Meu cartão SD parou de funcionar de repente depois que movi fotos e vídeos do meu celular, e agora ele aparece como corrompido no meu computador. Estou tentando encontrar ferramentas gratuitas de recuperação de dados de cartão SD que sejam seguras e realmente funcionem, porque eu realmente preciso recuperar arquivos importantes que não tinham backup. Procuro recomendações e também dicas sobre a melhor maneira de recuperar dados de um cartão SD corrompido sem piorar a situação.
Perder arquivos de um cartão SD é ruim, mas nem sempre é o fim. Já tive cartões que pareciam vazios e ainda assim consegui recuperar coisas, principalmente quando parei de usar o cartão imediatamente. O que geralmente acontece é que o cartão perde primeiro o registro do arquivo. Os dados muitas vezes continuam lá até que algo novo seja gravado por cima. Fotos novas, clipes de vídeo, downloads de aplicativos, qualquer coisa disso, é o que arruína a recuperação.
Antes de mexer em qualquer aplicativo de recuperação, eu faria isto primeiro.
- Pare de usar o cartão SD. Nada de novas gravações. Nada de transferências de arquivos. Nada de prompts aleatórios de reparo.
- Conecte-o com um leitor de cartões, não pela câmera nem pelo celular.
- Se o cartão continuar desconectando, travar, aparecer como RAW ou parecer instável, faça primeiro uma imagem byte por byte. Faça a varredura da imagem, não do cartão.
- Salve os arquivos recuperados em outro lugar. O disco do seu PC serve. Outro disco externo serve. Não grave de volta no mesmo cartão SD.
Quanto ao software, é assim que eu classificaria.
Este é o que eu usaria primeiro para a maioria dos problemas com cartão SD. Achei mais fácil de usar do que muitas das ferramentas mais antigas. Você tem pré-visualizações antes da recuperação, o que me poupou tempo porque eu não precisei restaurar primeiro pilhas de arquivos inúteis. Ele lida com arquivos excluídos, cartões formatados, cartões RAW e alguns casos de corrupção. Também reconhece formatos RAW comuns de câmera, como CR2, CR3, NEF, ARW, RAF e outros.
A parte em que eu prestaria atenção é a Recuperação Avançada de Câmera. Se o que está faltando veio de câmeras de ação, drones, dashcams, GoPros, equipamentos DJI, Insta360, Canon, Nikon, Sony e dispositivos semelhantes, isso importa. Vídeo fragmentado é onde muitas ferramentas falham. Elas encontram pedaços. Depois o arquivo recuperado não abre, ou roda meio segundo e para. Este aqui tende a se sair melhor com esses arquivos de vídeo fragmentados. No Windows, você também tem até 100 MB de recuperação gratuita, e a pré-visualização está disponível antes de confirmar.
PhotoRec
Se você precisa de uma opção gratuita e não se importa com algumas limitações, é este ao qual as pessoas sempre voltam. Com razão. Ele faz varredura mesmo quando o sistema de arquivos está bem comprometido, e suporta uma enorme quantidade de tipos de arquivo. Já vi ele recuperar arquivos de cartões que outras ferramentas ignoraram.
A desvantagem é o fluxo de trabalho. Não é amigável. Os nomes de arquivos e pastas geralmente não voltam como eram. Você acaba com um monte de arquivos recuperados com nomes alterados, e depois precisa organizar a bagunça manualmente. Funciona. Não é bonito.
Recuva
Este serve para recuperações menores e mais simples no Windows. Se você excluiu arquivos comuns de um cartão FAT32 ou exFAT normal e funcional não faz muito tempo, vale tentar. É leve, gratuito e rápido de executar.
Eu não escolheria este primeiro para cartões danificados, formatos RAW mais novos de câmera ou vídeo fragmentado de câmeras. É aí que ele começa a parecer limitado.
UFS Explorer
Este é para os casos em que a situação do cartão fica mais complicada. Sistema de arquivos danificado. Cartão formatado. Precisa de mais controle sobre as configurações de varredura. Precisa trabalhar a partir de uma imagem de disco. Ele faz muita coisa, e já vi pessoas conseguirem bons resultados com ele quando aplicativos mais simples não foram suficientes.
A desvantagem fica óbvia depois de cinco minutos. A interface é mais técnica. Se você quer algo fácil, este não é o mais fácil.
R-Photo
No Windows, esta é uma boa opção gratuita se tudo o que importa para você são fotos e vídeo. É gratuito para uso pessoal, mais organizado do que o PhotoRec, e as pré-visualizações ajudam bastante. Gostei mais dele do que esperava na primeira vez que usei, principalmente porque desperdiçou menos tempo.
A limitação é simples. Ele se concentra na recuperação de mídia, não em todo tipo de arquivo possível.
Se você quiser o caminho menos doloroso, comece com o Disk Drill, veja a pré-visualização do que ele encontrar e recupere para outra unidade. Se quiser tentar opções gratuitas primeiro, experimente o PhotoRec ou o R-Photo. Se o cartão SD estiver instável, não continue forçando com varreduras repetidas. Faça primeiro uma cópia byte por byte e depois trabalhe a partir da cópia. Essa etapa importa mais do que as pessoas pensam.
Se o cartão aparece como corrompido, eu dividiria suas opções pelo tipo de falha que você tem.
Se o Windows ainda mostra o tamanho do cartão, mesmo como RAW ou não alocado, comece com uma ferramenta de varredura. Se o tamanho aparece errado, ou o cartão desconecta, você também está lidando com desgaste de hardware. Nesses casos, ferramentas gratuitas costumam bater no limite rapidamente.
Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O Recuva costuma ser limitado demais para corrupção em cartão SD. Serve para exclusões simples, mas não seria minha primeira escolha para um cartão com defeito.
Ferramentas gratuitas que valem a tentativa:
- TestDisk, para reparo de partição e correções no setor de boot. Mais para tentar tornar o cartão legível de novo do que para puxar arquivos um por um.
- Windows File Recovery, gratuito da Microsoft, mas só por linha de comando. Funciona melhor em NTFS do que em cartões SD, então eu o colocaria mais abaixo aqui.
- DMDE, a versão gratuita é sólida para recuperação em nível de pasta e trabalho com sistema de arquivos. Ferramenta subestimada.
- R-Photo, se o que você perdeu são principalmente fotos e vídeos.
Se você quer o caminho mais fácil, o Disk Drill continua sendo uma das opções mais seguras porque a visualização ajuda a verificar a integridade dos arquivos antes da recuperação. Isso faz diferença em cartões danificados.
Além disso, não execute o CHKDSK primeiro. As pessoas fazem isso e depois se perguntam por que os arquivos voltaram corrompidos.
Se você quiser uma boa seleção de melhores softwares de recuperação de imagens para fotos e cartões SD, essa lista também vale a pena ver.
Se os arquivos forem muito importantes, faça uma tentativa de leitura limpa e depois pare. Varreduras repetidas em um cartão morrendo são como algo recuperável vira perda total.
Se o cartão aparecer como corrompido, eu na verdade evitaria começar primeiro com ferramentas de reparo. Pequena discordância com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque nisso, porque às vezes as pessoas partem para corrigir o sistema de arquivos e acabam alterando o cartão antes de copiar qualquer coisa dele. É assim que um dia ruim fica pior.
O que eu faria em vez disso:
- tentar primeiro um leitor de cartão diferente e uma porta USB diferente
- verificar se o cartão SD aparece no Gerenciamento de Disco com a capacidade correta
- se aparecer, usar uma ferramenta de recuperação que possa visualizar os arquivos antes de restaurá-los
Entre as opções gratuitas, minha lista curta seria:
- PhotoRec se você quer algo totalmente grátis e não se importa com nomes de arquivos/pastas
- DMDE se você se sente confortável com uma interface mais técnica
- R-Photo se forem principalmente fotos/vídeos
- Disk Drill se você quer o fluxo mais fácil de varredura + visualização e não se importa com o limite de recuperação gratuita no Windows
Sinceramente, para fotos/vídeos de celular, o Disk Drill geralmente é a opção menos irritante. Não estou dizendo que faz milagres, só que dá menos dor de cabeça do que algumas ferramentas antigas. A visualização importa muito, porque alguns apps recuperam arquivos que basicamente já estão inutilizados.
Além disso, se o cartão veio de um celular Android, verifique se alguns arquivos foram armazenados em pastas específicas de apps ou em armazenamento criptografado. O software de recuperação pode encontrar arquivos, mas não pode descriptografar magicamente as coisas se o celular as gravou dessa forma. Muita gente deixa passar essa parte.
Mais uma coisa: não formate o cartão mesmo que o Windows fique insistindo. Ignore essa armadilha.
Se você quiser uma explicação rápida, este vídeo curto sobre software de recuperação de dados de cartão SD cobre o básico muito bem.