Precisa de ajuda para encontrar ferramentas gratuitas de recuperação de cartão SD para um cartão corrompido

Meu cartão SD parou de funcionar de repente depois que movi fotos e vídeos do meu celular, e agora ele aparece como corrompido no meu computador. Estou tentando encontrar ferramentas gratuitas de recuperação de dados de cartão SD que sejam seguras e realmente funcionem, porque eu realmente preciso recuperar arquivos importantes que não tinham backup. Procuro recomendações e também dicas sobre a melhor maneira de recuperar dados de um cartão SD corrompido sem piorar a situação.

Perder arquivos de um cartão SD é ruim, mas nem sempre é o fim. Já tive cartões que pareciam vazios e ainda assim consegui recuperar coisas, principalmente quando parei de usar o cartão imediatamente. O que geralmente acontece é que o cartão perde primeiro o registro do arquivo. Os dados muitas vezes continuam lá até que algo novo seja gravado por cima. Fotos novas, clipes de vídeo, downloads de aplicativos, qualquer coisa disso, é o que arruína a recuperação.

Antes de mexer em qualquer aplicativo de recuperação, eu faria isto primeiro.

1. Pare de usar o cartão SD. Nada de novas gravações. Nada de transferências de arquivos. Nada de prompts aleatórios de reparo.
  2. Conecte-o com um leitor de cartões, não pela câmera nem pelo celular.
  3. Se o cartão continuar desconectando, travar, aparecer como RAW ou parecer instável, faça primeiro uma imagem byte por byte. Faça a varredura da imagem, não do cartão.
  4. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. O disco do seu PC serve. Outro disco externo serve. Não grave de volta no mesmo cartão SD.

Quanto ao software, é assim que eu classificaria.

Disk Drill

Este é o que eu usaria primeiro para a maioria dos problemas com cartão SD. Achei mais fácil de usar do que muitas das ferramentas mais antigas. Você tem pré-visualizações antes da recuperação, o que me poupou tempo porque eu não precisei restaurar primeiro pilhas de arquivos inúteis. Ele lida com arquivos excluídos, cartões formatados, cartões RAW e alguns casos de corrupção. Também reconhece formatos RAW comuns de câmera, como CR2, CR3, NEF, ARW, RAF e outros.

A parte em que eu prestaria atenção é a Recuperação Avançada de Câmera. Se o que está faltando veio de câmeras de ação, drones, dashcams, GoPros, equipamentos DJI, Insta360, Canon, Nikon, Sony e dispositivos semelhantes, isso importa. Vídeo fragmentado é onde muitas ferramentas falham. Elas encontram pedaços. Depois o arquivo recuperado não abre, ou roda meio segundo e para. Este aqui tende a se sair melhor com esses arquivos de vídeo fragmentados. No Windows, você também tem até 100 MB de recuperação gratuita, e a pré-visualização está disponível antes de confirmar.

PhotoRec

Se você precisa de uma opção gratuita e não se importa com algumas limitações, é este ao qual as pessoas sempre voltam. Com razão. Ele faz varredura mesmo quando o sistema de arquivos está bem comprometido, e suporta uma enorme quantidade de tipos de arquivo. Já vi ele recuperar arquivos de cartões que outras ferramentas ignoraram.

A desvantagem é o fluxo de trabalho. Não é amigável. Os nomes de arquivos e pastas geralmente não voltam como eram. Você acaba com um monte de arquivos recuperados com nomes alterados, e depois precisa organizar a bagunça manualmente. Funciona. Não é bonito.

Recuva

Este serve para recuperações menores e mais simples no Windows. Se você excluiu arquivos comuns de um cartão FAT32 ou exFAT normal e funcional não faz muito tempo, vale tentar. É leve, gratuito e rápido de executar.

Eu não escolheria este primeiro para cartões danificados, formatos RAW mais novos de câmera ou vídeo fragmentado de câmeras. É aí que ele começa a parecer limitado.

UFS Explorer

Este é para os casos em que a situação do cartão fica mais complicada. Sistema de arquivos danificado. Cartão formatado. Precisa de mais controle sobre as configurações de varredura. Precisa trabalhar a partir de uma imagem de disco. Ele faz muita coisa, e já vi pessoas conseguirem bons resultados com ele quando aplicativos mais simples não foram suficientes.

A desvantagem fica óbvia depois de cinco minutos. A interface é mais técnica. Se você quer algo fácil, este não é o mais fácil.

R-Photo

No Windows, esta é uma boa opção gratuita se tudo o que importa para você são fotos e vídeo. É gratuito para uso pessoal, mais organizado do que o PhotoRec, e as pré-visualizações ajudam bastante. Gostei mais dele do que esperava na primeira vez que usei, principalmente porque desperdiçou menos tempo.

A limitação é simples. Ele se concentra na recuperação de mídia, não em todo tipo de arquivo possível.

Se você quiser o caminho menos doloroso, comece com o Disk Drill, veja a pré-visualização do que ele encontrar e recupere para outra unidade. Se quiser tentar opções gratuitas primeiro, experimente o PhotoRec ou o R-Photo. Se o cartão SD estiver instável, não continue forçando com varreduras repetidas. Faça primeiro uma cópia byte por byte e depois trabalhe a partir da cópia. Essa etapa importa mais do que as pessoas pensam.

Se o cartão aparece como corrompido, eu dividiria suas opções pelo tipo de falha que você tem.

Se o Windows ainda mostra o tamanho do cartão, mesmo como RAW ou não alocado, comece com uma ferramenta de varredura. Se o tamanho aparece errado, ou o cartão desconecta, você também está lidando com desgaste de hardware. Nesses casos, ferramentas gratuitas costumam bater no limite rapidamente.

Eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O Recuva costuma ser limitado demais para corrupção em cartão SD. Serve para exclusões simples, mas não seria minha primeira escolha para um cartão com defeito.

Ferramentas gratuitas que valem a tentativa:

1. TestDisk, para reparo de partição e correções no setor de boot. Mais para tentar tornar o cartão legível de novo do que para puxar arquivos um por um.
  2. Windows File Recovery, gratuito da Microsoft, mas só por linha de comando. Funciona melhor em NTFS do que em cartões SD, então eu o colocaria mais abaixo aqui.
  3. DMDE, a versão gratuita é sólida para recuperação em nível de pasta e trabalho com sistema de arquivos. Ferramenta subestimada.
  4. R-Photo, se o que você perdeu são principalmente fotos e vídeos.

Se você quer o caminho mais fácil, o Disk Drill continua sendo uma das opções mais seguras porque a visualização ajuda a verificar a integridade dos arquivos antes da recuperação. Isso faz diferença em cartões danificados.

Além disso, não execute o CHKDSK primeiro. As pessoas fazem isso e depois se perguntam por que os arquivos voltaram corrompidos.

Se você quiser uma boa seleção de melhores softwares de recuperação de imagens para fotos e cartões SD, essa lista também vale a pena ver.

Se os arquivos forem muito importantes, faça uma tentativa de leitura limpa e depois pare. Varreduras repetidas em um cartão morrendo são como algo recuperável vira perda total.

Se o cartão aparecer como corrompido, eu na verdade evitaria começar primeiro com ferramentas de reparo. Pequena discordância com @mikeappsreviewer e @suenodelbosque nisso, porque às vezes as pessoas partem para corrigir o sistema de arquivos e acabam alterando o cartão antes de copiar qualquer coisa dele. É assim que um dia ruim fica pior.

O que eu faria em vez disso:

• tentar primeiro um leitor de cartão diferente e uma porta USB diferente
  • verificar se o cartão SD aparece no Gerenciamento de Disco com a capacidade correta
  • se aparecer, usar uma ferramenta de recuperação que possa visualizar os arquivos antes de restaurá-los

Entre as opções gratuitas, minha lista curta seria:

• PhotoRec se você quer algo totalmente grátis e não se importa com nomes de arquivos/pastas
  • DMDE se você se sente confortável com uma interface mais técnica
  • R-Photo se forem principalmente fotos/vídeos
  • Disk Drill se você quer o fluxo mais fácil de varredura + visualização e não se importa com o limite de recuperação gratuita no Windows

Sinceramente, para fotos/vídeos de celular, o Disk Drill geralmente é a opção menos irritante. Não estou dizendo que faz milagres, só que dá menos dor de cabeça do que algumas ferramentas antigas. A visualização importa muito, porque alguns apps recuperam arquivos que basicamente já estão inutilizados.

Além disso, se o cartão veio de um celular Android, verifique se alguns arquivos foram armazenados em pastas específicas de apps ou em armazenamento criptografado. O software de recuperação pode encontrar arquivos, mas não pode descriptografar magicamente as coisas se o celular as gravou dessa forma. Muita gente deixa passar essa parte.

Mais uma coisa: não formate o cartão mesmo que o Windows fique insistindo. Ignore essa armadilha.

Se você quiser uma explicação rápida, este vídeo curto sobre software de recuperação de dados de cartão SD cobre o básico muito bem.