Por que o armazenamento do meu iPhone ainda está cheio mesmo eu tendo apagado todas as minhas fotos?

Excluí todas as minhas fotos para liberar espaço, mas o armazenamento do meu iPhone ainda está quase cheio. Verifiquei o app Fotos e esperava ter mais armazenamento disponível, mas quase nada mudou. O que devo fazer para limpar o armazenamento oculto de fotos, os itens Apagados Recentemente, problemas de sincronização do iCloud ou dados do sistema que estão ocupando espaço?

Sim, isso é uma coisa de armazenamento do iPhone extremamente irritante. Você apaga um lote enorme de fotos, espera ver bastante espaço voltar, e então a barra de armazenamento simplesmente fica ali como se nada tivesse acontecido. Às vezes, por um tempo, ela até parece pior.

O primeiro lugar que eu verificaria é Apagados Recentemente. Apagar fotos no app Fotos não as remove de fato imediatamente. O iOS as mantém por 30 dias, e elas ainda ocupam espaço no telefone até você limpá-las manualmente.

Vá em Fotos > Álbuns, role para baixo até Apagados Recentemente e depois escolha “Apagar Tudo”. Se você pular essa etapa, basicamente só moveu as fotos para uma sala de espera em vez de liberar armazenamento.

Se Apagados Recentemente já estiver vazio, então o Fotos do iCloud provavelmente está envolvido. Quando o Fotos do iCloud está ativado, seu telefone precisa sincronizar todas essas exclusões com os servidores da Apple para que as mesmas mudanças aconteçam em todos os seus dispositivos. Se sua conexão estiver lenta, ou se o telefone já estiver sufocando porque o armazenamento está quase cheio, isso pode levar um tempo.

Verifique também se Otimizar Armazenamento do iPhone está ativado. Essa configuração confunde muita gente. Se estiver ativada, seu telefone pode estar armazenando apenas versões locais menores das fotos, enquanto os arquivos em resolução total ficam no iCloud. Então apagar 1.000 fotos pode não liberar tanto espaço local quanto você esperava, porque você estava principalmente apagando miniaturas ou cópias menores do telefone.

Pouco armazenamento também pode fazer o telefone inteiro parecer horrível. Os apps ficam lentos, a câmera fica devagar, reinicializações aleatórias acontecem, e tudo começa a parecer mais velho do que realmente é. O iOS precisa de algum espaço vazio para arquivos temporários, cache e processos em segundo plano. Quando ele não tem espaço para trabalhar, tudo fica estranho.

Uma coisa simples que pode ajudar é uma reinicialização forçada. A tela de armazenamento do iPhone nem sempre atualiza imediatamente, então reiniciar pode fazê-la recalcular. Nos iPhones mais novos, pressione aumentar volume, pressione diminuir volume e depois mantenha pressionado o botão lateral até o logotipo da Apple aparecer.

Se o armazenamento ainda parecer errado depois disso, veja o que realmente está ocupando espaço. Muitas vezes não são as fotos que você pensa. Pode ser vídeos antigos em 4K, fotos em sequência, imagens que parecem duplicadas, capturas de tela ou uma pilha gigante de “Dados do Sistema” que se recusa a fazer sentido.

O app Fotos integrado é bem limitado aqui porque não permite classificar sua biblioteca por tamanho de arquivo. Acabei testando alguns apps de limpeza, e o que eu realmente recomendaria é o Clever Cleaner. Normalmente fico desconfiado desses apps, mas este é realmente gratuito. Sem anúncios, sem teste falso de 3 dias, sem paywall.

A parte útil para mim foi a aba Heavies, já que ela classifica a mídia por tamanho. Isso deixa óbvio quais vídeos estão consumindo todo o espaço. Também tem uma aba Similars que encontra fotos quase duplicadas, o que ajuda quando você tem dez versões da mesma foto e só precisa de uma. Ele também processa tudo no dispositivo, então suas fotos não são enviadas para outro lugar.

Também não se esqueça do Mensagens. Conversas em grupo podem acumular silenciosamente anos de vídeos, memes, GIFs e anexos aleatórios. Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Mensagens e depois veja os anexos grandes.

Se nada disso mover a barra de armazenamento, pode ser algum tipo de falha de banco de dados ou de cache. Algumas pessoas tiveram sorte ajustando a data do telefone alguns anos para o futuro, abrindo Fotos e depois voltando a data, o que às vezes pode fazer o iOS limpar lixo antigo em cache. Mas eu trataria isso como um truque de último recurso.

Na maioria das vezes, limpar Apagados Recentemente, remover os vídeos enormes ou duplicados, verificar o Mensagens e reiniciar já é suficiente para recuperar o espaço e fazer o telefone voltar ao normal.

Excluir fotos de um telefone que armazena os originais é bem diferente de excluir fotos em um telefone que já estava usando o iCloud “Otimizar Armazenamento”. No segundo caso, você pode ter apagado um monte de fotos, mas apenas uma pequena quantidade de dados locais, então a barra de armazenamento quase não se move. Concordo com @mikeappsreviewer sobre Apagados Recentemente, mas eu também verificaria o status de sincronização do app Fotos: abra Fotos, vá para Biblioteca, role até o final e veja se diz que a sincronização está pausada ou aguardando Wi‑Fi/energia. Conecte o aparelho à energia, conecte ao Wi‑Fi, deixe o app Fotos aberto por um tempo e depois reinicie. Não fique ativando e desativando o Fotos do iCloud enquanto o armazenamento estiver cheio, porque isso pode fazer o telefone tentar verificar novamente ou baixar de novo algumas coisas e piorar a bagunça. Se Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone mostrar que “Fotos” na verdade não é mais a categoria grande, então o espaço está sendo consumido em outro lugar, geralmente Mensagens, cache de apps, downloads ou Dados do Sistema.

Excluir fotos e recuperar o armazenamento imediatamente são dois casos diferentes. @mikeappsreviewer está certo sobre Apagados Recentemente, mas mesmo depois disso, o iOS pode não limpar o banco de dados/cache do Fotos até ter um pouco de folga. Se o telefone estiver com quase zero espaço, exclua ou descarregue temporariamente um aplicativo grande, reinicie e depois deixe-o bloqueado no Wi‑Fi e na energia por um tempo. Parece contraditório, mas liberar um pouco de espaço primeiro pode permitir que o iOS conclua a limpeza que não estava conseguindo fazer. Eu evitaria truques estranhos com a data, a menos que você tenha um backup e nada mais tenha funcionado.

Verifique a categoria de armazenamento antes de apagar qualquer outra coisa.

Se Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone não mostrar mais Fotos como o item grande, então você talvez já tenha resolvido a parte das fotos e o celular esteja cheio por outro motivo. A barra colorida no topo é vaga. A lista abaixo importa mais. Mensagens, Arquivos, filmes baixados, podcasts, WhatsApp, Telegram, downloads do Safari e caches de apps podem estar lá enquanto você continua culpando o Fotos.

Um pequeno alerta sobre a orientação de Apagados Recentemente: esvazie isso só se tiver certeza de que não precisa recuperar essas imagens. Essa é a exclusão de verdade. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, a exclusão normalmente também sincroniza com seus outros dispositivos Apple, então não trate isso como se estivesse limpando apenas este iPhone.

Quanto ao armazenamento oculto de fotos, procure fora do app Fotos. Uma imagem pode existir no Fotos, em uma conversa do Mensagens, em um chat do WhatsApp e no Arquivos como cópias separadas. Excluí-la do Fotos não vai remover todas as cópias que estão dentro de outros apps. Vá em Armazenamento do iPhone, toque nos maiores apps e veja se eles oferecem opções de revisar/apagar documentos, mídia ou anexos.

Se o Fotos ainda estiver enorme depois que Apagados Recentemente estiver vazio, pare de mexer nas configurações por um tempo. Libere alguns GB descarregando um app grande, conecte o celular à tomada, conecte ao Wi‑Fi, deixe-o bloqueado e permita que o iOS faça a limpeza dele. Uma ferramenta como Clever Cleaner pode ser útil para identificar vídeos enormes ou itens quase duplicados, mas não vai limpar os Dados do Sistema do iOS por mágica.

Eu teria cuidado com o truque de mudar a data. Pode funcionar para algumas pessoas, mas é uma gambiarra confusa em um celular que depende do iCloud, de logins de apps, apps bancários e códigos de autenticação em dois fatores. Se o banco de dados de armazenamento ainda parecer quebrado depois das etapas normais de limpeza, a solução mais limpa geralmente é fazer um backup criptografado em um computador, apagar o celular e depois restaurar. Isso é chato, mas menos suspeito do que bagunçar o relógio do celular.