Encontrei um pen drive USB antigo com fotos e documentos importantes, mas meu computador não consegue abri-lo e, às vezes, nem o reconhece. Preciso de ajuda para encontrar a melhor ferramenta ou método de recuperação USB para recuperar arquivos de um pen drive antigo sem piorar o problema.
Isso já aconteceu comigo vezes suficientes para eu parar de confiar nos meus próprios pendrives depois de um tempo. Você conecta um, esperando encontrar seus arquivos, e o Windows mostra uma pasta vazia ou a adorável mensagem você precisa formatar o disco. Como os arquivos excluídos do USB pulam a Lixeira, parece algo repentino. Um clique errado, e então suas coisas parecem ter sumido.
Se isso aconteceu com você, ainda não comece a jogar apps aleatórios de recuperação no drive. Alguns passos chatos importam mais do que as pessoas imaginam.
Primeiras coisas que eu verifico
-
Abra o Gerenciamento de Disco e veja se o Windows ainda reconhece o pendrive. Se ele aparecer como RAW, não alocado ou com uma partição corrompida, a recuperação por software ainda tem chance. Se o drive também não aparecer ali, eu pararia de presumir que isso é um problema de software. Nesse ponto, o cheiro é mais de falha de hardware.
-
Remova o drive imediatamente. Aprendi isso da pior forma. Quanto mais você gravar nele, maior o risco de substituir os arquivos que quer recuperar.
-
Não salve os arquivos recuperados no mesmo pendrive. Coloque-os no seu PC ou em outro disco externo. Gravá-los de volta no drive danificado é como perder a segunda rodada.
Escolhendo uma ferramenta de recuperação
Para a maioria das pessoas, eu começaria com Disk Drill. Ele cobre os problemas que os pendrives normalmente causam: arquivos excluídos, formatações acidentais, sistemas de arquivos RAW, partições bagunçadas e outros danos lógicos.
O que me chamou a atenção foi a abordagem de varredura. Ele não fica preso a um método só e encerra por aí. Ele executa várias rotinas de recuperação e verifica uma longa lista de tipos de arquivo em uma única passada. Se o seu drive foi atingido de um jeito normal e bagunçado do Windows, isso tende a ajudar.
Também há uma opção de backup byte a byte, e acho que mais gente deveria usá-la quando um pendrive começa a agir de forma instável. Se o dispositivo se desconecta sozinho, trava o Explorer ou some no meio da varredura, criar uma imagem primeiro é mais seguro. Faça a varredura na cópia e deixe o original quieto. Menos estresse em um dispositivo que está morrendo.
A ferramenta de pré-visualização também ajuda. Gosto de poder ver se um arquivo abre antes de gastar tempo exportando um monte de lixo.
Se você quiser um caminho gratuito
O PhotoRec ainda é uma das melhores opções sem custo. Ele funciona de forma diferente dos apps de recuperação comuns. Em vez de depender do sistema de arquivos, ele examina os dados brutos no dispositivo e procura assinaturas de arquivos conhecidas. Se o sistema de arquivos estiver destruído ou simplesmente ausente, o PhotoRec ainda consegue extrair coisas às vezes quando ferramentas com aparência melhor não conseguem.
A pegadinha é a interface. Ela é da velha guarda, carregada de texto e nada amigável se você nunca usou ferramentas assim antes. Além disso, nomes de arquivos e pastas geralmente não voltam de forma utilizável. Você acaba com uma pilha de arquivos recuperados com nomes genéricos e precisa organizá-los por conta própria. Fiz isso uma vez com uma pasta grande de fotos. Nunca mais. Funcionou, mas organizar a saída deu trabalho.
O que eu faria primeiro
Eu tentaria Disk Drill antes de qualquer outra coisa. Se ele encontrar seus arquivos com os nomes originais e a estrutura de pastas, você evita muito trabalho de limpeza depois.
Se não encontrar, então eu olharia para o PhotoRec como plano B, principalmente nos casos em que o sistema de arquivos já está comprometido demais e você está disposto a trocar conveniência por uma chance melhor de recuperar os arquivos brutos.
Pare de continuar conectando e esperando que o Windows mude de ideia. A detecção intermitente é um mau sinal.
Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não começaria pela recuperação de arquivos se a unidade conecta e desconecta. Primeiro, faça um clone. Use USB Image Tool, HDD Raw Copy Tool ou ddrescue no Linux. Leia o dispositivo uma vez, salve uma imagem e trabalhe a partir da imagem. Pendrives antigos tendem a piorar rápido, e verificações repetidas são pesadas para eles.
Se o USB mostrar tamanho de 0 bytes, desaparecer do Gerenciamento de Disco ou esquentar, pule o software. Isso aponta para problema de hardware. Uma empresa de recuperação é a opção mais segura se os arquivos forem importantes.
Se a imagem funcionar, então use o Disk Drill no arquivo de imagem. É uma das opções mais fáceis para fotos e documentos, e a visualização ajuda a eliminar lixo rapidamente. Para uma visão geral em linguagem simples, esta análise do Disk Drill é razoável, assista a este passo a passo de recuperação com Disk Drill.
Mais uma pequena verificação. Limpe os contatos do USB com álcool isopropílico e teste em uma porta traseira da placa-mãe, não em uma porta frontal do gabinete. Parece bobagem, mas já vi isso corrigir leituras estranhas mais de uma vez.
Se ele é reconhecido apenas às vezes, eu na verdade dividiria isso em 2 caminhos em vez de pular direto para o mesmo fluxo de recuperação que @mikeappsreviewer e @reveurdenuit mencionaram.
Se o pendrive aparece com consistência suficiente para ser lido, use uma verificação USB tipo SMART ou pelo menos observe o Visualizador de Eventos para spam de desconexão. Conectar/desconectar de forma intermitente pode significar que o controlador está falhando, não apenas corrupção do sistema de arquivos. Nesse caso, verificações longas e profundas podem causar mais danos do que as pessoas esperam.
Uma coisa que eu tentaria e que raramente é mencionada: testá-lo em um sistema operacional diferente. Um USB live do Linux às vezes consegue montar uma unidade flash teimosa em modo somente leitura quando o Windows simplesmente surta. Se o Linux enxergar a partição, copie primeiro as coisas importantes e faça perguntas depois.
Se ele montar, mas as pastas estiverem faltando, então sim, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de USB porque é mais fácil organizar fotos/documentos sem ter que vasculhar um caos total. Se a estrutura sumiu, é aí que a dor de cabeça começa.
Também vale a pena ler: dicas reais de recuperação de dados RAW de USB
Minha ordem seria:
- Tentar outro cabo/porta/PC/SO
- Se estiver legível, copiar os arquivos manualmente primeiro
- Se não, criar uma imagem dele se possível
- Executar o Disk Drill na imagem ou na unidade
- Se ele continuar sumindo, pare de mexer nisso e considere recuperação profissional
Se as fotos forem insubstituíveis, não faça dez verificações diferentes só para ver no que dá. É assim que uma mídia flash antiga vira lixo eletrônico com memórias anexadas.
Eu acrescentaria uma verificação que ninguém mencionou: procure no Gerenciador de Dispositivos em Unidades de disco e Controladores USB enquanto conecta o dispositivo. Se ele aparecer por um segundo como “Dispositivo de Armazenamento em Massa USB” e depois desaparecer, isso geralmente aponta para instabilidade no controlador ou na alimentação, não apenas para um sistema de arquivos corrompido. Nesse caso, na verdade discordo de fazer muitas verificações de teste, mesmo em máquinas diferentes. Cada reconexão pode ser aquela da qual ele não volta mais.
Se ele permanecer visível por tempo suficiente, tente um ambiente somente leitura se puder. Uma configuração com bloqueio de gravação é o ideal, mas até mesmo inicializar em um sistema operacional live e evitar correções automáticas do Windows já ajuda. Desative também quaisquer avisos para “verificar e reparar”.
Quanto ao software, o Disk Drill é um meio-termo razoável depois de criar uma imagem ou se a unidade estiver estável o suficiente:
- Prós: visualização fácil, bom para fotos e documentos, lida razoavelmente bem com RAW e partições perdidas, menos incômodo do que ferramentas de linha de comando
- Contras: não faz milagres em hardware com falha, verificações profundas podem retornar muitos arquivos renomeados, os limites da versão paga podem incomodar
Se o Disk Drill não encontrar a estrutura, eu mudaria de tática e focaria nos tipos de arquivo com que você mais se importa, em vez de fazer infinitas passagens no dispositivo inteiro.
@reveurdenuit, @sterrenkijker e @mikeappsreviewer já cobriram bem o caminho principal. Minha única observação é esta: se a unidade for detectada de forma intermitente, passe menos tempo recuperando e mais tempo verificando se o controlador USB sequer permanece online. Esse diagnóstico muda tudo.