Precisa de ajuda para recuperar arquivos de um disco rígido formatado

Eu formatei acidentalmente um disco rígido externo que tinha fotos importantes, documentos de trabalho e backups, e agora estou tentando descobrir o melhor método de recuperação de dados antes de piorar a situação. Preciso de ajuda para escolher uma ferramenta confiável de recuperação de disco rígido ou um serviço de recuperação que realmente funcione após a formatação, especialmente se houver uma boa chance de recuperar os arquivos.

Formatou a Unidade Errada? Eis o que eu faria primeiro

Já fiz isso uma vez, escolhi o disco errado, cliquei em formatar, vi a barra terminar e depois passei mal. A unidade apareceu vazia e achei que tinha apagado minha vida com um clique. Acabou sendo ruim, mas nem sempre é fatal. Se você fez a mesma coisa, vá com calma e pare de mexer na unidade.

Primeiro passo: pare de usar a unidade

Isso importa mais do que as pessoas imaginam.

Se for uma unidade externa, desconecte-a.

Se for interna, deixe-a quieta. Não baixe coisas nela. Não instale programas nela. Não copie arquivos para ela. Não execute ferramentas aleatórias de reparo só porque um resultado de busca disse isso.

O que prejudica a recuperação são novas gravações. Quando os dados antigos são sobrescritos, acabou.

Verifique se há cópias antes de fazer trabalho de recuperação

Já vi gente entrar em pânico e depois encontrar metade dos arquivos na sincronização da nuvem.

Procure em:

• OneDrive
  • Google Drive
  • iCloud
  • Histórico de Arquivos do Windows

Parece óbvio demais, eu sei. Ainda assim, vale a pena verificar. Já vi gente gastar uma hora em varreduras de recuperação e depois perceber que a pasta da área de trabalho estava sincronizando o tempo todo.

Formatação Rápida vs Formatação Completa: esta parte muda suas chances

Muita da confusão começa aqui.

Formatação Rápida

Com uma Formatação Rápida, o sistema muitas vezes remove os registros do sistema de arquivos e faz a unidade parecer vazia. Os arquivos em si ainda podem estar no disco até que novos dados sejam gravados por cima.

Então sim, um software de recuperação geralmente funciona muito bem após uma Formatação Rápida.

Formatação Completa

Uma Formatação Completa é mais pesada. Os sistemas modernos normalmente gravam em todo o disco e verificam se há setores defeituosos. Se os dados originais foram sobrescritos, as ferramentas de recuperação não vão conseguir remontá-los.

Então, se você fez uma Formatação Completa, suas chances caem bastante.

Se não houver backup, eu partiria para um software de recuperação

Depois de testar várias ferramentas ao longo do tempo, eu normalmente começaria com Disk Drill para uma unidade formatada.

O que eu gostei quando usei foi o básico. Ele não dificultou minha vida. Suporta sistemas de arquivos comuns, roda em Windows e Mac, e tende a encontrar uma quantidade razoável após uma formatação.

Um recurso ao qual eu prestaria atenção é a opção Backup Byte a Byte. Eu prefiro analisar uma imagem da unidade em vez de forçar diretamente o disco original, especialmente se a unidade for antiga ou estiver se comportando de forma estranha.

O processo básico que eu seguiria

1. Instale o Disk Drill em outra unidade.
  2. Analise a unidade formatada.
  3. Espere. Algumas análises demoram.
  4. Veja uma prévia do que ele encontrar.
  5. Recupere os arquivos que quiser.
  6. Salve-os em outro lugar, nunca de volta na mesma unidade.

Essa última parte não é negociável. Gravar arquivos recuperados de volta na unidade de origem é como as pessoas acabam arruinando a própria recuperação.

A pré-visualização importa mais do que as pessoas esperam

Aprendi isso da maneira chata.

Se uma foto abre na pré-visualização, ou um documento é exibido normalmente ali, sua cópia recuperada tem mais chance de ser utilizável. Se a pré-visualização estiver quebrada, eu reduziria as expectativas.

Então não pegue um lote enorme às cegas. Verifique algumas amostras primeiro.

Se você quiser uma opção gratuita

Vale a pena dar uma olhada no PhotoRec.

Ele é bom. Também é meio incômodo.

Você tem muito poder de recuperação bruta, mas o preço disso é a bagunça. Os nomes dos arquivos muitas vezes voltam corrompidos ou ausentes, e a estrutura de pastas tende a desaparecer. Se você recuperar milhares de arquivos, organizá-los depois fica cansativo bem rápido. Já fiz isso uma vez e não chamaria de divertido.

A versão curta

Recuperação após formatação é uma questão de tempo.

Use menos a unidade, e suas chances continuam mais altas.

Continue usando, e você vai corroendo o que restou.

Então, se isso aconteceu com você:

• pare de usar a unidade
  • verifique backups na nuvem e o Histórico de Arquivos
  • descubra se foi uma Formatação Rápida ou Completa
  • execute o software de recuperação apenas a partir de outra unidade
  • salve os arquivos recuperados em um local diferente

Já vi recuperações quase completas depois de uma formatação. Também já vi gente destruir a própria última chance ao continuar usando o disco por um ou dois dias. Se os arquivos importam, trate a unidade como evidência e deixe-a quieta.

Se a unidade for importante, eu faria uma coisa antes de qualquer varredura. Faria um clone primeiro.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre partir direto para uma varredura, mesmo com um software decente. Se o gabinete, o cabo ou o disco estiverem instáveis, leituras repetidas pioram as coisas. Uma imagem setor por setor oferece uma fonte estável para trabalhar. No Windows, o HDD Raw Copy Tool funciona. No Linux, o ddrescue é melhor se a unidade tiver setores defeituosos.

Depois teste a recuperação na imagem, não no original.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma boa primeira escolha se você quiser uma interface limpa e suporte a pré-visualização. O R-Studio é mais forte para sistemas de arquivos danificados e partições mistas, mas é menos amigável para iniciantes. O PhotoRec encontra muita coisa, mas os nomes dos arquivos voltam destruídos, o que é um problema para documentos de trabalho e bibliotecas de fotos.

Minha ordem seria:

1. Criar uma imagem.
  2. Escanear a imagem com o Disk Drill.
  3. Se os resultados parecerem fracos, tentar o R-Studio.
  4. Recuperar para um disco diferente.

Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se isso era um SSD em um gabinete USB, o TRIM pode ter apagado blocos rapidamente. As chances de recuperação caem bastante nesse caso. HDDs mecânicos antigos geralmente oferecem chances melhores após uma formatação rápida.

Para um passo a passo claro, este guia passo a passo para recuperar arquivos de um disco rígido formatado vale a pena assistir.

Se os arquivos forem críticos para a empresa ou fotos de família insubstituíveis, pare de tentar por conta própria ao primeiro sinal de cliques, desconexões ou erros de E/S. A recuperação em laboratório é cara, mas tornar os dados irrecuperáveis também é.

Eu dividiria isso primeiro em uma decisão: você precisa de recuperação do sistema de arquivos ou de file carving bruto. É aí que eu me afasto um pouco de @mikeappsreviewer e @mike34, porque as pessoas muitas vezes ficam obcecadas com formatação rápida vs completa e esquecem que o tipo de arquivo também importa.

Se você precisa da estrutura original de pastas, nomes de arquivos e carimbos de data e hora para documentos de trabalho, projetos, backups etc., use algo que consiga reconstruir a visualização do sistema de arquivos. É aí que o Disk Drill faz sentido para um drive externo formatado, principalmente porque é fácil visualizar os resultados e você consegue perceber rápido se ele está encontrando metadados reais ou apenas uma pilha de arquivos genéricos. Se tudo o que importa para você é apenas recuperar os JPGs de qualquer jeito, então até ferramentas de carving bagunçadas podem funcionar.

Uma coisa que eu não faria ainda é executar CHKDSK, First Aid ou qualquer ferramenta de reparar este drive. Elas servem para corrigir um disco utilizável, não para preservar dados excluídos ou formatados. As pessoas confundem isso o tempo todo.

Além disso, se o drive foi usado para backups, tenha cuidado com as expectativas. Contêineres de backup, arquivos compactados e discos virtuais podem ser recuperados como um único arquivo gigante danificado em vez de pastas organizadas e limpas. Fotos geralmente são recuperadas melhor do que conjuntos de backup complexos.

Se você quiser um passo a passo fácil de entender antes de escolher um software, esta análise do Disk Drill e guia de recuperação para drives formatados provavelmente vale a pena conferir.

Minha visão prática:

• fotos e documentos: chance razoável após formatação rápida
  • arquivos de backup: chance menor, mais na base do tudo ou nada
  • SSD em case USB: chances bem piores
  • drive clicando ou desconectando: pare com tentativas caseiras

Então, sim, o Disk Drill é uma primeira tentativa razoável, mas avalie pela qualidade da visualização e pela estrutura de pastas recuperada, não apenas por nossa ele encontrou 300.000 arquivos. Esse número pode ser um completo absurdo, para ser sincero.