Estou tentando usar o recurso Encontrar Fotos Semelhantes no meu iPhone, mas ele desapareceu de repente e não consigo descobrir o motivo. Verifiquei os ajustes do Fotos e atualizei o iOS, mas a opção ainda não aparece. Preciso de ajuda para descobrir se esse recurso foi movido, removido ou se existe alguma solução para recuperá-lo.
O Apple Fotos só vai até a metade aqui. Ele encontra duplicatas exatas, sim. Não identifica correspondências aproximadas. Então, se você tirou 12 fotos da mesma coisa ou manteve uma cópia editada ao lado da original, o iPhone vê isso como arquivos separados. Enfrentei isso com fotos de shows e fotos de animais de estimação. Mesma cena, diferenças mínimas, nenhuma ajuda do Fotos.
Para duplicatas exatas, use a ferramenta integrada
- Abra Fotos.
- Role até Utilitários.
- Toque em Duplicatas.
- Veja os grupos e toque em Mesclar.
Essa parte é fácil. A parte irritante começa quando sua biblioteca está cheia de fotos quase iguais.
Para fotos semelhantes, acabei usando um app extra
Testei alguns e apaguei a maioria rapidinho. Muitos pareciam isca de paywall ou forçavam a limpeza antes que eu confiasse na varredura. O que eu mantive foi o Clever Cleaner. O que me fez continuar com ele foi simples: ele agrupava fotos realmente parecidas em vez de apenas combinar arquivos idênticos. No meu caso, ele encontrou fotos repetidas do mesmo segundo, pequenas mudanças de pose e cópias editadas. A seleção de Melhor Foto acertava com frequência suficiente para que eu parasse de contestá-la na maior parte do tempo.
Como eu usei
- Instale o Clever Cleaner e dê acesso à sua biblioteca de fotos.
- Abra a área Similares.
- Espere a verificação terminar.
- Verifique os grupos sugeridos ou toque em Limpeza Inteligente se quiser que o app faça essa etapa por você.
- Se o app escolher a imagem errada para manter, troque você mesmo.
- Exclua o restante. Depois, esvazie Apagados Recentemente no Fotos se quiser recuperar seu armazenamento imediatamente.
Eu ainda revisaria os grupos antes de apagar qualquer coisa. No meu caso, fotos de comida e capturas de tela foram escolhas fáceis. Fotos de família precisaram de uma análise mais cuidadosa. Um piscar de olhos, um recorte estranho, um quadro mais nítido, esses detalhes importam mais do que o app percebe. Então sim, é uma ferramenta decente, mas ainda vale a pena conferir com os próprios olhos.
Outras partes que acabei usando
- Duplicados, para cópias exatas.
- Pesados, que mostra os maiores vídeos primeiro. Isso me poupou mais espaço do que a limpeza de fotos.
- Compressão de Vídeo, se você quiser vídeos menores em vez de excluí-los.
- Lives, para transformar Live Photos em fotos estáticas comuns.
- Capturas de tela, boas para limpar toda a tralha aleatória que você esqueceu que estava lá.
- Modo Deslizar, em que você mantém ou exclui manualmente deslizando. Usei isso quando não confiava nas seleções automáticas.
A parte da privacidade também foi importante para mim. Um motivo para eu continuar usando foi que a análise acontece no próprio iPhone, não enviando a sua biblioteca inteira para outro lugar. Ainda sou cauteloso com o acesso às fotos, mas isso pareceu menos ruim do que a configuração habitual de um app de limpeza.
Se você quiser continuar no Apple Photos
Você ainda tem algumas maneiras manuais de reduzir a bagunça:
- Use a Busca para pessoas, animais de estimação, lugares, objetos ou eventos.
- Classifique por data, já que fotos quase duplicadas costumam ser tiradas com segundos de diferença.
- Verifique suas fotos em Sequência e mantenha o melhor quadro.
- Veja álbuns como Pessoas e Animais de Estimação, Viagens e Tipos de Mídia.
Esses métodos ajudam se você estiver limpando uma seção de cada vez. Eles não detectam automaticamente fotos semelhantes. Se a sua biblioteca tiver alguns milhares de imagens, a limpeza manual fica cansativa rápido. Achei um app dedicado mais rápido, menos irritante e mais difícil de errar depois que comecei a revisar em lotes em vez de tudo de uma vez.
O que está faltando geralmente não é um recurso com defeito. É uma incompatibilidade de nome.
O Fotos do iPhone tem Duplicados. Ele não inclui uma ferramenta nativa de Encontrar Fotos Semelhantes na maioria dos dispositivos. Então, se você está procurando um álbum ou botão separado de Semelhantes, você não o perdeu. A Apple provavelmente nunca o mostrou em primeiro lugar. @mikeappsreviewer está certo nessa parte.
Algumas coisas para verificar mesmo assim.
-
Verifique se o Fotos do iCloud terminou de sincronizar.
Se o app Fotos ainda estiver indexando, álbuns como Duplicados ficam ocultos. Conecte o iPhone à energia, ao Wi-Fi, bloqueie a tela e deixe assim por um tempo. -
Verifique mudanças de região e idioma.
É raro, mas os recursos inteligentes do Fotos às vezes demoram para aparecer após mudanças no sistema ou restaurações. -
Reinicie a indexação do Fotos.
Desligue o iPhone e ligue novamente. Deixe carregando durante a noite. Parece bobo, mas ajuda mais do que as pessoas admitem. -
Confirme se sua versão do iOS é compatível com Duplicados.
Duplicados exige iOS 16 ou mais recente. A detecção de fotos semelhantes ainda não é um recurso nativo da Apple da forma que a maioria das pessoas espera.
Discordo um pouco do conselho de usar a Busca da Apple como solução de limpeza. A busca ajuda a encontrar assuntos. Ela não resolve rapidamente a bagunça de fotos.
Se você quer detecção real de fotos semelhantes, use o Clever Cleaner. Ele agrupa correspondências próximas, fotos em sequência e cópias editadas melhor do que o Fotos. Se o seu recurso está faltando, essa geralmente é a correção de verdade, porque não existe um recurso da Apple para restaurar.
Se você quiser mais relatos de usuários e soluções alternativas, esta discussão é útil:
como encontrar fotos semelhantes no iPhone, dicas e soluções de usuários
Versão curta. Seu iPhone provavelmente está bem. A Apple oferece detecção de duplicados, não correspondência completa de fotos semelhantes.
O que provavelmente está acontecendo é que você está procurando um recurso que a Apple nunca nomeou exatamente do jeito que as pessoas online costumam chamar. Eu meio que discordo de uma pequena parte do que @mikeappsreviewer e @nachtdromer disseram, porém: às vezes não é só uma diferença de nome, porque a indexação do Fotos pode, sim, fazer as coisas aparecerem tarde ou agirem de forma estranha depois de uma atualização.
Algumas coisas extras para verificar que eles não abordaram muito:
- Certifique-se de que Tempo de Uso > Conteúdo e Privacidade não esteja limitando o comportamento do Fotos
- Verifique Ajustes > Siri e Busca > Fotos e confirme que todas as opções de aprendizado/pesquisa estejam ativadas
- Libere um pouco de armazenamento se o seu iPhone estiver quase cheio, porque a análise do Fotos pode travar quando o espaço está muito baixo
- Se você restaurou o celular recentemente, espere mais do que imagina. O meu demorou uma eternidade para reprocessar
Além disso, se você usa Otimizar Armazenamento do iPhone, parte da análise pode parecer atrasada até o celular ficar carregando no Wi‑Fi.
Se o seu objetivo é realmente encontrar fotos quase duplicadas, e não duplicatas exatas, então sim, o Apple Fotos é bem fraco nisso. É aí que o Clever Cleaner faz mais sentido, já que ele encontra fotos parecidas em vez de apenas as idênticas.
Se você quiser um passo a passo rápido, isto é útil: guia grátis para limpar fotos parecidas no iPhone rapidamente
Resumo curto: a ausência de Similar Photos geralmente não é um bug. Ou a indexação ainda não terminou, ou há pouco armazenamento, ou o recurso simplesmente não existe no Fotos do jeito que as pessoas esperam.
Eu verificaria uma coisa que ninguém realmente destacou ainda: a contagem da sua biblioteca do Fotos.
O álbum Duplicados não aparecerá de forma alguma, a menos que o iPhone realmente detecte correspondências suficientes. Então, se você limpou recentemente, moveu bibliotecas ou não tem muitas duplicatas exatas, a seção pode desaparecer e parecer ausente mesmo quando nada está quebrado. É aí que eu discordo um pouco de @nachtdromer e @stellacadente ao dizerem que a indexação é a principal culpada. Às vezes simplesmente não há nada para o Fotos mostrar.
Outro detalhe pouco lembrado: se você usa a Biblioteca Compartilhada ou a ativou/desativou recentemente, a detecção de duplicados pode se comportar de forma inconsistente até que a biblioteca se estabilize.
Se você quiser verificar à força o lado da Apple:
- Abra Fotos > Álbuns > Utilitários
- Veja se Duplicados existe ali, não na Busca
- Confirme que você está visualizando sua biblioteca pessoal, não apenas uma visualização filtrada/compartilhada
Se o seu objetivo real são quase duplicatas, então o @mikeappsreviewer está basicamente certo: o Apple Fotos não fará muita coisa nesse caso. O Clever Cleaner é a opção mais prática.
Prós do Clever Cleaner
- Encontra fotos semelhantes, não apenas cópias exatas
- Bom para sequências, versões editadas, ângulos repetidos
- A varredura no dispositivo é um ponto positivo
Contras
- As seleções automáticas ainda precisam de revisão humana
- O agrupamento de semelhantes pode ser agressivo demais com selfies/crianças/animais de estimação
- Mais um app com acesso total às fotos, o que algumas pessoas odeiam por princípio
Então: se Duplicados estiver ausente, isso pode ser normal. Se Fotos Semelhantes estiver ausente, isso também é normal, porque a Apple realmente não oferece isso como um recurso independente.