Apaguei acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD ao liberar espaço, e agora estou tentando descobrir se a recuperação de vídeos do cartão SD é possível. Esses arquivos são importantes para mim, e preciso de ajuda para encontrar o melhor método ou software de recuperação antes que algo seja sobrescrito.
Perdi uma gravação uma vez, e o primeiro erro que quase cometi foi usar o cartão de novo. Se o seu vídeo foi apagado, pare tudo. Esses primeiros minutos importam mais do que as pessoas pensam.
Na maioria das vezes, a exclusão não apaga os dados do vídeo imediatamente. O cartão geralmente marca o espaço como livre e espera até que uma nova gravação seja salva por cima. Se nada o sobrescreveu ainda, você ainda tem uma chance.
1. Pare de mexer no cartão
Faça isso primeiro, sem desvios:
- Pare a gravação.
- Não tire fotos.
- Não formate o cartão.
- Retire-o da câmera.
Já vi recuperações falharem porque alguém continuou filmando por mais dez minutos, achando que um clipe apagado ficaria intacto. Não ficou.
2. Veja se o seu computador ainda reconhece o cartão
Coloque o cartão em um leitor e conecte-o ao seu computador.
Se o Windows exibir um aviso para formatar ou identificar o cartão como RAW, ainda não entre em pânico. Já tive cartões em estado pior que ainda foram escaneados normalmente em ferramentas de recuperação. O ponto principal é simples: o dispositivo precisa aparecer de alguma forma.
Se o cartão não aparecer em lugar nenhum, ficar desconectando e conectando de novo repetidamente geralmente não leva a lugar nenhum. Nesse ponto, uma assistência especializada em recuperação começa a fazer mais sentido.
3. Comece com um software de recuperação
Para arquivos de vídeo apagados, eu começaria com o Disk Drill.
O motivo é o modo Advanced Camera Recovery. Muitas câmeras não salvam arquivos de vídeo longos em um único bloco organizado. Elas espalham partes do clipe pelo cartão. Então um scanner pode encontrar pedaços dos dados, mas ainda assim falhar ao reconstruir um vídeo limpo e reproduzível.
Esse modo foi criado para casos assim. Ele tenta juntar gravações fragmentadas novamente, o que ajuda com imagens de GoPro, DJI, Sony, Canon, Nikon, Fujifilm, Insta360, dashcams e equipamentos parecidos. Já vi arquivos fragmentados voltarem em uma ferramenta e continuarem quebrados em outra, então essa parte importa.
Fluxo básico:
- Conecte o cartão com um leitor de cartões.
- Abra o Disk Drill.
- Selecione o cartão de memória.
- Escolha Advanced Camera Recovery.
- Execute a varredura.
- Veja a prévia do que aparecer.
- Salve os vídeos recuperados em outra unidade.
Não restaure os arquivos de volta no mesmo cartão. Eu sei que parece óbvio, mas as pessoas fazem isso.
4. Tente outras ferramentas se a primeira varredura não encontrar tudo
Nenhum programa encontra tudo. Já vi uma ferramenta deixar passar clipes e outra recuperar metade deles.
- PhotoRec é gratuito e útil, embora os nomes dos arquivos e a organização das pastas geralmente voltem uma bagunça.
- R-Studio vai mais fundo e dá bastante controle, mas a interface é meio cansativa no começo.
- DiskGenius ajuda quando o cartão tem problemas no sistema de arquivos ou danos na partição.
Ferramentas diferentes escaneiam de formas diferentes. Se a primeira varredura parecer ruim, uma segunda com outro programa às vezes recupera arquivos extras. Estranho, mas é verdade.
5. Faça primeiro uma imagem do cartão se as gravações forem importantes
Se os clipes forem importantes, trabalhe a partir de uma imagem completa em vez do cartão original.
Uma imagem byte a byte fornece uma cópia exata. Depois você executa as tentativas de recuperação na cópia, não no próprio cartão. Eu prefiro isso quando as gravações importam ou o cartão parece instável. Isso mantém o estado original intacto para tentativas futuras.
6. Saiba quando parar de fazer isso por conta própria
O software funciona melhor para problemas lógicos como estes:
- Vídeos apagados.
- Formatação acidental.
- Corrupção do sistema de arquivos.
- Cartões RAW.
- Arquivos ausentes em um cartão que ainda se comporta normalmente.
Um laboratório de recuperação é a opção mais segura quando você vê coisas assim:
- Danos físicos no cartão.
- O cartão esquenta.
- Seu computador não o detecta de jeito nenhum.
- Ele desconecta durante as varreduras.
- As gravações são importantes a ponto de você não querer arriscar uma tentativa caseira malfeita.
Se qualquer uma dessas coisas estiver acontecendo, eu pararia de mexer nisso. Tentativas extras em um cartão com falha às vezes tornam a próxima etapa mais difícil.
Sim, a recuperação de vídeos de cartão SD é possível se os clipes excluídos não tiverem sido sobrescritos.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre a regra principal: pare de usar o cartão. Mas discordo em uma parte. Eu criaria primeiro uma imagem do cartão antes de executar vários scanners no original, mesmo quando o cartão parece estar bem. Cartões SD falham de formas bem desagradáveis, e varreduras completas repetidas não são isentas de risco.
Minha ordem seria esta:
- Trave o cartão SD, se ele tiver uma chave.
- Conecte-o com um leitor de cartão decente, não com a câmera.
- Crie um arquivo de imagem completo do cartão.
- Execute a recuperação na imagem, não no cartão.
- Salve os vídeos recuperados no seu computador ou em outra unidade.
Para vídeos excluídos, o Disk Drill é uma boa primeira escolha. A recuperação focada em câmera é útil para arquivos MP4 e MOV de câmeras, drones, GoPros e celulares, especialmente se os clipes foram divididos ou fragmentados. Se os nomes dos arquivos importarem menos do que a recuperação bruta, o PhotoRec costuma recuperar mais dados de arquivos, mas a saída é uma bagunça total.
Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se você excluiu arquivos na câmera, algumas marcas gravam novos dados de índice rapidamente. Isso prejudica as chances de recuperação mesmo que você não tenha gravado novas imagens. Então o tempo importa.
Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes ou esquentar, pare. Envie para um laboratório.
Se você quiser uma explicação rápida, este reel sobre recuperação de vídeo de cartão SD e cartão de memória cobre bem o básico:
assista a este reel rápido sobre recuperação de vídeo de cartão SD
Versão curta: sim, você ainda tem uma chance. Não grave nada novo no cartão, não recupere de volta para ele e comece com uma imagem mais o Disk Drill.
Sim, a recuperação de vídeos de cartão SD é absolutamente possível, mas as chances dependem de uma coisa chata que ninguém quer ouvir: se algo gravou novos dados naquele cartão após a exclusão.
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque, mas estou um pouco menos convencido de que as pessoas sempre precisam sair pulando entre várias ferramentas logo de cara. Às vezes isso só transforma a recuperação em caos. Se foi uma exclusão acidental direta e o cartão ainda é montado normalmente, eu começaria pelo simples.
Algumas coisas que as pessoas esquecem:
- Verifique o app interno da câmera ou o cache da galeria se os vídeos foram visualizados em um telefone/tablet em algum momento.
- Algumas câmeras criam arquivos proxy, miniaturas ou clipes complementares em baixa resolução. Isso pode pelo menos confirmar o que estava lá.
- Se o vídeo recuperado não reproduzir, isso não significa sempre que ele é irrecuperável. Muitos arquivos MP4/MOV recuperados só precisam de reparo porque o cabeçalho de metadados está corrompido.
Para a recuperação em si, o Disk Drill faz sentido aqui porque arquivos de vídeo de cartões SD costumam estar fragmentados, especialmente de câmeras de ação e drones. Eu faria a varredura, visualizaria o que ele encontrar e recuperaria para a unidade de um computador, não de volta para o cartão. Se você conseguir os arquivos de volta, mas eles estiverem corrompidos, então pense em reparo de vídeo como a etapa dois, não a etapa um.
Além disso, discordo um pouco da abordagem de continuar tentando muitas varreduras. Em um cartão SD instável, mais varreduras podem rapidamente ser uma má ideia. Se o cartão começar a agir de forma estranha, pare de mexer nele.
Se você quiser mais conselhos reais sobre recuperar vídeos excluídos de um cartão SD, vale a pena ler esse tópico também.
Versão curta: sim, a recuperação é possível e, se o cartão não tiver sido reutilizado, suas chances são bem decentes.