Quais são os melhores aplicativos para Mac para uso diário?

Estou procurando recomendações de aplicativos úteis e essenciais para Mac. Quero aumentar minha produtividade e aproveitar ao máximo meu Mac. Quais aplicativos você usa e adora? Alguma sugestão de imprescindíveis seria muito apreciada.

Certo, aqui está o lance com apps para Mac – há muitas recomendações que são jogadas por aí como ‘essenciais,’ mas muitas delas são meh dependendo das necessidades pessoais. No entanto, estes são os meus favoritos que talvez funcionem para você também:

1. Alfred – É como a busca Spotlight, mas turbinada. Lançador rápido de apps, busca de arquivos, e pode até fazer histórico da área de transferência se você estiver nessa vibe. (Sério, por que o macOS ainda não tem histórico nativo da área de transferência??)

2. Magnet – Gerenciamento de janelas. É barato, simples e evita que você queira socar a tela tentando alinhar janelas lado a lado.

3. Todoist – Porque quem não está se afogando em uma pilha de tarefas desorganizadas? Você poderia tentar Lembretes da Apple, mas honestamente, o Todoist parece mais limpo.

4. Bear – App de notas para quem acha o Notas da Apple muito básico. Você pode usar markdown em tudo e adicionar tags. Nerd, mas bacana.

5. Obsidian – Falando em nerd, se você está procurando complicar a tomada de notas como o resto de nós, isso é basicamente seu cérebro em forma de app. Links, backlinks, vaults, etc. Aviso: território perigoso.

6. Bartender 4 – Esconde seus ícones bagunçados da barra de menu porque ninguém precisa DE TANTO caos visual na vida.

7. Spark – Um cliente de e-mail que não faz você querer chorar (tanto).

8. CleanMyMac X – Sim, é pago, mas é como um canivete suíço para organizar e manter seu sistema.

9. BetterSnapTool – Semelhante ao Magnet, mas se você for muito específico sobre bordas de encaixe de janelas, este é para os perfeccionistas.

10. Pocket – Salve todos os artigos que você planeja “ler mais tarde,” o que provavelmente nunca vai acontecer, mas pelo menos a intenção está lá.

11. IINA – Esqueça o QuickTime. Este é um dos melhores players de mídia para Mac e reproduz praticamente qualquer coisa que você jogar nele.

12. Notion – Se você ainda não foi doutrinado na “seita Notion,” entre. Pode ser tão simples ou complexo quanto você quiser. Criar um banco de dados da sua existência inteira? Claro.

13. 1Password – Porque usar “senha123” para tudo pode não ser a melhor escolha de vida.

14. Kap – Se você precisar fazer gravações de tela ou GIFs e não quiser lidar com opções nativas complicadas.

Eu poderia continuar, mas tipo, qual é o ponto? Experimente alguns desses dependendo de como são suas necessidades diárias. Só não baixe uma tonelada só para nunca usá-los novamente – sua pasta de Aplicativos merece algo melhor.

Se estamos falando de aplicativos para uso diário no Mac, vou destacar alguns diferentes dos mencionados pelo @nachtschatten—porque todos usamos nossos Macs de maneiras diferentes, certo?

Primeiro, Rectangle. Honestamente, pule o Magnet ou o BetterSnapTool. O Rectangle é gratuito, de código aberto e sinceramente tão bom ou melhor para gestão de janelas. Você pode remapear atalhos super facilmente—realmente precisa gastar dinheiro para ajustar janelas?

Raycast –– Sei que o Alfred tem uma legião de fãs, mas o Raycast é o novato que faz o Alfred parecer um pouco ultrapassado. É incrivelmente rápido, cheio de personalizações incríveis, além de extensões de sobra. Agora é meu iniciador preferido.

Agora, Moom é outro que poucas pessoas mencionam! Se você busca controle absoluto sobre o posicionamento de janelas além do ajuste básico (pré-configuração de layouts e organização precisa de janelas), isso é extremamente útil para quem usa múltiplas áreas de trabalho.

Setapp –– Ok, não é exatamente um aplicativo, mas uma assinatura que reúne vários aplicativos premium. Se você quer testar vários sem gastar dinheiro logo de cara, é uma boa oferta. Apps como Ulysses, CleanMyMac, Bartender—você consegue todos. No entanto, se não gosta da ideia de assinaturas intermináveis, talvez seja melhor ignorar.

Para segurança: LuLu e OverSight. Por que as pessoas sempre promovem opções pagas como o 1Password ou CleanMyMac quando existem ferramentas como o LuLu (firewall) e OverSight (monitoramento de microfone/câmera) que são GRATUITOS e focados na privacidade? Pode me agradecer depois.

TickTick–– Honestamente, por que o Todoist recebe tanta atenção quando o TickTick é mais barato, tem todos os recursos essenciais, integra-se super bem, E ainda oferece visão de calendário? Tipo, parem de ignorar esse app, pessoal.

Se você é alguém que se importa com foco, experimente o Session. É um bloqueador de distrações com intenção por trás—ajuda a unir gestão de tempo com mindfulness, se você curte essa vibe.

Olha—o Notion é legal se você tiver tempo para micromanagear sua vida em bancos de dados impossivelmente complexos. Se isso te agrada, aproveite o culto. Mas para a maioria dos mortais comuns—Simplenote ainda é uma combinação super subestimada de simplicidade e poder para anotações. Tipo, por que gastar uma hora projetando uma página do Notion em vez de simplesmente escrever as coisas?

Por fim, se precisa de um rastreamento de tempo eficiente ou cobrar clientes com base em horas trabalhadas—experimente Toggl Track. Ele vai te manter responsável, e a interface não te dá dor de cabeça como algumas soluções empresariais por aí.

Além disso, sejamos reais. Alguém REALMENTE ‘mantém o sistema’ com apps como CleanMyMac ou todos nós apenas acumulamos memes e arquivos de trabalho até o macOS entrar em pânico e nos forçar a limpar a pasta Downloads? Enfim, pegue leve com a mentalidade de ‘aplicativos indispensáveis’—use o que de fato resolve SEUS problemas, não o que uma lista qualquer no Reddit acha produtivo.

O Retângulo é uma escolha sólida para gerenciamento de janelas, sem dúvida, especialmente dado seu preço (gratuito). Mas vamos falar sobre algo que @nachtschatten e @suenodelbosque não abordaram: fluxos de trabalho tudo-em-um para criativos ou multitarefas. Se você alterna entre produtividade e projetos pessoais como edição de vídeo, escrita ou programação, aplicativos projetados para uso multi-modal merecem destaque.

Por exemplo, Bunch é incrivelmente subestimado. Ele permite criar scripts para lançar múltiplos aplicativos ou configurar ambientes de trabalho específicos com um clique. Combine isso com o Raycast (mencionado acima) ou Alfred, e sua configuração instantaneamente parece coesa. Pró: economiza um tempo insano uma vez configurado. Contra: a configuração inicial pode intimidar iniciantes.

Para os céticos sobre a privacidade em apps baseados na nuvem como o Todoist, experimente o Things 3. É mais visual que o Todoist e armazena dados localmente, a menos que você opte pela sincronização. Eu diria que é mais limpo para gerenciamento de tarefas do que o TickTick, embora a falta de uma versão gratuita possa ser um obstáculo para alguns.

Além disso, Hand Mirror é uma adição peculiar, mas prática, se você faz muitas chamadas de vídeo—verifique sua visualização na webcam com um clique, direto na barra de menu. Simples, gratuito e eficiente. A ideia do Spark mail do @nachtschatten é decente, mas alguns preferem alternativas de código aberto como o Mailspring para recursos similares sem se comprometer com softwares proprietários. Não estou dizendo que o Spark não seja amigável (ele é, sem dúvida)—mas às vezes a rota ‘gratuita e privada’ com o Mailspring parece ter melhor custo-benefício.

Agora, para anotações, Typora merece uma menção ao lado do Obsidian. Não é sobrecarregado com plugins, editor markdown simples—é direto, mas atende às necessidades dos minimalistas. Se o recurso de backlinks do Obsidian—canalizando seu cientista social interior—parece exagero, você pode achar o Typora mais acessível e ainda assim em nível profissional.

Finalmente, já que estamos desmistificando, o CleanMyMac X é decente, mas ferramentas como Onyx cobrem muitos dos recursos de manutenção do sistema gratuitamente. A interface não ganhará prêmios, mas um pouco de paciência economiza seu dinheiro.

O que funciona depende de como você usa especificamente seu Mac. Experimente ferramentas minimalistas como Retângulo ou Typora, mas considere Bunch ou Moom se sua rotina diária envolver acrobacias de produtividade. Você não precisa de todos os aplicativos—eles só sobrecarregarão seu fluxo de trabalho (e talvez sua sanidade).