Apaguei acidentalmente fotos do cartão de memória da minha câmera Nikon antes de fazer backup, e algumas delas são realmente importantes. Estou tentando encontrar uma maneira gratuita de recuperar fotos apagadas da Nikon sem pagar por software, e preciso de ajuda para descobrir o que realmente funciona antes de piorar a situação.
Sim, mas há limites.
O principal, e é aí que muita gente se complica, é simples. Se as fotos apagadas já foram sobrescritas, as ferramentas gratuitas não vão trazê-las de volta. Aprendi isso da pior forma em um cartão antigo da Nikon depois que continuei fotografando, pensando que ia resolver depois. Péssima ideia. Então a primeira coisa: pare de usar o cartão SD agora. Não tire mais fotos. Não copie nada para ele. Não o formate de novo. Cada gravação extra reduz suas chances.
Se você quer o ponto de partida menos irritante, eu usaria Disk Drill. Ele não é totalmente gratuito, mas no Windows você tem até 100 MB de recuperação sem custo. Para testar um cartão da Nikon, isso geralmente basta para ver se os arquivos perdidos ainda estão lá. Às vezes também é suficiente para recuperar alguns JPEGs ou até algumas fotos RAW.
Como eu faria:
- Tire o cartão SD da Nikon e conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
- Instale o Disk Drill no seu computador. Não no cartão SD.
- Abra o programa, selecione o cartão SD e clique em Search for lost data.
- Use Universal Scan. Pela minha experiência, é a primeira tentativa mais segura para arquivos apagados e cartões formatados rapidamente.
- Quando a verificação terminar, abra Review found items e confira Pictures.
- Se você fotografa em RAW, procure por .NEF e olhe ali primeiro.
- Visualize os arquivos antes da recuperação. Se a visualização abrir corretamente, eu consideraria isso um bom sinal.
- Salve os arquivos recuperados no seu computador ou em outra unidade. Não os coloque de volta no mesmo cartão SD.
Se você precisar de mais de 100 MB gratuitos e não quiser pagar, o PhotoRec é a alternativa mais comum. Funciona. Eu já usei. Também parece um software de outra era. Sem visualizações elegantes, interface bem crua, e os arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes genéricos em vez dos originais. Ainda assim, se o seu objetivo é recuperar os arquivos e você não se importa com acabamento, ele faz o trabalho com mais frequência do que as pessoas esperam.
Algumas coisas que valem a pena verificar antes de ficar com raiva do cartão:
- Se sua Nikon estava salvando arquivos NEF, confirme se o aplicativo de recuperação lida bem com NEF. Algumas ferramentas gratuitas funcionam bem com JPEGs e depois travam com RAW.
- Se um arquivo NEF recuperado não abrir no aplicativo Fotos do Windows, não descarte isso ainda. Tente primeiro um software com suporte adequado a RAW da Nikon.
- Se você também perdeu vídeo, execute Advanced Camera Recovery no Disk Drill depois da verificação normal. Já vi verificações comuns ignorarem arquivos de vídeo da câmera, e então esse modo recuperar alguns deles.
Além disso, veja se as fotos já não existem em outro lugar. Já vi pessoas recuperarem arquivos que já tinham em uma pasta no notebook, ou sincronizados pelo SnapBridge, Nikon Image Space, Google Photos, Dropbox ou algum outro backup que tinham esquecido. Leva dois minutos para verificar. Economiza uma hora de dor de cabeça.
Mais uma coisa. Se o cartão estiver fisicamente danificado, não aparecer no computador ou continuar perdendo a conexão durante a verificação, eu pararia por aí. Eu não insistiria com várias tentativas. Isso costuma terminar mal. Nesse ponto, um serviço profissional de recuperação é a opção mais segura.
Então sim, a recuperação gratuita é possível em alguns casos. Eu começaria com o Disk Drill porque é fácil e os 100 MB gratuitos mostram rapidamente se a recuperação parece promissora. Se você precisar de uma opção sem custo, o PhotoRec ainda vale a tentativa, mesmo que seja meio brutal de usar.
Sim, a recuperação gratuita é possível, se o cartão não tiver sido sobrescrito. Essa parte importa mais do que o software.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre parar de usar o cartão. Discordo um pouco sobre começar com o PhotoRec, a menos que você seja paciente. Ele é gratuito, mas é bagunçado, os nomes dos arquivos ficam alterados, e organizar 800 arquivos recuperados é um saco.
Minha ordem seria:
-
Verifique primeiro se há arquivos ocultos.
Às vezes as fotos ainda estão lá e a tabela de arquivos ficou estranha. No Windows, ative os itens ocultos. No Mac, use Command + Shift + Period no Finder. -
Tente o software da Nikon que você já tem.
O NX Studio ou instalações mais antigas do Nikon Transfer ajudaram algumas pessoas a ver arquivos que outros aplicativos não encontraram. Não é comum, mas vale 5 minutos. -
Execute o Windows File Recovery se você usa Windows.
É gratuito da Microsoft. Só funciona por linha de comando, então é feio, mas não custa nada. Funciona melhor em cartões com exclusão simples, pior depois de formatação. -
Se você quiser uma varredura fácil primeiro, use o Disk Drill.
Não é gratuito sem limite, mas é uma das melhores formas de visualizar o que ainda pode ser recuperado antes de perder tempo. Para RAW da Nikon, procure suporte a NEF e visualize esses primeiro. -
Se zero reais é o limite absoluto, use o PhotoRec por último.
Ele ignora o sistema de arquivos e extrai arquivos por assinatura. Ótimo para JPEG e muitas vezes razoável para NEF. Ruim para nomes originais e estrutura de pastas.
Dica pequena: faça primeiro uma imagem completa do cartão SD com USB Image Tool ou Win32 Disk Imager. Depois analise a imagem, não o cartão. É mais seguro se o cartão estiver instável.
Se o cartão faz cliques, desconecta ou lê devagar pra caramba, pare. A recuperação por software fica arriscada nessa situação.
Em termos de intenção de busca, esta é a versão em português simples que as pessoas procuram: recuperar fotos apagadas de um cartão SD Nikon gratuitamente.
Além disso, este clipe curto é bom se você quiser um passo a passo visual rápido, veja uma demonstração rápida de recuperação de fotos de cartão SD Nikon.
Sim, você pode, mas eu acrescentaria uma coisa que @mikeappsreviewer e @suenodelbosque só mencionaram de leve: às vezes as fotos Nikon “excluídas” ainda ficam visíveis por causa de alguma esquisitice no próprio banco de dados da câmera, não porque realmente sumiram. Antes de fazer varreduras de recuperação, coloque o cartão em um leitor e verifique manualmente as pastas DCIM no seu computador. Também procure arquivos sidecar e pastas vazias estranhas. Já vi cartões Nikon se comportarem de forma boba depois de serem removidos rápido demais.
Outro truque meio grátis é usar um USB live do Linux e rodar o TestDisk/PhotoRec por lá, para o Windows não ficar cutucando o cartão em segundo plano. É meio nerd, mas mais seguro na minha opinião.
Se você quiser a primeira verificação mais fácil, o Disk Drill ainda é a opção mais prática porque você pode visualizar rapidamente o que é recuperável, especialmente arquivos NEF da Nikon. Não concordo totalmente que verificar arquivos ocultos resolva muita coisa, mas leva 30 segundos, então tanto faz.
Também vale a pena ler este tópico com dicas reais de recuperação de fotos Nikon de fotógrafos.
Regra de ouro: recupere para outra unidade. Não para o mesmo cartão. Faça isso errado e aí sim, acabou bem rápido.
Um ângulo que os outros mal mencionaram: verifique se o cartão estava bloqueado ou se a câmera apenas removeu as entradas do índice. Em alguns cartões Nikon, as fotos parecem ter sumido na câmera, mas ainda abrem normalmente se você copiar o cartão inteiro para um PC primeiro.
Eu discordaria um pouco de partir direto para varreduras pesadas de recuperação, a menos que as verificações básicas falhem. As varreduras são úteis, mas se o sistema de arquivos estiver apenas levemente corrompido, uma cópia completa das pastas pode preservar mais metadados.
Minha opinião:
- Primeiro, clone o cartão, se possível.
- Depois, tente uma cópia simples de arquivos de toda a árvore DCIM.
- Depois disso, use ferramentas de recuperação.
Sobre o Disk Drill:
Prós
- Pré-visualizações fáceis
- Boa detecção de arquivos NEF da Nikon
- Rápido para verificar se a recuperação é sequer possível
Contras
- O limite de recuperação gratuita é pequeno
- Pode levar as pessoas a recuperar apenas pré-visualizações em vez dos arquivos completos
- Não é realmente gratuito e ilimitado
@suenodelbosque, @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer têm razão sobre não gravar nada de volta no cartão. Essa parte é a mais importante. Se você quiser algo totalmente gratuito, TestDisk mais PhotoRec ainda é a opção sem custo. Se você quiser a verificação mais rápida de sanidade antes de gastar horas, o Disk Drill é o meio-termo prático.