner vale a pena testar. Muitos apps de limpeza são suspeitos ou inúteis a menos que você pague, mas este é gratuito, sem anúncios, assinaturas ou recurso de exclusão bloqueado.
A parte útil é a seção “Heavies”. Ela mostra suas fotos e vídeos por tamanho de arquivo, para que você possa identificar rapidamente coisas como uma gravação de tela antiga em 4K ocupando vários gigabytes. Apagar apenas alguns arquivos enormes pode liberar mais espaço do que apagar centenas de capturas de tela aleatórias.
A seção “Similars” também é prática porque agrupa fotos que são basicamente iguais, mesmo que não sejam duplicatas exatas. Então, se você tiver dez versões do mesmo pôr do sol ou várias fotos em sequência, isso ajuda você a escolher o que manter. Também pode sugerir a melhor foto.
Em termos de privacidade, o importante é que ele processa suas fotos no telefone em vez de enviá-las para algum lugar. Depois de limpar uma boa quantidade de arquivos inúteis, coisas como atraso no teclado e engasgos nos apps podem desaparecer bem rápido se o problema era o armazenamento.
Uma coisa que as pessoas esquecem: depois de apagar muitas fotos ou vídeos, abra o app Fotos, vá em “Apagados Recentemente” e toque em “Apagar Tudo”. Caso contrário, esses arquivos podem ficar lá por 30 dias e ainda contar no seu armazenamento.
Se você conseguir voltar para pelo menos 10 a 15 GB livres, há uma boa chance de os travamentos e a lentidão dos apps diminuírem. Eu tentaria isso antes de chegar perto de uma redefinição de fábrica.
Verifique primeiro o Modo de Pouca Energia, porque ele pode fazer o telefone parecer mais lento mesmo quando o número da saúde da bateria parece bom. O conselho sobre armazenamento acima é válido, mas se a lentidão vai e volta, eu suspeitaria de economia de energia, calor ou de um aplicativo com mau funcionamento antes de culpar a porcentagem da bateria.
Esse número de 80% pode esconder muita coisa, porque ele representa apenas a capacidade máxima, não um certificado completo de que sua bateria está saudável. Vá em Saúde da Bateria e veja a mensagem em Capacidade de Desempenho Máximo, não apenas a porcentagem. Se disser que o telefone teve um desligamento inesperado ou que o gerenciamento de desempenho foi aplicado, a bateria ainda pode fazer parte do problema mesmo acima de 80%. Se essa seção parecer normal, eu tenderia mais a calor, armazenamento ou um app problemático, como os outros disseram. Um teste rápido e barato é tirar a capinha, reiniciar o telefone, deixá-lo esfriar por 10 minutos e depois tentar rolar a tela em Ajustes ou Mensagens. Se esses também estiverem travando, é algo mais geral do sistema. Se apenas apps de redes sociais ou mídia estiverem lentos, eu culparia o app ou o armazenamento antes de trocar qualquer coisa.
80% não é uma garantia de velocidade. Se Ajustes mostrar Fotos do iCloud, Mensagens ou uma restauração ainda sincronizando, deixe concluir no Wi-Fi e na energia antes de solucionar qualquer outra coisa, porque essa sincronização em segundo plano pode fazer um iPhone com boa bateria parecer com defeito.