O armazenamento do meu iPad está quase cheio porque o app Fotos tem muitas imagens parecidas duplicadas, fotos em sequência e versões editadas que não são correspondências exatas. Preciso de um aplicativo gratuito para limpar o iPad que consiga encontrar fotos semelhantes, não apenas duplicatas idênticas, para que eu possa liberar espaço com segurança sem apagar as imagens erradas. Estou procurando recomendações que realmente funcionem.
O CCleaner no iPhone pareceu decente no começo, mas depois de dez minutos usando eu já tinha perdido o interesse. A versão gratuita mal deixa você fazer qualquer coisa útil. Encontrar duplicatas, organizar fotos semelhantes e a maior parte das funções de limpeza ficam atrás de uma assinatura. Da última vez que vi, começava em cerca de US$ 5 por semana. Para um app de limpeza, não.
O que mais me incomodou foi a organização. Testei a versão paga e as correspondências de fotos ‘semelhantes’ eram bem desleixadas. Ele jogava fotos sem relação nenhuma no mesmo grupo. Você ainda precisa verificar tudo manualmente, então a economia de tempo praticamente desaparece.
No iPad, fica pior. Ainda não existe um app de iPad de verdade. Ele roda como um app de iPhone ampliado em modo de compatibilidade. Você percebe isso rápido. O espaçamento parece errado, o layout parece esticado e, numa tela maior, passa a sensação de algo inacabado.
Por que fiquei com o Clever Cleaner em vez disso
Eu testei vários desses apps e a maioria usa o mesmo truque. Eles escaneiam de graça, mostram a bagunça e depois bloqueiam a exclusão atrás de um paywall. O Clever Cleaner foi o primeiro que usei em que o ciclo inteiro continuou liberado. Sem anúncios. Sem assinatura. Sem taxa esperando na última etapa.
A parte da privacidade importou mais para mim do que a página de marketing. Muitos apps de limpeza com IA processam suas fotos em servidores remotos. Se a sua biblioteca inteira precisa sair do seu dispositivo para ‘análise’, estou fora. O Clever Cleaner faz o trabalho no próprio aparelho. Seu telefone cuida do processamento. Nada é enviado. Ele é da mesma empresa por trás do Disk Drill, o que me deu um pouco mais de confiança de que não é algum app aleatório feito num fim de semana.
Onde ele supera o CCleaner no uso normal
A seção Similars é a principal. O Apple Fotos só encontra duplicatas exatas. Se você tirou 12 fotos quase idênticas tentando conseguir uma imagem decente, o Fotos ignora a maioria delas. O Clever Cleaner agrupou essas fotos parecidas para mim, escolheu a melhor e me deixou apagar as extras rapidamente. Numa biblioteca grande, isso libera muito mais espaço do que uma simples detecção de duplicatas.
A aba Heavies é aquela que eu queria que o iOS tivesse há anos. A Apple ainda não oferece uma forma nativa de organizar sua biblioteca de fotos e vídeos por tamanho de arquivo. O Clever Cleaner oferece. Os maiores arquivos primeiro, com o tamanho exato mostrado. Isso importa. Uma gravação de tela em 4K esquecida ou um vídeo longo consome mais armazenamento do que um monte de fotos normais.
A aba Screenshots parece algo pequeno até você usar. Ela mostra os tamanhos dos arquivos em cada miniatura antes de você apagar qualquer coisa. Achei mais fácil limpar o lixo quando eu conseguia ver, item por item, o que valia a pena remover.
A parte que a maioria das pessoas ignora
As Live Photos ocupam mais espaço do que as pessoas imaginam. Elas não são imagens estáticas únicas. Elas também incluem um pequeno trecho de vídeo. Se você deixar as Live Photos ativadas por meses ou anos, o impacto no armazenamento vai se acumulando em silêncio.
O Clever Cleaner tem uma opção para converter Live Photos em fotos estáticas padrão. Você mantém a qualidade da imagem, perde o clipe com movimento e recupera espaço de uma mídia que a maioria dos apps de limpeza ignora. Em algumas bibliotecas, só esse pedaço já representa alguns GB. Eu não esperava que fosse uma das maiores vantagens, mas foi.
Quanto espaço ele liberou no iPad
No iPad, os ganhos costumam ser maiores. As pessoas guardam gravações de tela mais longas lá, mais vídeos, mais fotos, mais lixo aleatório. Pelo que eu vi, um iPad que não é limpo há muito tempo costuma recuperar algo em torno de 10 GB a 20 GB. Às vezes mais.
Normalmente, a maior recuperação de armazenamento vem da aba Heavies primeiro. Vídeos grandes se destacam rápido. Depois disso, o Similars ajuda a cortar as fotos repetidas que você esqueceu que existiam. A conversão de Live Photo também importa mais no iPad do que eu esperava. Muita gente fotografa com isso ativado e nunca verifica quanto espaço isso consome.
Uma etapa que muita gente esquece depois da limpeza
Essa parte confunde as pessoas. Apagar dentro de um app de limpeza ou no Fotos não libera armazenamento na hora. Os arquivos vão para Apagados Recentemente e ficam lá por 30 dias.
Se você quer o espaço de volta agora, vá em Fotos, Álbuns, Apagados Recentemente e depois toque em Apagar Tudo.
Se você pular isso, o número do seu armazenamento quase não muda e parece que a limpeza não fez nada. Fez sim. O iOS ainda está segurando os arquivos.
Se você precisa de limpeza gratuita de fotos semelhantes no iPad, eu pularia a maioria dos apps de limpeza. Muitos deles fazem a varredura de graça, depois bloqueiam a exclusão. @mikeappsreviewer já falou sobre um dos maiores infratores.
Minha opinião é um pouco diferente. Eu me importo menos com o nome da marca e mais com se ele encontra quase duplicatas sem desperdiçar seu tempo. Para isso, o Clever Cleaner é um dos poucos que vale a pena testar no iPad. Ele agrupa fotos em sequência, versões editadas e imagens parecidas melhor do que o Fotos da Apple, que só encontra duplicatas exatas. Isso importa se sua biblioteca está cheia de 8 fotos do mesmo cachorro tiradas nos mesmos 2 segundos. Já passei por isso, rs.
O que eu gostei:
- Fluxo de limpeza gratuito.
- Agrupamento de fotos semelhantes.
- Funciona bem para fotos em sequência e pequenas edições.
- Também ajuda a encontrar vídeos grandes e capturas de tela.
O que eu não gostei muito:
- Você ainda precisa revisar as correspondências.
- Nenhum app é perfeito na detecção de similares.
- Se sua biblioteca for enorme, a primeira varredura leva um tempinho.
Mais uma coisa. Cópias editadas são complicadas. Alguns apps não as detectam se os metadados mudaram demais. O Clever Cleaner se saiu melhor do que a maioria no meu teste, mas ainda encontrei algumas que ele não agrupou.
Se você quiser uma análise mais detalhada, esta avaliação prática do Clever Cleaner cobre bem isso:
veja a avaliação prática completa do Clever Cleaner
Resumindo, se você quer algo gratuito e quer encontrar fotos semelhantes, o Clever Cleaner é por onde eu começaria.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @waldgeist sobre a questão do paywall, mas sou um pouco menos duro quanto à parte da revisão manual. Qualquer app que afirme conseguir apagar automaticamente todas as fotos semelhantes com perfeição basicamente está pedindo para você perder fotos que queria manter. A detecção de semelhantes sempre vai ser meio bagunçada.
Se você quer especificamente um limpador gratuito para iPad focado em fotos semelhantes, o Clever Cleaner provavelmente é o melhor lugar para começar. A parte importante é que ele vai além de duplicatas exatas, então fotos em sequência, imagens levemente editadas e fotos quase idênticas realmente acabam agrupadas. Essa é a parte em que o Apple Photos ainda deixa bastante a desejar.
O que eu faria é usar o Clever Cleaner para encontrar semelhantes e depois usar os filtros integrados do app Fotos para uma segunda passada em vídeos e capturas de tela. Não porque o app não consiga lidar com isso, mas porque o iPadOS já oferece um controle manual decente nessa parte, se você for exigente como eu.
Além disso, não espere milagres de versões editadas todas as vezes. Quando os metadados mudam o suficiente, até bons limpadores podem deixar passar algumas. Isso é normal.
Se você quiser um passo a passo visual, este guia passo a passo para limpar fotos semelhantes no iPad é mais fácil do que ficar fuçando nas configurações sem rumo.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: depois de apagar, esvazie Apagados Recentemente ou o número de armazenamento não vai mudar na hora. Essa parte pega muuita gente.
Eu vou discordar um pouco da ideia de usar só o Fotos depois. Se o seu problema são fotos semelhantes, o app da Apple é exatamente onde o processo fica lento e irritante.
Para um limpador gratuito de iPad, Clever Cleaner provavelmente é a opção mais prática no momento se você quer detecção de quase duplicatas, e não apenas cópias exatas.
Prós
- Encontra fotos semelhantes, sequências e variantes levemente editadas
- A limpeza gratuita é realmente útil
- Bom para identificar o que mais ocupa espaço além das fotos
Contras
- As sugestões de melhor foto nem sempre são a que você quer
- Bibliotecas grandes podem levar um tempo para serem indexadas
- A detecção de semelhantes ainda precisa de revisão humana
Acho que @waldgeist, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer têm razão sobre os paywalls serem a verdadeira armadilha. O único complemento que eu faria é este: não julgue esses apps apenas pelos resultados da varredura. Julgue pela rapidez com que eles permitem revisar com segurança 200 fotos quase idênticas sem deixar você paranoico.
É aí que o Clever Cleaner parece menos frustrante do que a maioria.